Religião Adventista

O Cristianismo é uma das religiões que mais influenciam a humanidade desde os tempos de sua criação – fundada pelas mãos de Jesus Cristo durante a sua peregrinação pela Terra para espalhar as boas novas de Deus e realizar milagres por onde passar. Até hoje, apesar de eventos que fizeram com que a instituição católica cristã, talvez a vertente mais conhecida do cristianismo, declinar, é alvo da atenção de todos os veículos de imprensa e da sociedade em geral no mundo.

Paralelo a isso, outras vertentes do Cristianismo se desenvolveram, que é o caso da Igreja Protestante, fundada por Martinho Lutero, que era um sacerdote da Igreja Católica e saiu de lá após não concordar com algumas sanções impostas pela instituição, e a Igreja Ortodoxa, tendo o seu início simultâneo com a Igreja Católica.

No artigo de hoje, iremos falar de outra vertente, talvez a menos conhecida do cristianismo, que é a religião Adventista. Aqui, você vai conferir algumas informações relevantes sobre essa religião e algumas de suas práticas. Vamos lá?

A Origem da Religião Adventista

A religião adventista tem origem bem recente se compararmos com outras religiões tradicionais. Foi fundada em meados do século XIX. Deve-se ficar claro que o Adventismo nada mais é do que um movimento de ordem religiosa cristã, ou seja, também acredita em Deus e em Jesus Cristo.

O contexto na qual foi originada tem a ver com o Segundo Grande Reavivamento que ocorreu nos Estados Unidos da América. Tal acontecimento está intimamente ligado com a crença da segunda vinda de Jesus ao Planeta Terra. O homem que deu os primeiros passos da religião Adventista e acabou por se tornar o seu líder, foi Guilherme Miller (sua importância era tanta que os fiéis adventistas eram conhecidos por Mileritas).

A ideia do movimento surgiu depois da reinterpretação da Bíblia por Miler e mais dois outros estudiosos, que, segundo eles, alguns dos fatos narrados no livro cristão realmente ocorreram na década de 1840. Dentro de tal doutrina, existem várias igrejas, destacando-se a Igreja Adventista do Sétimo Dia, sendo a maior entre as Igrejas Adventistas. 

Os adventistas podem ser comparados aos protestantes, já que são intimamente ligados em alguns aspectos relacionados na condução da religião em sua vida. No entanto, eles são mais conservadores que os adeptos da religião fundada por Martinho Lutero, já que eles acreditam no castigo daqueles que não seguem as diretrizes da bíblia, nos acontecimentos catastróficos do Fim dos Tempos, na inconsciência dos mortos e, também, a guarda do sábado (nesse dia da semana não se pode fazer nada que envolva trabalho, sendo um dia apenas para o descanso e orações).

Como já dito, o Adventismo se originou com a possível volta de Jesus entre os anos de 1843 a 1844, ditada por Miller, em que também estava previsto o Fim dos Tempos (nenhuma das duas coisas se concretizou, de fato). Quando esses boatos ocorreram, várias pessoas deixaram suas denominações de origem para se integrarem ao recém-formado movimento religioso, que fez com que tal migração para a religião foi chamada de “O Grande Despontamento.”

No entanto, depois de perceberem que os fatos não se concretizaram, alguns resolveram voltar para suas congregações anteriores, onde, inclusive, a maioria tinha sido expulsa pouco tempo antes de aderirem ao movimento. Depois disso, o movimento começou a sofrer separações, nisso muitos grupos religiosos acabaram formados. Depois de um tempo, ainda sob a liderança de Miller, vários desses grupos se reuniram após estudar as reais características da suposta aparição de Cristo, retomando a fé de que seu retorno estava mais do que próxima. 

A Doutrina Pregada Pela Religião Adventista

Para os adventistas, a vinda de Jesus Cristo é um assunto inquestionável, já que, para eles, seu retorno a Terra é mais que certo. Alguns dos mecanismos utilizados pelos adventistas para sustentar a sua teoria é fazer missões mundo afora divulgando a glória de Jesus e o seu retorno, utilizando passagens da bíblia onde Jesus pede que seus fiéis espalhem sempre por onde passar a boa nova do senhor, os seus mandamentos e ensinamentos, além de, claro, mostrar ao povo que o batismo é um grande sinal de amizade com Deus. 

Os Grupos Adventistas Existentes

Existem vários grupos adventistas presentes no mundo atualmente, mas dois se destacam perante os demais. São os seguintes grupos:

-Adventistas Dominicais, que são aqueles que as instituições da Igreja Evangélica Adventista, Igreja Cristã do Advento e a União do Advento e Vida estão inclusas.

– Estudantes da Bíblia, que inclui, dentre outras, os Crentes do Novo Pacto, Estudantes da Bíblia Associados, Instituto da Bíblia, etc.

-Adventistas Sabatinos, que estão inclusas as seguintes instituições: Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Adventista da Promessa (sendo essa pentecostal), Igreja Adventista Brasileira, Igrejas de Deus, entre outras. 

Quem Foi Guilherme Miller?

Willian Miller era seu nome verdadeiro. O líder da religião Adventista era um fazendeiro, que, depois de estudar a bíblia e a começar a especular a vinda próxima de Jesus Cristo a Terra, tornou-se um pregador ferrenho dos ideais adventistas.

Nascido em 1782, no estado norte americano de Massachusettes, Miller era o mais velho de um total de dezesseis irmãos, e não teve o privilégio de ter uma educação básica e formada, já que frequentou a escola por apenas um ano e meio. Aprendeu a ler com a sua mãe, e tinha à sua disposição poucos livros, já que a família não tinha muitos recursos. Dentre os livros oferecidos estava uma bíblia, livro esse que Miller leu e iniciou os seus estudos. Seu pai era um soldado dos EUA.

Serviu como voluntário na Guerra de 1812, e, depois disso, passou a ser capitão. Mas, após assistir a uma pregação batista, voltou a ler, com muita euforia, a Bíblia, já que ele julgava que, se ali permanecia a palavra de Deus, era necessário que ela, por si só, explicasse as passagens que, talvez, parecessem contraditórias ao olhar humano. E foi daí que surgiram os primeiros passos para o movimento adventista.

Morreu em 1849, aos 67 anos, em sua fazenda, onde vivia recluso depois de adoecer. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.