Surgimento da Religião

A religião é um dos assuntos mais presentes na vida das pessoas de todo o mundo. Isso porque são várias as que dizem seguir alguma doutrina ou seita específica. A religião Cristã é a líder, sendo que 2,2 bilhões de pessoas são adeptas da doutrina, o que corresponde a cerca de 30% da população de todo o planeta.

Mas não é somente a Cristã que possui adeptos. Existem mais de três mil religiões em atividade no mundo atualmente, e o Cristianismo é seguido de perto por outras religiões, como o Islamismo, que é o segundo na lista das religiões mais seguidas, atrás apenas da doutrina fundada por Jesus Cristo.

Mas, quando a religião, de fato, surgiu? É a dúvida que vamos buscar sanar nesse artigo. Iremos falar um pouco da religião, de sua origem e de alguns assuntos relacionados. Vamos lá?

A Origem da Religião

A origem da religião quase que se confunde com a invenção da escrita, há mais de 3 mil anos. Isso porque, foi somente com os documentos escritos naquela época é que podemos concordar que já havia a religião entre os povos e sociedades naquele tempo. Há 2500 anos antes de Cristo, a religião Hindu começava a dar os seus primeiros passos na porção oriental do planeta. Tal crença englobava não somente um, mas vários deuses que tinham poderes atribuídos a cada um.

Podemos dizer, então, que o hinduísmo é uma religião politeísta (aquela que atribui a vários deuses os acontecimentos cotidianos do fiel).  Um adendo é que o sistema politeísta pode muito bem ser observado nas sociedades romanas, gregas e egípcias. Tal sistema consiste na atribuição dos variados acontecimentos no cotidiano a algum deus específico. Por exemplo, existia o deus do sol, o deus da chuva, o deus do fogo, o deus da água, o deus da guerra, e por aí vai. 

Logo após tais movimentos religiosos politeístas, surgiu o panteísmo, ou seja, crença na qual tudo aquilo que se tem origem foi feito pelas mãos de Deus, ser onipresente, justo e onisciente. Ou seja, para aqueles que começaram a seguir essa ideologia, tudo aquilo que os rodeasse, e todos os acontecimentos da vida deles, eram propósitos de Deus. Isso foi um percalço para a entrada do monoteísmo na vida das pessoas, já que esse movimento iniciou-se imediatamente após o do panteísmo. Com ele, o próprio universo a que se encontravam era uma obra divina, sendo aceito por povos indígenas da América e por tribos localizadas na África.

Como já dito, em seguida ao panteísmo, entrou o monoteísmo, que é o cultivo de apenas uma figura divina: a de Deus. Foi nessa época, em 2000 antes de Cristo, que um homem chamado Abraão, deu início à crença em apenas um Deus. E, foi a partir desse ponto, que a figura divina começou a se revelar perante a humanidade através da Nação de Israel.

Com o uso de documentos e escrituras daquele período da história, foi-se descobrindo as jornadas do povo israelita como escravos no Egito Antigo, bem como a sua libertação e a sua viagem até a “Terra Prometida”, viagem esta que, sob o comando do Profeta Moisés, levou 40 anos para ser completada. 

Há, aproximadamente, 1500 anos antes de Cristo, Deus revelou-se ainda mais ao povo, por meio de profetas que tinham por missão evangelizar e pregar a palavra de Deus ao povo, além de anunciar a vinda do Salvador. Todo esse período até o nascimento de Jesus Cristo é o que está escrito no Antigo Testamento da Bíblia, que é o livro mais vendido de todos os tempos.

Foi na época do Império Romano que Jesus, filho de Deus e Salvador há muito anunciado, veio a Terra com a mesma missão dos profetas, que é a de evangelizar, pregar a palavra e os mandamentos de Deus, bem como realizar milagres. E isso se concluiu até a sua morte, aos 33 anos, crucificado na Cruz a mando de Pôncio Pilatos que se sujeito a pressão popular para ordenar a crucificação e posterior morte de Jesus. 

Foi aí que o Cristianismo surgiu – com base no judaísmo, já que Jesus Cristo, enquanto vivo na Terra, foi educado a partir dos preceitos judeus. Logo depois desse ministério promovido por Jesus, a Igreja Cristã foi fundada, tendo aí marcado o início do Cristianismo, que, atualmente, possui três vertentes: A Igreja Católica, que é a maior delas, a Igreja Protestante, e a Igreja Ortodoxa. Vale lembrar que, após a ressureição de Jesus, o Novo Testamento presente na Bíblia começou a ser escrito.

Passados cerca de 600 anos após os acontecimentos com Jesus Cristo, teve início, em Meca, a pregação de Maomé, líder que acreditava ser o profeta definitivo enviado por Deus ao povo. Sua importância é tanta que hoje ele é uma das figuras mais importantes dos fundamentos do Islamismo.

Voltando alguns anos antes do nascimento de Cristo, é preciso dizer que outra religião de bastante renome, o Budismo, teve seu início. Foi durante os anos de 563 a 483 antes de Cristo, que Buda, o fundador da religião, viveu e pregou os seus ensinamentos aos adeptos da seita. 

Panorama das Religiões Atualmente

Nos dias atuais, as religiões ainda mantêm uma grande influência sobre o modo de pensar e na vida das pessoas. No entanto, várias delas experimentaram certo declínio com o passar dos anos (em especial o Cristianismo, na sua vertente católica. A Igreja que, na Idade Média, viveu o seu apogeu, hoje vem perdendo adeptos para outras religiões ou até mesmo para o ateísmo).

O Islamismo é a religião que mais cresceu em número de fiéis ao longo dos séculos, embora ainda esteja longe do Cristianismo, que é líder absoluto.  Já o budismo tem um crescimento discreto se comparado às outras religiões, embora esteja sempre em progressão.

O ateísmo, que é a não crença em Deus ou deuses, é um movimento que tem ganhado a atenção de todos atualmente, já que é notável o crescimento de pessoas que declaram não seguir religião específica ou, simplesmente, não acreditarem em agentes divinos. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.