Vixnuísmo

O vixnuísmo, também conhecido como vaishnavismo, é o ramo do hinduísmo em que Vishnu ou uma de suas encarnações (geralmente Krishna ou Rama) é adorado como o deus supremo. Os membros do vixnuísmo são chamados de vaishnavas, vishnuítas ou vaishnavitas. É a maior denominação Hindu existentes e tem inúmeras subdivisões.

Vixnuísmo

Vixnuísmo

Além dos Vedas, que são as escrituras sagradas da religião hindu, os vaishnavas reverenciam o Bhagavad Gita, o Bhagavata Purana, o Vishnu Samhita, o Gita Govinda, entre outros. São escrituras que se concentram especialmente em Vishnu ou suas encarnações, que são Krishna e Rama.

As Crenças do Vixnuísmo

Os vaishnavas acreditam que só há um Deus Supremo, que permeia simultaneamente toda a criação e existe além dela, sendo imanente e transcendente. Como outras denominações Hindus, o vixnuísmo reconhece a existência de muitos deuses menores sob o Supremo. Estes deuses, como toda a criação, são abrangidos por Vishnu, sejacomo manifestações do Ser Supremo ou entidades poderosas que estão permeados por Ele.

A crença religiosa que diferencia o vixnuísmo é sua ênfase em Deus como um ser pessoal, ou seja, alguém que você pode conhecer e ter um relacionamento com ele. Os vaishnavas, muitas vezes, identificam seis qualidades em Deus: todo conhecimento, todo o poder, majestade suprema, suprema força, energia ilimitada e autossuficiência.

Um nome popular para Deus entre os vaishnavas é “Purushottama”, que significa “a Pessoa Suprema”. Para a maioria dos vaishnavas, o eu divino existente dentro de cada um é o próprio Vishnu. Em outras palavras, Vishnu é mais do que o Eu e mais do que o universo. Da mesma forma, quando um vaishnava se funde com Deus sobre a libertação, a sua natureza individual não é perdida. Eles acreditam que as pessoas são destinadas a ser companheiras de Deus para toda a eternidade.

Os Rituais e Práticas do Vixnuísmo

Os vaishnavas, muitas vezes, podem ser identificados por certas marcas em suas testas e corpos. Essas marcas podem variar, mas geralmente incluem formas em U, Y ou T desenhadas em branco juntamente com um ponto vermelho representando Lakshmi.

Como em todas as religiões influenciadas pela visão de mundo indiana, os vaishnavas reconhecem a importância da meditação na prática religiosa. No entanto, eles geralmente enfatizam a devoção religiosa, o sentimento religioso e a moral sobre a doutrina e contemplação. Resumindo, eles se concentram no coração e não na cabeça.

Eles gostam de contar a história de amor entre Rama ou Sita ou sonhar com as características atraentes e travessuras amorosas de Krishna. O êxtase religioso e os sentimentos de companheirismo com Vishnu são os principais objetivos dos rituais religiosos do vinxuísmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.