Igreja dos Santos dos Últimos Dias

Talvez você nunca tenha ouvido falar a respeito da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, mas com certeza já escutou a expressão Igreja Mórmon, não é mesmo? Pois, saiba que Mórmon é a denominação dada a essa igreja que tem em Jesus Cristo a sua base e referência. Os fiéis dessa igreja são chamados de “santos”, daí vem o nome oficial, com base na forma como são referenciados no Antigo Testamento.

A parte do nome “últimos dias” tem ligação com a ideia de conversão dos santos de maneira que eles passariam pelos últimos dias como não fiéis para então se tornaram integrantes dessa igreja. A figura de jovens americanos bem apessoados com camisas bem passadas e um livro embaixo do braço circulando pelo mundo todo é muito conhecida, no entanto, a religião que eles seguem nem tanto.

Base Americana da Igreja

A sede dessa igreja fica em Salt Lake City, nos Estados Unidos, porém, conta com congregações no mundo todo. Com média de crescimento de convertidos de cerca de 30% por ano essa igreja é uma das maiores do planeta. Uma curiosidade é que o Brasil é o terceiro país do mundo em número de adeptos dessa religião, está atrás somente dos Estados Unidos e do México.

Mórmons ou Santos – Seguidores de Um Cristianismo a Parte

Os fiéis adeptos da religião de Jesus Cristo dos últimos dias têm um perfil restauracionista e conservador que destoa das demais vertentes do cristianismo praticado atualmente.De acordo com seguidores dessa religião teria havido renegação da fé e do sacerdócio depois do que foi relatado no Antigo Testamento.

Para eles a restauração da verdadeira ocorreu somente com Joseph Smith Jr quando este recebeu a visita do próprio Deus e seu filho, Jesus Cristo. Em alguns relatos dessa religião teria havido também a visita anjos e profetas da Bíblia que revelaram para Smith o novo caminho a ser seguido. Exatamente por isso que a Igreja dos Santos dos Últimos Dias afirma que é única na Terra que pode oferecer a verdadeira benção e sacramentos como o batismo. 

Revelações de Deus à Igreja

De acordo com os líderes dessa igreja Jesus Cristo, seguindo os desígnios de Deus, revela para os santos dos últimos dias qual é a sua vontade. Assim que segue essa religião está seguindo o que Jesus espera e deseja. As revelações seriam feitas para o presidente da Igreja que hoje em dia é Thomas S. Monson.

Contudo, mesmo com essa centralização na figura do presidente os seguidores da religião tem fé de que podem receber revelações de qual deve ser o direcionamento que darão as suas vidas. Os adeptos da religião de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias tem grande fé e vivem de acordo com a doutrina da igreja que se pauta nas revelações concedidas por Cristo. 

Igreja dos Santos dos Últimos Dias – Uma Igreja de Hierarquia

O presidente da igreja é o primeiro no nível hierárquico que possui inúmeras subdivisões que culminam nas congregações de nível local. A congregações locais possuem seus próprios líderes para resolver questões inerentes, esse líder é a figura do bispo.

Quem segue essa religião e tem o desejo de seguir o sacerdócio pode a partir dos 12 anos de idade, porém, com a condição de que esteja levando uma vida nos moldes do que a igreja determina.Nessa igreja não existem ocupações de sacerdócio para mulheres, no entanto, elas têm posição de liderança nas organizações que fazem parte da mesma. 

O Programa Missionário de Proselitismo da Igreja

Para quem não conhece a palavra “proselitismo” significa o ato de seguir em missão com o objetivo de converter a uma ou mais pessoas para uma religião. Quando falam em mórmons é normal associar logo o pensamento com a figura dos jovens com livros embaixo do braço que citamos lá no começo do texto.

A Igreja dos Santos dos Últimos Dias conta com um programa bastante conhecido no mundo todo que oferece para jovens, homens e mulheres, a oportunidade de conhecer outros países realizando trabalho missionário (de conversão) ou trabalho humanitário. Aqueles que assumem o compromisso com a igreja recebem auxílio financeiro para se manter em outros países, mas precisam seguir as regras da religião dentre as quais está a abstinência sexual.

Conhecendo Mais Sobre Joseph Smith Jr

Fundador da igreja mórmon e primeiro profeta da mesma, Joseph, teria recebido as revelações de Jesus Cristo e Deus quando tinha apenas 14 anos de idade, no ano de 1820. O jovem estaria as voltas com a procura de uma igreja a qual se filiar e então resolveu ler a Bíblia numa espécie de retiro feito em seu quarto.

Após ler uma passagem do livro sagrado em que estava escrito que Deus concede o conhecimento a todos aqueles que o pedem, Joseph, pediu que Deus lhe revelasse a qual igreja deveria se filiar para viver na verdadeira fé. Foi então que ele recebeu a visita divina e ouviu de Deus a revelação de que não havia nenhuma igreja verdadeira naquele momento e que ele, Joseph, estava incumbido de criar uma nova igreja. A única que teria as revelações do próprio Deus. 

Em Que Creem os Mórmons?

Os seguidores da Igreja dos Santos dos Últimos Dias acreditam que todos aqueles que seguem a risca o que foi revelado por Deus e Jesus podem atingir a divindade. Esse foi o pilar de fé erguido por Joseph Smith Jr quando fundou da igreja que mais cresce em números de fiéis no mundo. Para os santos a salvação se dá através do batismo, sendo possível até mesmo realizar o batismo de pessoas que já faleceram com o objetivo que elas também sejam salvas.

As pessoas que são batizadas após a morte não se tornam mórmons automaticamente, no seu julgamento final elas poderiam decidir se querem ou não fazer parte dessa igreja. Já foram realizados mais de 200 milhões de batismos após a morte incluindo personalidades famosas como Elvis Presley e Einstein.

Multiplicação em Progressão Geométrica

Desde que a igreja foi fundada por Joseph o número de adeptos cresceu exponencialmente. Em grande parte isso se deve ao espírito empreendedor e desbravador dos norte-americanos. O mecanismo de conversão feito através do trabalho missionários dos jovens em todo o mundo faz toda a diferença na conquista de novos santos. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.