Religiões Reencarnacionistas

A religião é um dos assuntos que mais causam polêmica no mundo. Um dos motivos para isso acontecer é a de que o planeta é essencialmente religioso. O Cristianismo, por exemplo, é a maior religião do variado leque existente- calcula-se que mais de 3 mil doutrinas e seitas estejam em atividade no mundo hoje- contando com 3 vertentes principais, que são a católica, a protestante e a ortodoxa.

A vertente católica é a maior de todas elas, talvez por ser a primeira a existir. É sediada em Roma, mais especificamente, no estado do Vaticano, e tem por características, além da idolatria à Deus e Jesus, a veneração da mãe de Deus, a Virgem Maria, e por pessoas que, no decorrer dos anos, realizaram trabalhos que enalteceram a palavra de  Deus. São os chamados santos.

No entanto, existem outras correntes religiosas que, apesar de já existirem há muitos anos, começaram a experimentar um crescimento  nos últimos tempos. Estamos falando das religiões com preceitos reencarnacionistas, que é o assunto do nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre a reencarnação, assunto esse que também causa muita polêmica entre as pessoas, bem como uma lista com algumas das religiões mais conhecidas que acreditam em um retorno à vida depois da morte. Vamos lá?

A Reencarnação

A reencarnação é definida como uma crença em uma vida posterior ou anterior a que se vive no presente. Por exemplo, muitas pessoas que acreditam nessa tese começam a tentar buscar fatos que provem que ela reencarnou de alguma vida passada, e, também, se posteriormente, ela irá reencarnar em um novo corpo, novamente.

Resumindo, a reencarnação é uma corrente de ideologias e filosofias que vem falar sobre o Ser, que, segundo eles, é resistente à morte , podendo ser anexado em outros corpos para alcançar a tão sonhada purificação para poder, enfim, viver em paz em uma vida espiritual. A corrente ganhou várias defesas, como, por exemplo, de Heródoto, famoso filósofo e historiador grego, que dizia que a teoria de reencarnação tinha origens egípcias. Nessa corrente, a alma que estivesse “morrendo” reencarnaria em algum outro ser vivo, que poderia ser da terra, da água ou do ar, num ciclo que poderia durar até 3 mil anos. 

Teorias relacionadas com a reencarnação já são discutidas desde a era de Pitágoras, e também era conhecida por transmigração da alma, e tais acontecimentos são objetos de incessantes estudos por parte da pseudociência da parapsicologia.

A origem da reencarnação tem origem, realmente, com os povos primitivos que surgiram na Terra, há milhares de anos. As ideias que levaram aos princípios de reencarnação são embasadas nos seguintes pensamentos:

– A alma presente em uma pessoa pode ser separada do seu corpo físico, sendo que isso ocorre temporariamente durante o sono e permanentemente depois da morte;

– A transferência de almas pode acontecer de organismo para organismo, sem distinção de espécies.

Para tentar comprovar tais pensamentos, conta-se que Pitágoras acreditava ter reencarnado de Euforbo, que seria filho de Pantos. Pitágoras se lembrava de sua vida passada no corpo de Euforbo, que fora morto na famigerada Guerra de Troia, que ainda hoje alimenta os sonhos dos entusiastas pela cultura e mitologia grega. 

As pesquisas sobre reencarnação tomaram novos rumos com o Dr. Stevenson, que faz parte da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos. Ele estudou o relato de 3000 pessoas que alegavam se lembrar de suas vidas passadas. O pesquisador concluiu que os sinais de uma vida anterior a essa apareciam nas pessoas por volta dos dois anos de idade, e desapareceriam com o passar do tempo, quando o cérebro se desenvolvia.  Mortes ocorridas na infância, porem, parecem ser mais relatadas por aquelas que acreditam que vieram de outros corpos. Stevenson acredita que, as vezes, mais sinais de uma vida passada são ignoradas  ou até mesmo esquecidas, por muitas pessoas não acreditarem em tais fatos.

As Religiões Reencarnacionistas

As religiões que adotam o sistema de reencarnação são muitas pelo planeta, e, algumas, são conhecidas do público em geral. Veja algumas delas: 

A Cientologia: Já descrita em posts anteriores, a Cientologia é uma religião que experimenta um crescimento no mundo todo. Fundado em 1952 por Ron Hubbard, a ciência diz que as pessoas não têm conhecimento sobre sua real natureza, tendo como um dos eventos mais conhecidos a auditoria, em que membros da cientologia eram levados a pensar e vivencias os momentos ruins que suas vidas no passado sofreram, a fim de procurar alento psicológico para lidar com os problemas atuais. Várias celebridades são membros da cientologia, no qual podemos destacar Tom Cruise, John Travolta, Lisa Marie Presley, Gloria Swanson, entre muitos outros.

Renovação Cristã: A renovação cristã foi uma doutrina que teve origem em 2002, no Brasil, depois de membros do movimento espírita ficarem descontentes com o rumo que o movimento vinha tomando. A criação da renovação cristã veio para manter as crenças em reencarnação, mas, dessa vez, tendo a Bíblia, que é o livro sagrado para os cristãos mais vendido do mundo, como base. Um diferencial da renovação cristã com as outras vertentes cristãs é que a mesma não cobra dízimo, e, assim como as outras, realiza trabalhos humanitários, levando conforto espiritual e físico as pessoas, ajudando aquelas que passam por necessidades, enfim. 

Hinduísmo: O hinduísmo é a terceira mais religião do mundo, ficando atrás do Islamismo e do Cristianismo. Tem como princípios ajudar as pessoas a encontrarem as divindades por meio do espiritualismo, entrando em um estado de espírito que seja calmo e relaxante. Não possui um fundador oficial, e tem origem na Índia. Vários são os deuses existentes no hinduísmo, sendo venerados por todos os fieis. Na novela Caminho das Índias, produzida e exibida pela Rede Globo em 2009 e reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em 2015, muito se pode conhecer sobre os rituais e costumes hindus, além da devoção aos deuses da religião.

O não consumo de carne de vaca é uma das características por quem adota o hinduísmo como religião, pois, para ela, a vaca é um ser sagrado. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.