Arca Universal

A religião Cristã é, de longe, a religião com o maior número de adeptos de todo o planeta. Dados mostram que o número dos fiéis é proporcional a 30% da população mundial – ou seja, cerca de 2,2 bilhões de pessoas- divididos nas três vertentes mais conhecidas do Cristianismo, que são a católica, a protestante e a ortodoxa, sendo que a primeira delas é, de longe, a mais frequentada.

O Catolicismo é o pioneiro das vertentes cristãs, tendo sido iniciado com a fundação do Cristianismo por Jesus Cristo, tendo um papel importante na formação da população europeia durante os primeiros séculos até a Idade Média, quando outros movimentos começaram a surgir, como o Protestantismo, pelas mãos de Martinho Lutero e outros sacerdotes cristãos.

E, por falar no protestantismo, várias são as igrejas cristãs que seguem tais preceitos. Uma delas é a Igreja Universal do Reino de Deus, que, apesar de se dizer neopentecostal, tem ligações com o protestantismo apostólico. Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa doutrina, algumas informações interessantes e outros. Vamos lá?

A IURD

Também conhecida por Arca Universal, a Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada no Brasil no ano de 1977, mais precisamente, no dia 9 de julho, pelas mãos dos então pastores Edir Macedo e Romildo Ribeiro Soares (o conhecido R.R. Soares), seu cunhado. É considerado o maior grupo neopentecostal do Brasil, sendo que carrega quase 2 milhões de fiéis consigo. Os números impressionantes não param por aí: 12 mil pastores divididos em 6 mil templos que estão espalhados pelo vasto território brasileiro, segundo dados do IBGE.

A Igreja segue a doutrina da prosperidade, ou seja, alcançar o sucesso econômico por meio da fé. Acreditam que a vida medíocre levada pelos cristãos está intimamente relacionada com a falta de fé. Ou seja, para ser cristão, a boa saúde física, mental e econômica são vitais.  Doenças e pobreza eram resultados da falta de fé, incredulidade ou pecados cometidos. 

A IURD começou a ter os seus passos desenhados desde o início do coleguismo entre Macedo e Soares, que se conhecera em 1968 num culto da Igreja Cristã de Nova Vida. Os dois sempre sonharam em fundar uma nova religião.

E, em 1977, a fundação da IURD teve início. O então pastor Macedo começou suas pregações em um coreto do Jardim do Méier, no Rio de Janeiro – O coreto existe até hoje, pintado nas cores do IURD e com uma plaquinha a identificando como a primeira área física da Igreja Universal. Mais tarde, conseguiram um espaço físico mais apropriado, dentro de uma funerária alugada.

No entanto, os primeiros passos da nova religião foram recheados de entraves entre Edir Macedo e R.R.Soares. Isso porque ambos divergiam em como levar o projeto da IURD adiante. Macedo defendia que a Igreja deveria ganhar os ares internacionais, ambicionando a expansão dela por países como os Estados Unidos. Já Soares, em contrapartida, preferia que a Igreja se expandisse pelo Brasil, primeiramente. E por conta disso, mandou contratar pastores de outras denominações pentecostais, o que irritou profundamente Macedo, que não queria o envolvimento de componentes de outros grupos pentecostes tradicionais. 

Para resolverem esse impasse de uma vez por todas, resolveram abrir um plebiscito entre os pastores em uma assembleia extraordinária. Se Macedo ganhasse o pleito, a IURD iria apoiar o caráter missionário de Soares, já se Soares vencesse a eleição, ele deveria apoiar o projeto expansionista da Igreja para os Estados Unidos, proposto inicialmente por Macedo.

O resultado do pleito foi quase que unânime para o projeto de Edir Macedo: 12 votos a favor e 3 contra. Tal resultado incidiu diretamente em Soares que, não aceitando, resolveu romper com a Universal e criar uma nova Igreja, a Igreja Internacional da Graça de Deus. Os direitos dos livros de Thomas Lee Osborn, que faziam parte do acervo da Universal, ficaram com Soares no acordo de separação.

Dados mostram que a IURD experimentou um crescimento atípico na década de 80. Em questão de apenas 10 anos, desde a sua fundação até o período onde Edir Macedo negociava a compra das instalações e operações da TV Record, a rede mais antiga em operação no Brasil hoje- por conta da extinção da TV Tupi, em 1980- em 1989. Nessa época, a IURD contava com mais de 570 templos em todo o país-estimativa de crescimento ultrapassava os 2600%, e com uma meta para crescimento ainda maior. Naquela época, a maioria das Igrejas encontravam-se em São Paulo e em Minas Gerais, o que não descartava a abertura dessas igrejas em outros estados. 

Hoje, a IURD é referência no assunto “igreja neopentecostal” no mundo. Isso porque a sua presença está bastante difundida nacional e internacionalmente. Falando na área internacional, os países que mais contam com unidades da Igreja Universal é a África, com presença maior em países que falam a língua portuguesa (Angola e Moçambique, por exemplo).

IURD e a Mídia

Dona de um conglomerado de mídia invejável a qualquer veículo de comunicação, a IURD, é detentora de várias horas de programação alugadas em várias redes, geralmente, o horário da madrugada. Embora a Rede Record não seja considerada um empreendimento da IURD, por Macedo negociá-la em paralelo ás atividades da Universal, muitos cargos importantes na emissora são ocupados, justamente, pela alta cúpula da Igreja. Vários bispos e pastores cuidam das áreas de entretenimento e de estratégia da emissora. Por conta disso, é conhecida por ser uma emissora evangélica, embora tenha negado isso veemente. 

Alguns veículos de comunicação, inclusive, a Rede Globo de Televisão, que é considerada uma ferrenha “rival” da Rede Record, acusam a IURD de sustentar seus negócios por meio da doação de dízimo por parte de seus fiéis, o que a instituição nega, argumentando que a renda dos dízimos não é destinada a esse fim, mas sim, para os projetos missionários e filantrópicos que a instituição mantém pelo mundo afora.

Números atualizados pela Universal em 2015 mostram que o número de Igrejas no Brasil está beirando os 8 mil, e, as igrejas internacionais já chegam a 3 mil. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.