São José

Citado pela primeira vez nos evangelhos de Mateus e Lucas, São José era o pai terreno de Jesus Cristo e o marido da Virgem Maria.

Venerado como um santo em muitas seitas cristãs, São José é uma figura bíblica que se acredita ter sido uma espécie de “pai físico” de Jesus Cristo. José aparece pela primeira vez na Bíblia nos evangelhos de Mateus e Lucas; em Mateus, a linhagem de José é rastreada até o rei Davi. Segundo a Bíblia, ele nasceu por volta do ano 100 da era comum e, mais tarde, se casou com a Virgem Maria, a mãe de Jesus. Ele morreu em Israel cerca de 1 dC.

O Casamento de José com Maria

Após se casar com Maria, José descobriu que ela já estava grávida, e, como a própria bíblia diz, por ser “um homem justo e sem vontade de colocá-la à vergonha” (Mat. 1:19), ele decidiu deixá-la sem anunciar nada a ninguém, sabendo que se ele fizesse isso publicamente, ela poderia ser apedrejada até a morte. Um anjo, porém, veio a José e disse-lhe que a criança que Maria carregava em seu ventre era o filho de Deus que foi concebido pelo Espírito Santo. Depois da visita do anjo, José se manteve ao lado de Maria como seu esposo, amparando-a durante a gravidez.

Após o nascimento de Jesus em Belém, um anjo apareceu para José novamente, desta vez para avisar a ele e a Maria sobre a ordem que o Rei Herodes da Judeia deu para que todos os bebês recém nascidos fossem mortos. José, então, fugiu para o Egito com Maria e Jesus, ainda em seu ventre, e o anjo apareceu novamente, dizendo a José que Herodes tinha morrido e instruindo-o a voltar para a Terra Santa.

O casal decidiu não voltar para Belém, com medo de que o sucessor de Herodes resolvesse fazer o mesmo. Então, José, Maria e Jesus estabeleceram-se em Nazaré, na Galileia. Os Evangelhos descrevem José como um carpinteiro, e presume-se que ele ensinou seu ofício a Jesus em Nazaré. Depois disso, no entanto, José não é mencionado novamente na Bíblia, embora a história de Jesus no templo inclua uma referência a “seus pais”. 

Morte e Santidade de São José

As circunstâncias da morte de José não são conhecidas, mas é provável que ele tenha morrido antes que o ministério de Jesus começasse, pois fica implícito que ele estava morto antes da crucificação (João 19: 26-27).

José é um santo padroeiro no México, no Canadá e na Bélgica. Em 1870, ele foi declarado como o patrono universal da Igreja universal pelo Papa Pio IX. Em 1955 o Papa Pio XII estabeleceu o dia 1º de maio como a Festa de São José Operário.

Curiosidades Sobre São José Operário

Tudo o que sabemos sobre São José, o marido de Maria e o pai adotivo de Jesus, vem da Bíblia. Os 13 livros do Novo Testamento escritos por Paulo (chamados de epístolas) não fazem qualquer referência a ele, nem o Evangelho de Marcos, o primeiro dos Evangelhos. José aparece pela primeira vez na Bíblia nos evangelhos de Mateus e Lucas, um dos quais traça a linhagem de Joseph até o rei Davi. Confira, a seguir, algumas curiosidades sobre ele. Algumas aceitas pela igreja, outras contestadas. 

1) Suas palavras não estão registradas na Escritura

Ele protegeu a Imaculada Mãe de Deus e ajudou a elevar o Senhor do Universo. Mas ele não tem nenhuma citação sua registrada na bíblia. Ele passa a imagem de um silencioso e humilde servo de Deus que seguiu a sua missão e nada mais.

2) Ele não é sequer mencionado no Evangelho de Marcos – ou na maior parte do Novo Testamento

José é mencionado em Mateus, Lucas e João (alguém chama Jesus de “filho de José”) – e apenas isso. Ele não é mencionado em Marcos ou no restante do Novo Testamento.

3) Sua saída da história dos Evangelhos é deixada sem explicação nas Escrituras

Ele é uma figura importante nas narrativas do nascimento de Jesus em Mateus e Lucas, e ele está incluído na história do encontro de Jesus aos 12 anos de idade com os doutores da Lei no Templo. Mas essa é a última vez que ouvimos o nome dele. Maria e citada várias vezes durante o ministério de Jesus, mas José desaparece sem deixar vestígios.

Então, o que aconteceu com ele? Várias tradições tentam preencher esta lacuna, dizendo que Joseph morreu por volta de 20º aniversário de Jesus. 

4) Ele pode ter sido um viúvo velho

A bíblia não nos diz quantos anos Joseph tinha quando se casou com Maria, ou qualquer outra informação sobre a sua vida anterior.

Uma tradição, no entanto, afirma que ele tinha cerca de 90 anos de idade, e que ele tinha sido anteriormente casado, tinha filhos desse casamento anterior, e que sua esposa havia morrido, deixando-o viúvo. Neste relato, ele sabia que Maria tinha tomado um voto de virgindade, e foi escolhido para se casar com ela e servir como seu protetor, em parte porque ele era velho e não estava interessado em começar outra família.

Isso ajuda a explicar por que ele aparentemente morreu enquanto Jesus era um homem jovem, bem como explica por que algumas pessoas são referidas como “irmãos” e “irmãs” de Jesus nos Evangelhos: eles poderiam ter sido filhos de José de um casamento anterior, e, assim, eram meio-irmãos de Jesus.

5) A veneração a ele remonta ao século 9

Um título usado no início para homenageá-lo era “nutritor Domini”, que significa “guardião do Senhor”. 

6) Ele tem 2 dias de festa

A solenidade de São José acontece no dia 19 de março (se isso cair num dia de semana durante a Quaresma, você pode quebrar o seu jejum). A Festa de São José Operário acontece no dia 1º de maio. Ele também é lembrado na Festa da Sagrada Família (30 de Dezembro). Além disso, ele é certamente uma parte importante da história do Natal.

7) Ele é o patrono de diversas coisas

Ele é o patrono universas da Igreja, da morte feliz, das famílias, dos pais, das mães grávidas, dos viajantes, dos imigrantes, dos artesãos, dos engenheiros e dos trabalhadores. Ele também é o patrono das Américas, do Canadá, da China, da Croácia, do México, da Coréia, da Áustria, da Bélgica, do Peru, das Filipinas e do Vietnã. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.