São Miguel

Deus fez o Céu e a Terra e todos os anjos e aqueles considerados mais importantes, chamados de Arcanjos. Para explicar melhor, podemos dizer que os anjos são como bispos e os arcanjos como arcebispos. Os Arcanjos são amigos muito especiais de Deus, além de serem luminosos, fortes e poderosos.

Os Arcanjos

Um arcanjo recebeu o nome de Gabriel. Ele foi o único que Deus enviou para dizer a Nossa Senhora que ela seria a Mãe de Deus, Mãe de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. O outro arcanjo foi chamado de Ralael, foi ele que ajudou Tobias na conhecida história da Bíblia. O terceiro arcanjo foi chamado de Miguel. Miguel é o Anjo do Senhor que foi enviado a Moisés, Jacó e Abraão e para outras pessoas ao longo da história do mundo. O quarto arcanjo era Lúcifer, que era tão bonito que os outros anjos resolveram dar a ele este nome, que significa filho da manhã.

Os arcanjos estavam muito felizes porque estavam na companhia de Deus, e todos o amavam, porque ele tinha os criado tão fortes, brilhantes e encantadores. Então, um dia Lúcifer, o Filho da Manhã, disse para si mesmo: “Por que Deus deveria ser a pessoa mais importante no Céu? Por que eu não deveria ser, se eu posso voar, se sou bonito e poderoso? Na verdade, eu sou tão importante quanto Deus e não vou fazer o que Ele me diz. Vou lutar contra ele e ter o céu para mim!” 

A Batalha de São Miguel Contra Lúcifer

Então, Lúcifer reuniu uma grande quantidade de outros anjos que também não queriam ser menos importantes do que Deus, e formou um grande exército. Em seguida, eles marcharam até o trono de Deus e disseram com orgulho: “Somos tão importantes quanto você! Somos fortes, orgulhosos e bonitos e vamos lutar pelo Reino dos Céus.”.

Deus olhou para eles e disse: “Lúcifer, eu pensei que você era meu amigo, e eu confiei em você. Seja sensato agora, e pense sobre o que você está fazendo”. Lúcifer, por sua vez, disse que já havia pensado e que estava convicto de que era tão importante quanto Deus. Atrás dele, todos os anjos rebeldes gritaram: “Vamos seguir Lúcifer! Que ele reine sobre nós no Céu. Não queremos Deus!

“Muito bem”, disse Deus, “se vocês não me querem, vocês não precisam de mim. Mas, se vocês querem lutar pelo céu você podem.” Então, Deus chamou Miguel Arcanjo e pediu que ele reunisse um poderoso exército de anjos que estavam do lado de Deus.

Então, agora você sabe por que às vezes dizemos em nossas orações: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no dia da batalha”, porque ele é muito bom em batalhas. 

Mas, o que aconteceu com Lúcifer e seus anjos rebeldes? Bem, ele estava tão furioso e enraivecido por ter perdido sua batalha com Deus que ele nunca superou isso. Ele nunca mais pode voltar para o céu e ficou ainda mais irritado. Assim, em vingança, ele faz coisas horríveis para Deus. Seu pior sentimento é a inveja.

Então, Lúcifer, cujo nome outro é Satanás, ou Diabo, se sente furioso porque nós, pessoas comuns, estão autorizadas a ir para o Céu, e ele, um Arcanjo, não. Então, ele e seus anjos (ou demônios) tentam sempre nos impedir de ir para o céu, dando-nos ideias ruins, e nos influenciando a fazer coisas que sabemos que são erradas, de modo a ferir a Deus.

Assim, sempre que você quer fazer ou dizer algo horrível, lembre-se que é Lúcifer tentando mantê-lo ao seu lado. Se você não fizer ou disser coisas ruins e negativas, você ganhou a batalha e poderá ficar ao lado de Deus.

No dia 29 de setembro é comemorado o dia de São Miguel e dos outros arcanjos, em memória de todos os anjos que os ajudaram a vencer a batalha contra Lúcifer. 

Quem é São Miguel Arcanjo?

A imagem de São Miguel Arcanjo matando o diabo é bastante conhecida. Por ter liderado o exército de Deus contra Lúcifer e outros anjos caídos rebeldes, ele é considerado como o guardião da Igreja Católica e do Santo Padre o Papa.

A Devoção a São Miguel na Igreja Católica

São Miguel Arcanjo é considerado um advogado para o povo de Deus. A devoção a São Miguel tem estado presente na vida dos fiéis católicos desde os primeiros séculos da igreja. Como ele era o advogado dos patriarcas do Antigo Testamento, e é considerado por muitos médicos eminentes da Igreja ter sido o anjo designado estar com o Salvador nos seus 33 anos na terra, Miguel é, agora, considerado o guardião do Santo Sacramento. Devido aos vários eventos e milagres associados a ele, se tornou o Santo clamado nas orações quando se está nas seguintes situações:

  1. Para lutar contra Satanás.
  2. Para resgatar as almas dos fieis do Diabo, especialmente na hora da morte.
  3. Para participar os moribundos e acompanhá-los a julgamento.
  4. Para proteger a igreja, pois é considerado como o seu Patrono.

O Enigma de São Miguel

Frequentemente surgem perguntas nos círculos cristãos sobre a verdadeira identidade do personagem bíblico misterioso conhecido como Miguel, às vezes chamado de “o arcanjo Miguel” e “Miguel, o Grande Príncipe”.

Alguns afirmam que ele é o mais elevado dos anjos celestes, um dos querubins ou um mensageiro especial, assim como Gabriel. E, portanto, ele é um ser criado. Outros afirmam que Miguel é simplesmente mais um dos muitos nomes dados para o próprio Jesus.

Estudiosos das escrituras analisaram as vezes em que o nome de São Miguel aparece na Bíblia e afirmam que ele era realmente Jesus Cristo, o filho de Deus, que recebeu este nome em sua missão de lutar contra o arcanjo traidor, Lúcifer.

Independente se isso for verdade ou não, o importante é a fé que as pessoas têm no arcanjo e em seu poder de lutar e nos proteger de todo o mal. São Miguel é o companheiro das pessoas que desejam permanecer no bem e agindo conforme as leis de Deus. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.