São Bartolomeu

São Bartolomeu é um dos Doze Apóstolos de Jesus, o sexto mencionado nas três listas do Evangelho (Mateus 10 3; Marcos 3:18; Lucas 6:14), e sétimo na lista dos Atos (1:13). O nome Bartolomeu significa “filho de Tolmai”, que era um nome hebraico antigo. Continue acompanhando e saiba mais sobre este santo tão importante para os católicos.

Bartolomeu ou Natanael?: Um Santo Misterioso

Apesar de ser listado como um apóstolo, ele não é citado no Novo Testamento, pelo menos não sob o nome de Bartolomeu. Muitos escritores antigos identificaram Bartolomeu como Natanael no Evangelho de João (João 1: 45-51, e 21:2). A passagem do Evangelho lida na missa na festa de São Bartolomeu é precisamente esta passagem de João (1: 45-51), onde Natanael é apresentado a Jesus por seu amigo Felipe, e Jesus diz sobre ele: “Aqui está um verdadeiro filho de Israel. Não há duplicidade em seu coração (1:47).

Nessa passagem, o que Jesus quer dizer é que ele é um bom judeu, honesto e inocente, um homem justo, que dedica muito tempo para reflexões e oração. Sendo “um verdadeiro filho de Israel”, Natanael era um homem instruído sobre as Escrituras e sabia o que diziam do Messias e de onde ele viria. É por isso que ele estava cético em relação a alegação de Felipe de que Jesus era o Messias. Mas Natanael se enganou, pois as suas intenções eram puras. Então, logo ele abriu o seu coração e percebeu que aquele homem era realmente o verdadeiro Messias.

Ao encontrar-se com Jesus e ouvir as suas palavras, ele encontrou-se face a face com a verdade. Então, fez uma confissão clara e simples de fé, “Rabi, Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” Jesus, em Mateus 5:8, diz: “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”. Em Natanael temos um exemplo do homem puro que vê – e reconhece – Deus quando confrontado com Ele, e, ao vê-lo, nele crê, e o segue.

Depois de receber o Espírito Santo no dia de Pentecostes, Bartolomeu viajou para terras estrangeiras para compartilhar a Boa Nova de Jesus com os outros. Ele fundou comunidades cristãs em partes da Índia e os países que agora chamamos a Arménia e a Turquia. Nada se sabe com certeza sobre a vida de Natanael / Bartolomeu depois da Ascensão de Jesus, mas a tradição diz que ele pregou no Oriente e morreu como um mártir na Armênia, sendo esfolado vivo por ter convertido muitas pessoas para o caminho do Senhor Jesus.

A Adoração a São Bartolomeu Pelos Católicos

Como dissemos, Bartolomeu foi um dos Doze Apóstolos, trazido a Jesus por São Filipe. Ele tem a fama de ter levado o cristianismo para a Armênia, onde a tradição afirma que ele foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo. Depois de seu martírio, seu corpo foi levado para Lipari (uma pequena ilha na costa da Sicília, na Itália), onde ele agora é o santo padroeiro.

Não existem evidências claras sobre onde os seus restos mortais acabaram, as igrejas da comuna italiana de Benevento e a de São Bartolomeu, em Roma, afirmam estar sob posse deles. Há, também, diversos relicários em museus e igrejas da Europa que afirmam conter alguma parte do seu corpo.

Há um magnífico retábulo, que é um ornamento em madeira comum em altares, na Antiga Pinacoteca, em Munique, na Alemanha, que retrata o Apóstolo com Santa Inês de Roma e Santa Cecilia. O artista, que fez obras entre 1470 e 1510, na Colônia, é desconhecido e assinou a obra com o título de “Mestre do Retábulo de São Bartolomeu”.

Fatos Sobre São Bartolomeu

  • No Evangelho de João, Bartolomeu é identificado como sendo da Galileia. Ele foi um dos primeiros discípulos de Jesus.
  • A Festa de São Bartolomeu é celebrada na Igreja Ortodoxa no dia 30 de junho. Já na tradição católica romana, o seu dia é 24 de agosto.
  • Na obra “O Juízo Final”, de Michelangelo, que está na Capela Sistina, São Bartolomeu aparece com a sua pele esfolada, que á como a tradição diz que ele foi morto.
  • Há rumores de que São Bartolomeu Apóstolo poderia ter escrito um relato evangélico da vida de Jesus. Porém, este Evangelho não sobreviveu até os dias de hoje, mas é mencionado nos escritos de outros.
  • Ele é o santo padroeiro que protege as pessoas contra as doenças nervosas e tiques nervosos.
  • O bolo de gengibre é um alimento bastante consumido nas festas em louvor à São Bartolomeu.
  • Acredita-se que São Bartolomeu tenha sido um estudioso da lei judaica, que era um amigo próximo do apóstolo Filipe.
  • É creditada a ele a conversão de muitos fiéis ao cristianismo, em particular na Armênia, bem como partes da Índia e da Anatólia, ou Ásia Menor.
  • É um dos apóstolos que se tem menos informações a respeito, por isso é considerado como um dos principais mistérios da igreja católica.
  • Por causa da forma como foi morto, esfolado, o seu símbolo é uma faca antiga utilizada para esfolar, ou seja, retirar a pele, que era usada depois da caça de animais.

Você já conhecia a história de São Bartolomeu? Gostou? Conte para a gente nos comentários!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.