Fé Bahá’í

A religião conhecida como Fé Bahá’í tem como seus pilares três princípios básicos: a unidade de Deus, a unidade religiosa e a unidade da humanidade. Essa religião teve sua fundação por Bahá’u’lláh na região da Pérsia. Por suas crenças e ensinamentos ele foi exilado para o Império Otamano onde acabou falecendo na condição de prisioneiro.

A religião continuou a ser propagada pelo filho do líder, `Abdu’l-Bahá, e chegou até os continentes europeu e americano. No Irã essa religião tem muitos adeptos que ainda sofrem com perseguição religiosa. Quando `Abdu’l-Bahá se estabeleceu que a religião não teria apenas um líder e sua direção seria dividida entre indivíduos que fossem eleitos através de órgãos da religião.

A Grande Nação de Bahá’ís

Embora essa religião não tenha uma nação específica poderia formar uma com os seus mais de cinco milhões de adeptos espalhados por mais de 200 países. O nome Fé Bahá’í indica aqueles que seguem Bahá’u’lláh sem ser necessariamente um substantivo que define a religião como um todo. Trata-se de uma palavra de origem árabe que vem de ‘Bahá’ que significa glória ou esplendor.

Os Conceitos de Unidade da Fé Bahá’í

O grande diferencial da Fé Bahá’í é a forma como essa religião aceita as demais e preza a unidade. Os seus pilares dizem respeito a três formas de união e congregação da humanidade. O conceito de Unidade de Deus diz respeito a ideia de que existe apenas um Deus que é fonte de todas as crenças.

Para a Fé Bahá’í todas as grandes religiões que se estabeleceram no mundo são fruto da criação de mensagens divinos (como Moisés, Jesus, Buda, Maomé entre outros) que tendo chegado a Terra em diferentes momentos criaram diferentes manifestações religiosas, adequadas as necessidades de cada época.

Dessa forma todas as religiões teriam a mesma fonte divina e apenas um Deus. O terceiro conceito de unidade diz respeito a Unidade da Humanidade em que fica claro as diferentes raças e culturas devem conviver em paz sendo que o objetivo de sua existência é que cada indivíduo possa aprender com outro.

Profecias

De acordo com as crenças da Fé Bahá’í cada mensageiro divino profetizou a chegada do próximo sendo que os mais recentes foram Báb e Bahá’u’lláh. Como cada mensageiro veio com a missão de atender as principais demandas do momento o papel dos mensagens da Fé Bahá’í é estabelecer a paz entre a humanidade.

Deus da Fé Bahá’í

Na crença da Fé Bahá’í Deus é todo poderoso e muito grandioso para que a humanidade possa compreendê-lo ou estabelecer uma imagem sua. Dessa forma a única maneira de atingir Deus é por meio de suas revelações e manifestações. Uma religião especificamente monoteísta que vê dificuldade em compreender conceitos como o da Trindade em que se desvia o foco único de Deus.

Os Textos Canônicos da Fé Bahá’í

Para os seguidores dessa religião os textos considerados como canônicos são aqueles resultantes dos escritos de Báb, Bahá’u’lláh e `Abdu’l-Bahá, Shoghi Effendi e da Casa Universal de Justiça assim como os registros de suas palestras e conversas. Os textos em questão teriam orientação divina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.