Santa Beatriz

Considerada como um exemplo de obediência, ajuda aos necessitados e pobreza, Santa Beatriz, nasceu no ano de 1424 em Portugal. Uma jovem de beleza inigualável e dotada de grande carisma cativando a todos por onde passou. Santa Beatriz foi a escolhida pela Virgem Maria para ser a fundadora de sua Ordem da Imaculada Conceição.

A Vida de Beatriz na Corte

A família de Beatriz da Silva tinha ascendência real e por seu parentesco com D. Isabel de Menezes, de quem era prima, foi escolhida para ser a sua dama de companhia quando a mesma se casou com o rei Dom João II de Castela. Uma vez na Espanha, Beatriz, conquistou a todos na corte por sua beleza e simpatia. No início Isabel se sentia lisonjeada por contar com Beatriz ao seu lado, mas com o passar do tempo nasceu na rainha grande inveja.

O Atentado Contra a Vida de Santa Isabel

Sendo consumida por seu ciúme Isabel decidiu matar Beatriz e para isso atraiu e trancou sua dama de companhia num cofre do castelo. O objetivo da rainha era que Beatriz morresse sufocada, o que inevitavelmente viria a acontecer se não se tratasse de uma pessoa com forte inclinação religiosa. Sentindo a morte iminente, Beatriz, fez suas orações e lamentou que viesse a falecer sem receber os seus sacramentos. Por fim pediu que a rainha Isabel fosse perdoada por seu ato.

O Milagre

Acreditando estar entregue a morte, Beatriz, recebeu o seu grande chamado. Diante dela apareceu uma luz brilhante intensa na qual estava envolta a Virgem Maria com o menino Jesus em seus braços. Vestindo hábito e escapulário branco, Nossa Senhora, disse para Santa Beatriz que ela seria libertada daquele cofre em três dias e que deveria então fundar a ordem da Conceição Imaculada.

A Libertação de Santa Beatriz

Passados três dias do desaparecimento de Beatriz as pessoas da corte começaram a questionar onde ela estava. Sendo pressionada por D. João de Menezes, a rainha Isabel, admitiu ser a responsável pelo sumiço e levou seu pai até o cofre em que acreditava que iria encontrar a prima morta. Ao abrir a porta do cofre, Isabel, se surpreendeu ao encontrar Beatriz radiante e corada. Enquanto Isabel se mostrava aterrorizada recebeu o pedido de Beatriz para ir embora da corte e viver num mosteiro.

A Nova Vida de Santa Beatriz

Beatriz se mudou para o Mosteiro de São Domingos, localizado em Toledo, onde passou décadas se preparando em silêncio e oração para quando chegasse o momento de cumprir a sua tarefa. No momento em que chegou ao mosteiro Beatriz cobriu seu rosto para que a sua beleza física não causasse distrações e novos problemas como tinha ocorrido com Isabel.

A Segunda Visita de Nossa Senhora

Foram mais de três décadas em silêncio e em oração se preparando para a missão de fundar a ordem religiosa de Nossa Senhora. Um dia a Virgem Maria visitou Beatriz pela segunda vez e lhe disse que ela devia dar início à construção da sua ordem. Curiosamente a principal ajuda que Beatriz recebeu para a fundação da ordem partiu da filha de sua antiga adversária, também chamada D. Isabel, mas com a alcunha de ‘A Católica’.

Isabel filha se tornou co-fundadora da ordem religiosa tendo doado para a mesma a Ordem dos Palácios de Galiana e tendo obtido a Bula de Aprovação da Fé com o Papa Inocêncio VIII. Tendo um local de funcionamento e a permissão, Beatriz se mudou junto com outras 12 moças para os Palácios de Galiana que haviam sido reformados como mosteiro.

O Mosteiro da Ordem de Nossa Senhora

Tanto Beatriz quanto as moças que a acompanharam passaram a vestir manto azul, hábito e escapulário brancos. Tinham ainda um cordão seráfico tal qual como na aparição de Nossa Senhora. Todas fizeram votos perpétuos.

O Falecimento de Santa Beatriz

Com 67 anos de idade Beatriz recebeu a terceira visita de Nossa Senhora, dessa vez foi avisada que dentro de dez dias seria levada para o paraíso. A grande preocupação de Beatriz era que a ordem não conseguisse se manter após a sua morte uma vez que todas as moças que dela faziam parte ainda eram jovens. Foi então que a santa optou por deixar a ordem sob a proteção dos franciscanos uma vez que eles protegiam a Conceição Imaculada de Maria.

Tendo resolvido essa questão, Beatriz, caiu enferma e no dia 09 de agosto de 1941 faleceu. O rosto da santa foi mantido coberto durante décadas e no seu leito de morte uma de suas irmãs de ordem decidiu em sua homenagem lhe remover o véu. Todos se surpreenderam com o belo e jovem rosto que viram. Além de ter se mantido com a aparência jovem ao longo dos anos, Beatriz, tinha uma luz sobre a sua cabeça.

Notícias do Milagre

Logo a imagem vista pelas irmãs da ordem, pelos sacerdotes franciscanos e pelas monjas cistercienses se espalhou e o povo foi até o mosteiro para vislumbrar a beleza e a luz de Santa Beatriz. A luz somente deixou de brilhar quando a alma de Beatriz chegou ao paraíso.

Ensinamento de Santa Beatriz

O principal ensinamento de Santa Beatriz foi o de esperar as demoras de Deus. Fora mais de 30 anos em silêncio e oração para que então tivesse a permissão de iniciar a sua missão. Além disso, Santa Beatriz demonstrou forte caráter ao demonstrar toda a sua fé pelo dogma da Imaculada Conceição de Maria, quatro séculos antes do seu reconhecimento pela Igreja.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.