História de São João Batista de La Salle

Padroeiro dos educadores e dos professores, João Batista de La Salle, nasceu no dia 30 de abril de 1651 em Reims, França, e faleceu no dia 07 de abril de 1719 em Saint-Yon, França. Além de sacerdote foi pedagogista e pedagogo tendo dedicado toda a sua vida a formar professores que tinham como principal missão educar crianças carentes.

La Salle foi o fundador de uma congregação religiosa chamada Irmãos das Escolas Cristãs ou Irmãos Lassalistas que tinham como principal foco a educação de quem não tinha condições financeiras. No dia 15 de maio de 1950, o Papa Pio XII, declarou João Batista de La Salle como o patrono dos educadores. A Igreja Católica o canonizou e seu dia de festejo é 7 de abril.

A História de São João Batista de La Salle

São João Batista de La Salle

São João Batista de La Salle

Filho mais velho do casal, Nicole Moët e Luis de La Salle, João Batista, foi nomeado cânone da Catedral de Notre-Dame de Reims, sua cidade natal, com apenas 11 anos de idade. Seus pais faleceram e como ele era o mais velho acabou tornando-se responsável pela gestão dos bens da sua família assim como dos cuidados com os irmãos mais novos.

Completou seus estudos de Teologia e recebeu a ordenação de sacerdote no dia 9 de abril de 1678. Após apenas dois anos obteve seu título de doutor no campo da Teologia. O compromisso que assumiu foi com a educação de jovens que não tinham recursos para estudar, desejava fundar escolas para crianças carentes. Boa parte das pessoas era pobre naquela época sendo bem poucos os abastados da sociedade.

Poucas famílias tinham condições de enviar seus filhos para estudar em escolas e isso comovia enormemente João Batista de La Salle. Com o desejo de tornar a educação possível para mais jovens renunciou a sua fortuna e foi viver junto com os professores. Foi o responsável pela organização da comunidade conhecida atualmente como Irmãos das Escolas Cristãs ou então Irmãos Lassalistas.

A Vocação Religiosa

O pai de João Batista vinha de uma tradicional família de juristas enquanto sua mãe era herdeira de fabricantes de champanhe. Ao longo de sua juventude João Batista foi preparado para seguir na carreira jurídica, no entanto, a sua vocação religiosa falou mais alto. Ainda criança passava horas focado em exercícios espirituais e na leitura de livros com esse cunho.

Era sua vontade desde cedo se consagrar a Deus e a firmeza de seu propósito convenceu seus pais. Em Reims, no dia 17 de março de 1668, recebeu as ordens menores. No entanto, a sua vocação passou por um forte teste quando seus pais faleceram num curto espaço de tempo, sua mãe no dia 19 de julho de 1671 e seu no dia 09 de abril de 1672. Ficou a cargo de João Batista assumir a tutela dos seus irmãos e irmãs. Nesse momento encontrou uma forte orientação junto ao seu primo Nicolás Roland que tinha 9 anos a mais do que ele e atuava como auxiliar na Catedral de Reims.

Catedral de Reims

Catedral de Reims

Foi uma fase em que precisou conciliar as suas obrigações perante a família, seus estudos de Teologia e as atividades canônicas. A ordenação como sacerdote se deu no dia 09 de abril de 1678 sendo que em 1680 foi outorgado com o título de doutor em Teologia.

A Vida de Sacerdote

Em 1678 o primo de João Batista, Nicolás, faleceu e isso impactou o projeto que ele tocava junto outra prima, a senhora Maillefer. O projeto em questão era de abrir escolas para os mais carentes. Não querendo deixar que o projeto parasse, a Maillefer enviou uma carta para João Batista em Reims. No começo do ano de 1679 ele fundou uma escola gratuita dirigida para crianças carentes numa casa alugada.

A partir de 1681, João Batista, começa a receber professores também carentes tendo como principal regra a realização de orações e Santas Missas. Passados dois anos fez a renúncia aos seus bens e em 1684 fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. Objetivava abrir escolas profissionalizantes que oferecessem aos jovens carentes uma oportunidade de mudar de vida. No mesmo ano foi o responsável pela fundação da primeira escola para professores de Reims.

João Batista de La Salle em Saula de Aula

João Batista de La Salle em Saula de Aula

As primeiras escolas de Paris também foram abertas por ele no ano de 1688 e em 1692 abriu o primeiro noviciado dedicado aos irmãos. Em 1698 finalmente conseguiu terminar de redigir as regras que regiam a Congregação por ele fundada. As suas escolas contribuíram significativamente para a educação, pois proporcionaram novas formas de ensinar.

Guia Para Escolas Cristãs

Foi o responsável por escrever o Guia Para Escolas Cristãs que é considerado como sendo um dos livros mais relevantes da área de pedagogia do século 17. Nesse livro La Salle resume a sua experiência e os métodos de ensino desenvolvidos em suas escolas.

Falecimento e Canonização

Faleceu no dia 7 de abril de 1719, numa sexta-feira santa, em 1888 foi beatificado. A canonização aconteceu no dia 24 de maio de 1900.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.