Forma do Espírito Santo: Qual é? O Que Simboliza?

O Espírito Santo pode ser representado por algumas formas distintas dentro do catecismo realizado pela Igreja Católica. O objetivo é que por meio de tais símbolos seja mais fácil compreender a obra do Espírito Santo e tudo o que ela engloba. A seguir vamos apresentar mais detalhes sobre as formas que são usadas para representar essa ponta da Santíssima Trindade.

Conheça as Formas do Espírito Santo: Quais São? O Que Representam?

O Espírito Santo é apresentado nos textos sagrados da Bíblia sob algumas formas diferentes que servem em alguns casos para fazer uma analogia ao que essa entidade santa representa.

Água

Espírito Santo - Água

Espírito Santo – Água

Um dos principais símbolos do Espírito Santo, a água, está ligada ao Batismo. Quando alguém é batizado a água é que invoca o Espírito Santo e funciona como o elemento sacramental de que houve o nascimento para uma vida divina. Para que fique mais claro é importante esclarecer que o Espírito Santo é considerado como a água viva que jorra de Jesus Cristo crucificado, uma fonte que jorra em Vida Eterna para aqueles que aceitam Deus em seu coração ao se batizarem.

Óleo

Espírito Santo - Óleo

Espírito Santo – Óleo

Em hebraico a palavra Messias (Cristo) significa “Ungido” do espírito de Deus e Jesus é ungido de uma forma única, pois sendo o filho de Deus que assumiu a forma de homem tornou-se ungido do Espírito Santo, Jesus se constitui em “Cristo” pela ação dele. Por isso que a unção com óleo é uma das formas de representar o Espírito Santo.

Fogo

Espírito Santo - Fogo

Espírito Santo – Fogo

Um símbolo da energia das ações transformadoras do Espírito Santo. Cristo foi anunciado por João Batista como aquele que iria realizar o batismo com o Espírito Santo e com o fogo. O próprio Jesus diz que veio para trazer fogo à Terra e que gostaria que já se tivesse acesso a ele. Na manhã de Pentecostes, o Espírito Santo, pousa sobre os discípulos e os enche desse fogo em forma de línguas. O recado de Paulo é para que o espírito não seja extinto.

Nuvem e Luz

Espirito Santo - Nuvem e Luz

Espirito Santo – Nuvem e Luz

Dois importantes símbolos do Espírito Santo são representativos dele desde o Antigo Testamento. A nuvem em alguns momentos está luminosa e em outros está escura com o objetivo de revelar o Deus Salvador e ao mesmo tempo camuflar a transcendência de sua Glória. A nuvem acompanhou Moisés em sua trajetória pelo deserto e em outros momentos decisivos para que ele guiasse seu povo rumo à Terra Prometida.

A nuvem como uma forma do Espírito Santo também aparece sobre a Virgem Maria cobrindo-a com a sua sombra para que ela possa conceber a Jesus. Também em forma de nuvem, o Espírito Santo, sobrevêm no monte da Transfiguração para anunciar que Jesus é o seu filho, O Eleito.

Selo

Símbolo bastante semelhante a unção, o selo, serve como uma marca que não pode ser apagada da unção do Espírito Santo. Em Jo 6,27 há uma passagem que diz que Deus marcou Jesus com seu selo. O selo é a unção do Espírito Santo nos sacramentos do batismo.

Ilustração do Selo do Espirito Santo

Ilustração do Selo do Espirito Santo

Imposição das Mãos

O sinal da efusão do Espírito Santo nas epicleses (invocação) durante a Consagração da Missa para a Igreja, a imposição das mãos, era a forma como Jesus curava os doentes e dava bênçãos às crianças. Os apóstolos usam o mesmo símbolo para que o Espírito Santo seja concedido para as pessoas.

Dedo

Esse símbolo se deve ao fato de que é pelo dedo de Deus que Jesus se dedica a expulsão dos demônios. As Lei de Deus foi escrita pelo Seu dedo, Cristo entrega sua letra aos apóstolos não em tábuas de madeira, mas sim em seus corações. No hino “Veni, Creator Spiritus” (Vem, Espírito criador) a invocação do Espírito Santo é feita por meio do dedo da direita paterna.

Pomba

Pomba do Espirito Santo

Pomba do Espirito Santo

Quando o grande dilúvio tem fim é uma pomba quem avisa a Noé que ele pode deixar a arca e que a Terra novamente é um lugar passível de ser habitada. No momento em que Jesus Cristo sobe da água em seu batismo é uma pomba que desce sobre Ele e permanece. Como a pomba é um importante símbolo do Espírito Santo há igrejas que mantêm as hóstias em recipientes com o formato da ave.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.