Figura do Pelicano na Maçonaria: O Que é?

Há uma lenda que diz que um dia ao perceber que não havia mais peixes para alimentar aos seus filhotes, um pelicano, começou a bicar o próprio peito oferecendo a sua carne e o seu sangue. Essa grande ave aquática passou então a representar um símbolo de Jesus Cristo que deu seu corpo e seu sangue pela humanidade.

Por algum tempo foi esse o significado do pelicano dentro da Maçonaria, o emblema do Salvador. Porém, de acordo com uma nova interpretação a ave seria o símbolo do próprio sacrifício em si. Sua função é nos lembrar que sempre que doamos parte do que possuímos, do que sabemos ou das habilidades que temos estão desenvolvendo a força do nosso carácter.

Pelicano: Equipamento dos Alquimistas

Entre os praticantes da alquimia Pelicano era um utensílio utilizado para realizar experiências, consistia num alambique de vidro de formato circular. Composto por uma peça única continha um bojo com um capitel tubulado em cima, dele partiam dois tubos que estavam opostos e em curva de maneira que davam origem a uma grande asa.

Os tubos entravam novamente pelas laterais do bojo de maneira que o líquido que havia sido destilado poderia cair constantemente dentro dele. Até hoje não se tem certeza se o nome pelicano foi atribuído pelo formato semelhante à ave ou então pelo seu uso que permitia alimentar e manter a vida, isto é, a obra que o alquimista estava tentando realizar.

Representação Maçônica do Pelicano

Pelicano na Maçonaria

Pelicano na Maçonaria

O Pelicano é representado todas às vezes de asas abertas alimentando a sua prole com as suas próprias entranhas. A quantidade de filhotes corresponde a números sagrados que podem ser 3, 5 e 7. A figura do Pelicano representa Deus que é o responsável por alimentar o Cosmos com sua própria essência.

A joia dos Cavaleiros Rosa-Cruzes possui a figura de um pelicano embaixo da rosa-cruz e do compasso que possui suas pontas apoiadas no quarto círculo que tem como função sustentar o ninho do pássaro. Para os maçons o Pelicano é o emblema mais utilizado para representar a caridade. A ave tira de seu próprio corpo para alimentar aos seus filhotes, a quem interprete como sendo um símbolo do amor materno.

Mas, Afinal o Pelicano Alimenta os Filhotes Com Sua Própria Carne?

O Pelicano tem em seu corpo um tipo de bolsa em que deposita alimento regurgitado para que tenha algo a oferecer a sua prole se não houver peixes. Quando o alimento se encontrava escasso a ave inseria o bico dentro da bolsa e retirava de lá algo para suprir a fome dos filhotes. Os antigos ao observar esse comportamento acreditavam que a ave estava oferecendo a sua própria carne.

Pelicano Alimentando os Filhotes

Pelicano Alimentando os Filhotes

Em resumo é importante esclarecer que o pelicano não alimenta os filhotes com sua carne ou com seu sangue, no entanto, quando o hábito de retirar alimento da bolsa é observado de longe se tem essa impressão. Essa ave é o símbolo máximo dos sacrifícios que uma mãe faz para amparar aos seus filhos com base na lenda de que tira de sua própria carne para que seus rebentos possam viver.

Símbolo do Grau de Cavaleiro Rosa Cruz

Símbolo do Grau de Cavaleiro Rosa Cruz

Símbolo do Grau de Cavaleiro Rosa Cruz

A Maçonaria dos Altos Graus adotou o Pelicano como o Grau de Cavaleiro Rosa Cruz, 18, que nada mais é do que o grau alquímico por excelência. Também representa o amor do pai e da mãe que tudo sacrifica pelos seus filhotes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.