Símbolo do Espírito Santo Evangélico: Qual é?

Pai, Filho e o Espírito Santo formam a trindade cristã em que Deus é o Pai onipresente no reino dos céus e na Terra, Jesus Cristo é o Filho que deu sua vida para salvar a humanidade e o Espírito Santo é o espírito da bondade, misericórdia e da graça que age curando e sarando todos aqueles que têm feridas espirituais.

Diferentes vertentes do cristianismo creem que essa trindade constitui um único corpo espiritual enquanto que para outras eles existem em separado. Quando os três estão reunidos num único temos o que se entende como Santíssima Trindade. Há diferentes representações do Espírito Santo, símbolos distintos que transmitem a mesma ideia dessa imensa bondade.

Conheça os Principais Símbolos Que Representam o Espírito Santo

A seguir vamos apresentar os principais símbolos que representam o Espírito Santo.

Pomba

Pomba Branca

Pomba Branca

A pomba é bastante emblemática na Bíblia, pois ela é a responsável pela mensagem de libertação daqueles que se encontram dentro da Arca de Noé após o dilúvio. A imagem da pomba representa poder e força. Uma passagem muito importante de citar é a do batismo de Jesus Cristo, pois nesse momento apareceu uma pomba como representação do Espírito Santo. Essa ave traz uma mensagem de esperança, pureza e paz.

Selo

Ilustração do Selo do Espirito Santo

Ilustração do Selo do Espirito Santo

No Novo Testamento o selo aparece três vezes em 2 Co 1.21-22; Ef 1.13; 4.30. As funções que um selo possui são as de dar autenticidade, demonstrar a propriedade ou posse assim como conferir proteção. O selo representa o crente que foi convertido e então passou a ser habitado pelo Espírito Santo.

Se o crente não tiver o selo do Espírito Santo é porque não foi devidamente convertido. O selo nesse contexto indica que o cristão é uma propriedade de Deus e que está protegido espiritualmente por Deus.

Água

Água

Água

Quando alguém é batizado na água está sendo também batizado pelo Espírito Santo, sendo assim além de representar o batismo esse elemento é o representante do próprio Espírito Santo. No momento do batismo na água há quem fale em línguas, isso significa que a água é a representação da presença onipresente do Espírito Santo.

Óleo

Óleo

Óleo

Trata-se também de um símbolo uma vez que ele é o responsável pelo ungimento da vida de um cristão. Ser unido é estar sob a direção de Deus, ter a benção de Jesus e a proteção do Espírito Santo. É uma espécie de comunhão entre o cristão e o tudo que o Espírito Santo representa.

Vento

Vento

Vento

Jesus Cristo fez uma linda comparação entre o Espírito Santo e o vento ao dizer para Nicodemos que ambos agiam da mesma maneira. O vento pode soprar onde desejar, podemos ouvir a sua voz, porém, sem saber de onde ele vem e nem para onde ele vai tal qual o Espírito Santo. Após ter ressuscitado, Jesus, soprou sobre os seus discípulos e vos disse que recebessem o Espírito Santo.

Fogo

Fogo do Espirito Santo

Fogo do Espirito Santo

O fogo pode ser um símbolo do Espírito Santo porque promove a queima de nossos pecados e a renovação por meio da palavra de Deus. Vale citar a passagem de Pentecostes da Bíblia em que um fogo divino e maravilhoso desceu dos céus batizando a todos com o Espírito Santo. Muitas pessoas passaram a falar em línguas desconhecidas que eram na verdade as línguas dos anjos. Essas pessoas foram salvas de seus pecados.

Penhor

Há a comparação entre o Espírito Santo e o penhor que nada mais é do que o pagamento de uma parte que é feito por alguma coisa como uma garantia de que o pagamento final será realizado. Trata-se de uma fiança. No dia de nossa conversão o Espírito Santo nos foi outorgado como a garantia de nossa redenção final.

Gostou de conhecer os principais símbolos do Espírito Santo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.