Novenas

A religião cristã é a maior do mundo, indiscutivelmente. Tendo cerca de 2,2 bilhões de adeptos em todo o planeta, o Cristianismo é seguido de perto pelo Islamismo, e, mais longe, pelo Hinduísmo. Mas não existem somente essas três religiões: dados apontam que mais de 3 mil doutrinas e seitas são consideradas religiões.

O Cristianismo, por sua vez, é dividido em três principais vertentes, nas quais podemos destacar o catolicismo, o protestantismo e a Igreja Ortodoxa, sendo a primeira vertente a maior e mais conhecida no mundo. Tamanha é a importância do catolicismo é que, todas as decisões tomadas no Vaticano, pequeno país incrustado na cidade de Roma, Itália, sendo a sede oficial da Igreja Católica, é motivo de notícia e especulação a nível mundial.

As características do catolicismo são muitas, além da adoração e atribuição à Deus sobre todas as coisas criadas, e o reconhecimento em Jesus como seu único filho mandado até a Terra com o propósito de salvar a todos e aproximar a sociedade ainda mais de Deus.  Os católicos creem na Virgem Maria, considerada a mãe de Deus, e prestam homenagens àqueles que, um dia, durante a história da Igreja, foram exemplos de pessoas religiosas, que fizeram acontecer as palavras de Deus.

Para homenagear tais entidades, que são os santos, são realizadas muitas coisas, tais como festas, vias – sacra, tríduos e as novenas, que é o tema do nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre as novenas, bem como algumas informações interessantes sobre ela. Vamos lá? 

A Origem das Novenas

As novenas nada mais são do que encontros religiosos com a intenção de louvar a Deus ou santos, sendo que elas têm a duração de nove dias – de onde “novena” é derivada- e, como já se sabe, sua origem se deu na tradição cristã católica, embora outras doutrinas adotem a novena para fins específicos. Mas por que nove dias?

Muitas pessoas sempre tiveram esse questionamento em suas cabeças. Mas o número nove sempre teve muito significado para as vertentes católicas. Isso porque tal número é o quadrado de 3, sendo que esse número é perfeito por estar intimamente ligado com a Santíssima Trindade. É por conta disso, também, que, durante os nove dias de orações, honram-se três vezes cada Pessoa Divina ou Eterna.

A Tradição, como já dito, teve origem no catolicismo, e começou com a Ascensão de Jesus Cristo até o Céu e a seguinte descida do Espírito Santo a Terra, fato esse que duraram nove dias. Durante esse período, os discípulos e outras pessoas que acreditavam em Jesus ficaram reunidas em torno de Maria, sendo essa considerada a primeira novena cristã, sendo que essa primeira reunião é reproduzida até hoje com o intuito de celebrar a ida de Jesus aos céus e a descida do Espírito Santo à Terra, sendo o seu padrão seguido por outras novenas com distintos objetivos. 

Durante a Novena, são dedicados cerca de uma hora para orações, pelos nove dias seguidos – sem poder ter um intervalo de dias- em locais escolhidos pelos organizadores da novena, que podem ser igrejas, praças ou até mesmo a casa dos fiéis. Isso é realizado em novenas de Natal ou das novenas da Campanha da Fraternidade, onde, a cada dia, o encontro da novena é realizado na casa de um participante do encontro.

Para as reuniões, são necessários símbolos conhecidos pelos cristãos: velas, livros de oração e a Bíblia Sagrada. Apesar de a vela ser um símbolo de fé dos cristãos, o seu uso pode ser descartado, dependendo da novena a ser celebrada.

Um dos requisitos da novena é que ela não deve atrapalhar as relações de trabalho e de outros compromissos que o cristão vier a ter, definindo um horário que seja adequado para todos comparecerem as celebrações da novena. 

Algumas Novenas Conhecidas

Depois de ter uma pequena introdução sobre o que é uma novena, confira aqui algumas novenas que são muito conhecidas pelos cristãos.

Novena em Homenagem à Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima é muito conhecida e admirada pelos cristãos. Apareceu a três crianças, na cidade lusitana de Fátima, na cova de Iria, com o objetivo de revelar alguns segredos sobre o futuro da humanidade a eles.

Sendo o seu dia litúrgico à 13 de maio, data de sua primeira aparição as três pastorzinhos, em 1917, a novena em preparação para a festa de Nossa Senhora de Fátima inicia-se no dia 4 de maio, e, em cada dia, é lembrado um pouco da história de Nossa Senhora e, também, alguns dias relacionados com o teor de suas revelações às crianças. 

Novena em Homenagem à Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia é outro exemplo de santidade que possui uma novena em seu louvor.  Apesar de estarmos falando sobre uma novena, geralmente, em devoção à Santa Rita, é realizada uma quinzena, ou seja, durante quinze dias, os fiéis reúnem-se numa igreja em honra da santa ou em casas de fieis para rezar e lembrar-se da importância de Santa Rita para a Igreja Católica. Dado que seu dia litúrgico é a 22 de maio, a quinzena inicia-se dia 7 de maio.

Santa Rita é considerada a Santa das causas impossíveis, sendo uma das mais devotadas da Igreja Católica. Seu nome de batismo era Margherita Lotti, e nasceu na Itália no ano de 1381. Morreu 76 anos depois, em um convento, onde vivera o resto da vida depois da morte de seu marido e de seus filhos. Seu incorrupto corpo está exposto na Basílica de Santa Rita em Cascia, na Itália. Alguns rumores indicam que o corpo da Santa, comumente, muda sua posição dentro do seu mausoléu de vidro. Também já foi relatado que Santa Rita de Cássia mexe seus olhos repentinamente.

Essas são apenas algumas das novenas que são realizadas em louvor a um santo. Existem muitas outras, cada uma com sua peculiaridade, mas sem se desviar do objetivo padrão, que é a exultação de Deus, de Jesus e do santo que procuram homenagear. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.