Evangelho do Dia

A Bíblia é um dos livros mais admirados e enigmáticos que se tem notícia. Também, não é para menos: é o livro mais vendido em todo o mundo, traduzido para quase todas as línguas existentes no planeta hoje em dia. Devemos destacar, também, que a Bíblia é o livro sagrado para os Cristãos, tirando todo o seu conhecimento da religião cristã de tal livro.

Na Bíblia, podemos encontrar mais de 70 outros livros, sendo eles divididos entre Antigo Testamento, onde estão registradas as profecias e palavras dos profetas que vieram antes de Cristo, e o Novo Testamento, onde já é retratada a vida e morte de Jesus.

Nesses livros, é possível encontrar o evangelho, que é a palavra de Deus endereçada aos seus fiéis. Nesse artigo, você vai saber um pouco mais sobre os evangelhos, a sua importância e onde poderá encontrar o evangelho compatível com o seu dia. 

O Evangelho

Segundo definições, o Evangelho nada mais é do que a história de Jesus Cristo e a sua doutrina pregada enquanto ele esteve na Terra. Para ser mais exato, os livros do evangelho estão localizados no Novo Testamento, sendo tais volumes os quatro principais. Pode-se dizer, também, que cada trecho do evangelho é passado aos fiéis através das missas, em que a cada domingo (dia da semana que, segundo a Bíblia, foi escolhido por Deus para descansar e ir à missa para rezar e agradecer).

A palavra Evangelho tem origem grega, e significa “Boa-nova”. Ou seja, quando Jesus evangelizava pela Galileia, significa que ele mostrava ao povo as boas novas do Senhor Deus, pregando e realizando milagres por onde passava. Quem prega o Evangelho numa missa, por exemplo, tem a mesma missão de Jesus, em espalhar a boa nova aos fiéis. Mas, não podemos dizer que essa pessoa é evangelista, já que a alcunha serve apenas para designar as pessoas que foram responsáveis pela escritura de cada um dos evangelhos. Já na forma figurada, Evangelho tem a ver com o que é real, verdadeiro, ou seja, tudo que se é dito por meio do evangelho tem veracidade por trás. 

Voltando aos Livros do Novo Testamento, os evangelhos presentes são quatro, cada um com um autor diferente: os evangelistas Marcos, Lucas, Mateus e João. Neles, os autores buscaram colocar cada parte importante da vida de Jesus, as suas missões pela Judeia, bem como seus milagres e ensinamentos (por falar nisso, é bom lembrar que Jesus gostava de utilizar parábolas em suas pregações). Tamanha é a importância desses livros que o Cristianismo o legitima, tanto é que são os primeiros e principais volumes que compõem o Novo Testamento, ganhando a seguinte nomenclatura: Evangelhos Canônicos.

Entretanto, se engana quem pensa que somente esses evangelhos sobre a vida de Jesus existam. Há muito mais desses evangelhos, como o Evangelho segundo São Judas ou o Evangelho segundo São Tomé. O que diferencia esses evangelhos dos quatro principais é a classificação dada a eles pelo Cristianismo. Segundo a religião, tais evangelhos não são considerados canônicos por não possuírem uma inspiração de Deus na sua escrita, cabendo a eles apenas o título de Evangelhos Apócrifos. 

O Evangelho tem inicio na bíblia, segundo o evangelista Marcos, com a proclamação eufórica de João Batista, que foi responsável pelo batizado de Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão. Ele, já sabendo da vinda do novo Messias, começou a preparar o povo para recebê-lo, dizendo que o novo profeta vem à Terra a fim de julgar os vivos e também os mortos, tendo o poder de salvar e também condenar.

Nesse evangelho, é dito que João Batista vem alertar a todos os pecadores, para que busquem logo o perdão e a santidade para não serem condenados. Pelo evangelho, o nascimento de Jesus foi descrito, por Lucas, como sendo uma verdadeira “boa nova”. 

Nos evangelhos, também, é contado o inicio da peregrinação evangelista iniciada por Jesus, quando este foi batizado por João Batista no Rio Jordão, tendo a benção de Deus e do Espírito Santo para iniciar a sua pregação pela Judeia. Ao batizá-lo, Batista, mais uma vez, sentencia e adverte ao povo que o Reino de Deus está próximo, e que era necessário arrepender-se dos seus pecados e, também, passar a crer no evangelho e em tudo o que Jesus disser.

Com a vinda do Reino de Deus, é dito também que o governo divino na Terra será concluído, ou seja: os que deverão ser salvos, o serão, e os que deverão ser condenados, também o serão. Depois disso, o povo de Deus será envolto de bênçãos e realizações.

Depois da prisão, morte e ressureição de Jesus Cristo, os evangelhos passaram a serem pregados por testemunhas desses acontecimentos (os apóstolos e outras pessoas que presenciaram tais fenômenos). E, também, que Jesus passou de proclamador do Evangelho para o próprio proclamado, sendo assim, o centro da bíblia, onde sua vida e seus ensinamentos, bem como todos os seus milagres, estão devidamente documentados. 

O Evangelho do Dia

Encerrando o assunto que trata sobre o evangelho e a sua importância no meio cristão, falaremos sobre o Evangelho do Dia, que são os evangelhos diários escolhidos pelos sacerdotes para que os fiéis possam ler e refletir sobre a palavra de Deus, sobre o que ela quer dizer a ele e como encaixar todos os mandamentos presentes no evangelho em sua vida.

Na internet, ou até mesmo em provedores de telefonia celular, existem vários canais onde são disponibilizados os evangelhos diários, que, mediante assinatura (geralmente nos serviços de telefonia móvel), é mandando para o cliente através de mensagem SMS ou mensagem de Voz.

Se preferir, o fiel pode escolher os diversos sites cristãos que sempre disponibilizam o evangelho do dia e também o comentário de um sacerdote sobre o evangelho que acabou de ser lido. Um exemplo de site é o A12.com, site oficial do Santuário Nacional de Aparecida, em que você poderá encontrar o evangelho do dia, bem como outras informações uteis e relevantes. Confira: http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/liturgia-diaria 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.