Estudo Sobre o Pecado

Muitos artigos já foram escritos sobre o verdadeiro significado do pecado, mas poucas pessoas sabem o que é pecado ou como a Bíblia o define.

O Que é Pecado?

A definição bíblica mais clara do pecado é encontrada em 1 João 3: 4 : “O pecado é a transgressão da lei”. Pecar é a transgredir a lei. Mas o que significa transgredir a lei?

A Bíblia discute o conceito de transgressão e o de pecado muitas vezes. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico e as palavras hebraicas para transgressão e transgredir revelam uma compreensão mais clara do que é o pecado.

Por exemplo: Considere o trecho 2 Crônicas 24:20: “O Espírito de Deus veio sobre Zacarias, filho do sacerdote Joiadá, que estava acima do povo, e disse-lhes: Por que você transgrediu os mandamentos do Senhor, de modo que você não pode prosperar?”

A palavra hebraica para transgredir no versículo acima é “abar”, que significa “atravessar”. Também pode significar “afastar”. A palavra hebraica para a transgressão é “pesha”, e significa rebelião,revolta ou pecado.

A escritura declara: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão [rebelião, pecado] é perdoada, cujo pecado é coberto” (Salmo 32: 1). A palavra hebraica para o pecado aqui é “chataah”, o que significa uma ofensa. Então, quando nossas transgressões e pecados são perdoados, significa que a nossa rebelião e revolta contra Deus é retirada de nós.

O Novo Testamento foi escrito em grego. A palavra que define transgressão em grego é citada em 1 João 3: 4, e é anomia, que significa ilegalidade (quebra de lei). A palavra que define pecado é hamartia, que literalmente significa “errar o alvo”.

O apóstolo João define o pecado como uma transgressão. Assim, o Antigo Testamento e as palavras do Novo Testamento definem o pecado como sendo uma ofensa e uma forma de rebelião, que são atitudes que violam as leis de Deus. 

Qual Lei de Deus Define o Que é Pecado?

Existe uma lei específica contra o pecado? Quando se fala a respeito de pecado, é importante deixar claro que a lei é divina, e não civil. O Brasil, por exemplo, é um país laico, ou seja, não tem uma religião oficial e cada indivíduo tem a liberdade para seguir ou não determinada religião.

Em se tratando das leis divinas, a palavra pecado pode se referir a um estado geral de viver longe de Deus e de Sua lei, seja por ignorância ou incredulidade. Quando se fala sobre pecado também se refere a atos específicos de desobediência. Tanto a condição de viver em pecado quanto cometer atos pecaminosos, podem trazer consequências indesejadas.

A lei de Deus existe para mostrar à humanidade a melhor maneira de viver em harmonia com Deus e com os outros. Deus criou as leis como uma bênção e a destina para guiar a humanidade em uma vida plena. Ele quer que todas as pessoas tenham prosperidade, paz e alegria em suas vidas. 

Jesus e a Lei

Jesus, em sua passagem pela Terra manteve as leis e os ensinamentos de seu Pai. Ele explicou, pregou, e declarou: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas. Eu não vim para destruir, mas para cumprir as leis” (Mateus 5:17). Cumprir é o oposto de destruir. Ele deu sentido pleno às leis e resumiu-as em dois grandes mandamentos gerais.

Um homem lhe perguntou: “Qual é o grande mandamento da lei de Deus?” Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda tua alma e com toda tua mente.” Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo é semelhante a ele: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22: 36-39).

Estes dois grandes mandamentos são uma espécie de resumo dos 10 Mandamentos das Leis de Deus. Os primeiros quatro mandamentos indicam como devemos amar a Deus. Os últimos seis mandamentos indicam como devemos tratar uns aos outros. A quebra de qualquer um desses mandamentos é considerada pecado. 

Os Benefícios de Ser Obediente às Leis de Deus

Os seguidores de diversas religiões acreditam que a volta de Jesus está próxima. Eles esperam o dia em que Ele vai voltar para governar a terra e acabar com todos os males do mundo. Ele irá estabelecer a lei de Deus como a lei do mundo. Todas as pessoas vão passar a entender a lei e, então, passarão a segui-la. Eles saberão o que é pecado e quais são as consequências de não cumpri-las. As pessoas não irão mais pecar, e passarão a desfrutar de um mundo com moral, justiça, paz e alegria.

Todos serão recompensados por cumprir as leis de Deus. Quando a vinda de Jesus acontecer, a profecia de Jeremias será cumprida: “Mas isso é o que eu lhes ordenei, dizendo: Ouvi a minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo. E andai no caminho que eu vos mandar, para que tudo fique bem com você” (Jeremias 07:23).

Jesus Cristo morreu por nós. “Quem levou sobre si os nossos pecados em Seu próprio corpo sobre a cruz, para que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça, que por suas chagas fostes curados” (1 Pedro 2:24). Temos a oportunidade de receber o dom da vida eterna de Deus, mas temos de acreditar. Essa crença inclui a compreensão de que, ao pecarmos, estamos indo contra a lei de Deus.

Quem peca age contra Deus. Deus provê um caminho de salvação por meio do sacrifício de Jesus Cristo. O pecado e a obediência aos 10 Mandamentos têm efeito não apenas sobre nós, mas sobre todos. A Bíblia afirma: “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23). Como resultado de nossos pecados, todos foram condenados à morte eterna (Romanos 6:23). Então, Deus, em sua misericórdia, pagou esta pena de morte através do sacrifício de Seu Filho, Jesus Cristo.

Podemos viver em paz se seguirmos as leis de Deus. Por isso, se você crê n’Ele, procure sempre agir conforme os Seus ensinamentos. Você só tem a ganhar e certamente terá uma vida muito mais próspera e feliz se não viver em pecado. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.