Como se Chama o Lugar Onde Fica o Santíssimo?

 A Igreja Católica Apostólica Romana é uma das instituições mais importantes de toda a humanidade. Contando com aproximadamente 2 mil anos de história e mais de 1 bilhão de membros, esta tem uma influência muito forte na nossa sociedade, sendo o seu líder, cuja denominação é Papa ou Pontífice uma influente figura global. Mesmo nos dias atuais em que a religião vem perdendo força e a secularização está cada vez mais presente na cultura e no estado, é inegável toda a autoridade que o catolicismo emana, ao ponto de interferir no nosso cotidiano e transformar simples objetos em simbolismos que se relacionam diretamente com a sua fé.

O Que é o Santíssimo?

 Dentro das estruturas que constituem a Igreja Católica há por definição dois elementos que recebem comumente o nome de santíssimo, ambos estão diretamente correlacionados um ao outro, no entanto não significam a mesma coisa. Podemos denominar como santíssimo um recinto localizado dentro do templo, portanto uma capela, nela está guardada um importante objeto utilizado nas cerimônias religiosas: o sacrário; este, que também pode ser conhecido como tabernáculo, nada mais é do que o baú cuja serventia se resume a guardar dois objetos de importância litúrgica: o cibório e o ostensório. 

 A arquitetura desta capela pode se diferenciar do resto da igreja por ser bem mais suntuosa que o restante do edifício, sua rica decoração demonstra o nível de importância que este local representa para a fé cristã católica. Ela constantemente se localiza bem próxima ao altar, esta é uma recomendação feita pela própria Igreja Católica, sendo que anteriormente era até uma exigência da própria e não podia ser descumprida.

 Além da capela, o santíssimo também pode corresponder a eucaristia, ela também pode ser chamada de santíssimo sacramento. A eucaristia é a cerimônia onde os fiéis consomem simbolicamente o corpo e o sangue de Jesus Cristo, sendo alegoricamente representados por pão e vinho. 

Como se Chama o Lugar Onde Fica o Santíssimo?

  A relação entre o santíssimo capela e o santíssimo eucaristia se dá em razão do cibório e do ostensório servirem para depositar as hóstias consagradas, sendo a primeiro uma espécie de cálice e o segundo uma peça onde o pequeno pedaço de pão, que faz a hóstia, fica exposto, ambos os objetos são depositados em cima do altar e ficam lá durante a missa realizada pelo Padre. Portanto o local onde fica o santíssimo é chamado de tabernáculo ou sacrário. Contudo se estamos no referindo a capela do santíssimo, ela se localiza no templo da Igreja Católica.

Curiosidades: Conheça Outros Objetos Litúrgicos

Objetos Litúrgicos

Objetos Litúrgicos

 Assim como foi brevemente citado anteriormente, na estrutura de Igreja Católica há uma série de objetos comuns mas que dispõe de um significado para esta instituição, podemos nomear como liturgia uma série de elementos estabelecidos pela própria religião para que haja um contato maior entre os fiéis e a santíssima trindade, ou seja, Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo. 

 Alguns destes objetos e práticas litúrgicas são bem conhecidos por nós, mesmo aqueles que não seguem as doutrinas da Igreja Católica dificilmente há os que desconhecem completamente a eucaristia, ou ainda mesmo a hóstia. No entanto há os objetos menos conhecidos por aqueles que não são adeptos da religião, ou até mesmo não praticam cotidianamente ela, mesmo que ainda se nomeie como membro da mesma.

 Conheça agora alguns dos mais importantes objetos litúrgicos do catolicismo, saiba do que é feito e qual é a função dele dentro da religião.

 1- Corporal

Corporal

Corporal

 O corporal é um objeto que pode passar desapercebido por muitos, porém ele está presente em todas as cerimônias religiosas executadas pela igreja. Sendo nada mais que um simples pedaço de pano em formato quadrangular, esta peça possui um importante simbolismo para os cristão católicas, pois ela representa o santo sudário, um tecido no qual Jesus Cristo teria sido envolvido após sua crucificação, evento que culminou na sua morte. Para mais ele também pode simbolizar a devoção dos católicos em relação a Cristo.

 O material que constitui o corporal geralmente é o linho, mesmo tecido que supostamente a mortalha de Jesus teria. Durante a missa ele é colocado estendido em cima do altar, sobre ele é depositado o cibório ( anteriormente citado do artigo), a patena e um cálice. 

2- Patena

Patena

Patena

 Durante a celebração da missa, é comum que a hóstia seja manuseada várias vezes pelo sacerdote, portanto ela é um dos objetos litúrgicos mais conhecidos, em razão disso há diversos recipientes onde ela pode ser depositada sendo a patena um delas.

 Comumente feita de metal, a patena é um prato extremamente raso, ao decorrer da missa o padre a utiliza para colocar as hóstias.

3- Cálice

Cálice

Cálice

 Bastante utilizado no nosso dia a dia, o cálice em contexto litúrgico simboliza o santo graal, este nada mais é do que o recipiente em qual Jesus Cristo teria bebido durante a última ceia. Durante a cerimônia religiosa a função do cálice é receber o vinho que irá simbolizar o sangue do messias, além disso está sempre acompanhado da patena e do corporal, mas também da pala e do sanguíneo.

 A constituição dele pode ser feita de vidro ou metal, porém é exigência do próprio Vaticano que quando o material for de metal, ao menos o seu fundo seja da cor dourada. 

4- Pala

Pala

Pala

 Um pequeno cartão, geralmente feito com papelão, esta peça é revestida com tecido para que cubra o cálice durante a cerimônia religiosa, e assim impeça que caia algo que polua o que está dentro dele. Ela é quadrangular e geralmente possui a cor branca

A pala é outro objeto que pode passar sem ser visto, pois ele é pequeno e sua função é muito mais auxiliar um objeto litúrgico do que simbolizar algo, porém ela ainda é importante para a cerimonia.

5- Sanguínea

Sanguínea

Sanguínea

 Outro objeto que serve principalmente para auxiliar no uso do cálice, a sanguine, também conhecida como purificador, é um longo pano em formato retangular, ele é bem maior que o corporal e serve para limpar o cálice após ele ser utilizado, previamente ele pode ser colocado em conjunto com a pala e cobrir o cálice antes da cerimônia. Além do recipiente o sanguíneo pode ser utilizado pelo próprio sacerdote, afinal o padre limpa a boca e os dedos nele. Também pode servir para limpar a patena e até mesmo a galheta.

 Uma informação curiosa a respeito não só do sanguíneo, mas também dos outros panos utilizados nas celebrações religiosas, como o por exemplo corporal, é que a lavagem deles é bem diferente, ela é primeiramente colocada em um recipiente com água sem sabão e depois em uma com sabão neutros, posteriormente ocorre a lavagem comum. 

6- Galheta

Galheta

Galheta

 A galheta se caracteriza por ser dois pequenos recipientes, bem similares a um par de jarros, cuja função é depositar água e vinho para que estes sejam consagrados pelo sacerdote que está comandando a cerimônia. O primeiro liquido busca simbolizar o povo de Deus, já o segundo representa o sangue de Cristo, é comum que quando está ocorrendo a consagração haja uma mistura entre a égua e o vinho, isto para representar a união entre a divindade e seus seguidores. O material da galheta pode ser tanto vidro quanto meta, ambos são bem frequentes.

7- Naveta

Naveta

Naveta

 Um belo objeto, cujo formato pode lembra levemente um barco, e que na maioria das vezes é feito de prata, é a naveta, uma peça bastante utilizada nas cerimônias litúrgicas. Sua serventia resume-se em colocar os incensos da missa até que chegue a hora em que eles serão queimados, neste momento eles são levado até o turíbulo.

8-  Turíbulo

Turíbulo

Turíbulo

 Também chamado de incensório, nome que já revela sua serventia, o turíbulo é o recipiente onde se deposita o incenso para que eles sejam queimados durante a cerimônia religiosa. A peça é feita de metal e dispõe de 2 compartimentos, um onde coloca os incensos e as brasas e outros onde sai a fumaça produzida pela queima.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.