Quais São os Santos do Brasil?

O Brasil é um dos principais países dedicados a fé católica do mundo, cerca de 65% da sua população declara-se como católica. No entanto, apesar dessa forte ligação religiosa nosso país não está entre os que possuem mais santos reconhecidos pela Igreja Católica. É válido mencionar que alguns santos brasileiros foram reconhecidos em sua santidade pelo legado deixado em nosso país embora não tenham nascido em nosso território.

Dessa forma alguns santos brasileiros não são nascidos no Brasil, mas o que realmente importa é a fé dedicada a eles e como aqueles que creem neles são atendidos em seus anseios. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre a história dos santos do Brasil!

Quais São os Santos do Brasil

Você conhece a história dos santos do Brasil? Continue lendo para saber mais sobre eles e seus feitos que foram imprescindíveis para a canonização.

São Roque González de Santa Cruz

Ele é considerado como um dos três mártires do Rio Grande do Sul. Embora tenha nascido no Paraguai destacou-se por seu trabalho de evangelização na região Sul do Brasil. São Roque González de Santa Cruz foi um dos primeiros a realizar o trabalho de evangelização católica entre os índios guaranis. Em 1628 foi assassinado por indígenas que se opunham ao seu trabalho. Foi declarado santo pelo Papa João Paulo II, em 1988, durante sua visita ao Paraguai.

São Roque González de Santa Cruz

São Roque González de Santa Cruz

Santo Afonso Rodrigues

Santo Afonso Rodrigues é também um dos três mártires do Rio Grande do Sul. Esse sacerdote nasceu em Zamora, na Espanha, e foi assassinado em Caaró, na região Sul do Brasil. Fazia parte da Companhia de Jesus e chegou ao continente americano em 1617, foi morto 11 anos depois juntamente com São Roque. Sua canonização também foi realizada em 1988 pelo Papa João Paulo II.

Santo Afonso Rodrigues

Santo Afonso Rodrigues

São João de Castilho

Mais um dos três mártires do Rio Grande do Sul, era espanhol e chegou às Américas em 1616 para fazer a catequização de índios na região Sul do Brasil. Também foi assassinado por indígenas que eram contrários ao seu trabalho de catequização. Sua canonização aconteceu em 1988 também pelo Papa João Paulo II.

São João de Castilho

São João de Castilho

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus

Madre Paulina, como era mais conhecida, veio da Itália para o Brasil em 1875. Ela morou e realizou importantes obras religiosas em Santa Catarina e São Paulo. Toda a vida dessa religiosa foi dedicada às obras ligadas a igreja. Sua canonização aconteceu em 2002 pelo Papa João Paulo II. Ela é considerada como a primeira santa brasileira.

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus

Santo Antônio de Sant’Ana Galvão

Popularmente conhecido como Frei Galvão é o único santo católico que realmente nasceu no Brasil. Tornou-se uma das figuras religiosas mais populares do Brasil sendo famoso por ter poderes de cura. Sua canonização aconteceu em maio de 2007, o procedimento foi realizado pelo então Papa Bento XVI.

Santo Antônio de Sant'Ana Galvão

Santo Antônio de Sant’Ana Galvão

São José de Anchieta

Um jesuíta espanhol que se tornou marcante para a história do Brasil sendo um dos fundadores da Cidade de São Paulo. É chamado também de ‘Apóstolo do Brasil” pelo fato de ter sido um dos pioneiros da introdução da religião católica em nosso país. Dentre suas realizações também está ser o autor da primeira gramática em língua Tupi. Foi canonizado em 2014 pelo Papa Francisco.

São José de Anchieta

São José de Anchieta

Santo André de Soveral

André de Soveral nasceu em 1572 em São Vicente, ele foi padre católico de origem luso-brasileira. Perdeu sua vida durante a Guerra da Restauração mais precisamente no chamado Martírio de Cunhaú (povoado situado no Rio Grande do Norte em 1645), um grupo de religiosos impôs resistência a dominação holandesa. Foi canonizado em 2017 pelo Papa Francisco.

Santo André de Soveral

Santo André de Soveral

Ambrósio Francisco Ferro

Nascido em Açores, Ambrósio Francisco Ferro, mudou-se para o Brasil junto com seus familiares. Decidiu seguir a vida religiosa sendo ordenado padre e a partir do ano de 1636 tornou-se pároco em Natal. No dia 03 de outubro de 1645 o sacerdote foi martirizado por uma unidade militar holandesa. Junto com o padre havia 28 fiéis que tiveram o mesmo triste destino. Dentre esses fiéis havia alguns parentes de Ambrósio Francisco Ferro.

Os 28 companheiros de Ambrósio Francisco Ferro também tornaram-se santos, são conhecidos como os Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A beatificação foi concedida no dia 05 de março de 2000, pelo Papa João Paulo II, juntamente a André de Soveral e os 28 companheiros de martírio.

Ambrósio Francisco Ferro

Ambrósio Francisco Ferro

Irmã Dulce: Considerada a Primeira Santa Brasileira Pelo Vaticano

Para o Vaticano, Irmã Dulce, canonizada em 2019, é a primeira santa brasileira mesmo que haja outras religiosas nascidas no país e uma que atuou em nosso território canonizadas anteriormente. Esse ponto de vista se justifica porque Irmã Dulce é a primeira religiosa nascida no Brasil cujos milagres foram reconhecidos pela Igreja Católica.

O nome de batismo da religiosa é Maria Rita Lopes Pontes, atualmente, é chamada de Santa Dulce dos Pobres. Tornou-se reconhecida no Brasil e no mundo por seu importante trabalho filantrópico dedicado aos necessitados. O seu legado inclui Obras Sociais com seu nome, Irmã Dulce, era muito conhecida e amada na Bahia assim como no resto do Brasil por sua bondade e olhar caridoso para os mais necessitados.

Outras Santas Brasileiras e Irmã Dulce

As outras santas brasileiras são Madre Paulina e as mártires que fazem parte do grupo de católicos canonizados do Rio Grande do Norte (mártires de Cunhaú e Uruaçu). O grupo de fiéis que sofreu o massacre em 1645 no Nordeste brasileiro era composto por mais de 80 pessoas, no entanto, somente 30 tiveram suas identidades reconhecidas. O grupo que também conta com dois sacerdotes não possui uma história muito conhecida e nem milagres reconhecidos.

No ano de 2002 aconteceu a canonização de Madre Paulina que embora tenha tido seus milagres reconhecidos realizados no Brasil era italiana de nascença. A religiosa chegou ao nosso país com dez anos de idade e dedicou sua vida as obras religiosas em nosso país. Pelo fato da história do grupo de mártires ser pouco conhecida e não ter milagres atribuídos e Madre Paulina ser italiana, o Vaticano, entende que Irmã Dulce é a primeira santa brasileira. Frei Galvão foi o primeiro santo, nascido no Brasil, a ser canonizado em 2007 pelo Papa Bento Bento XVI.

Gostou de saber mais sobre os santos brasileiros? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.