Quem Foi o Primeiro Papa a Visitar o Brasil?

O papa, dentro da hierarquia estabelecida pela Igreja Católica Apostólica Romana, é a figura de maior autoridade dentro do catolicismo, segundo essa religião ele é o representante máximo de Deus na terra, deste modo cabe a ele interpretar, estabelecer e até mesmo revogar normas da fé, portanto é responsabilidade dele reger tudo que diz respeito a Igreja Católica, função esta que realiza com ajuda de vários auxiliares, mas que a palavra final sempre é dele. Além de exercer um papel fundamental dentro desta vertente do cristianismo, o papa também desempenha funções políticas, ele é uma figura de grande poder e influência, sendo que suas opiniões são de grande impacto no cenário global, além disso ele mesmo é um líder político, pois é incumbido de governar a sede da Igreja Católica, uma cidade estado chamado Vaticano, anteriormente este lugar fazia parte de Roma, capital da Itália, contudo ganhou sua independência nos anos 30 do século XX, território onde ele é considerado o monarca.

 O cargo papal é vitalício, sendo que é função do colégio de cardeais eleger um novo papa quando o atual vem a falecer, no entanto não é raro na história do catolicismo papas que renunciaram sua posição, o mais recente caso ocorreu em 2013, quando o alto pontífice Bento XVI abdicou a posto, ele utilizou como justificativa a sua idade avançada e saúde debilitada, o que segundo o mesmo não permitiria ser um líder adequado para a Igreja. Devido a todo o poder que a figura do papa representa, esta renúncia foi amplamente acompanhada pela mídia, assim como a escolha do próximo pontífice.

Fumaça Branca da Capela Sistina

Fumaça Branca da Capela Sistina

 Ao longo dos século a Igreja Católica possui 266 papas, reconhece-se como o primeiro Pedro, um dos apóstolos que acompanhou Jesus Cristo durante sua jornada aqui na terra. Durante a maior parte deste tempo se convencionou que o pontífice ficasse apenas em Roma, sendo raríssimas as suas viagens e ocorriam apenas em situações muito singulares. Contudo nas últimas década foi se tornando cada vez mais comum as visitas papais em diversas nações, e, ao contrário do que se pode pensar, não é apenas aqueles países que possuem uma quantidade abundante de católicos que recebem o papa como visitante, pois ele visita vários lugares cuja tradição religiosa não é fortemente católica, deste modo ele pode entrar em contato com novos povos, além de manter algum vínculo com os líderes políticos destas nações, mesmo que estes possuam crenças diferentes. O papa responsável por iniciar essa tradição foi João Paulo II, seu pontificado durou 26 anos, sendo um dos mais longos na história do catolicismo, ao longo deste tempo ele visitou 129 países, percorrendo mais de 1 milhão e meio de quilômetros.

Quem Foi o Primeiro Papa a Visitar o Brasil?

 O Brasil é o país com a maior quantidade de católicos no mundo, estima-se que mais de 120 milhões de brasileiros são católicos, mantendo uma forte tradição baseada no catolicismo por muitos séculos desde seu estabelecimentos. No entanto até a segunda metade do século XX o país nunca havia recebido um papa no seu território, isso mudou também com o papa João Paulo II, ele foi o primeiro para a visitar o Brasil e fez isso 3 vezes durante seu pontificado, todas as visitas atraíram muita atenção dos fiéis e da mídia, que buscaram cobrir todo o tempo que ele passou neste país.

As 3 Visitas de João Paulo II

João Paulo II

João Paulo II

 A primeira visita oficial realizado por um papa ao Brasil foi em 1980, quando já se encontrava a 2 anos no posto, João Paulo II veio finalmente a maior nação católica do mundo, sendo que nesta época a quantidade de fiéis era ainda mais expressiva, cerca de 90 % da população. 

 A  viagem durou 11 dias, ao longo deste tempo o papa visitou várias cidades brasileiras, além disso participou do X congresso eucarístico nacional e se encontrou com o então presidente do Brasil, João Figueiredo, o último governante da ditadura militar. A visita é lembrada principalmente pela cena em que João Paulo II se inclina e beija o chão após chegar  nesta terra. 

 11 anos depois o papa voltou a fazer uma visita oficial ao Brasil, anteriormente em 1981 ele também havia dado um rápida passa aqui, enquanto se dirigia a nossa vizinha Argentina, eles faz um escala na cidade de Florianópolis e aproveitou para falar rápidas palavras ao povo brasileiro, contudo a viagem de 1991 foi tão impactante quanto a primeira, mesmo que não tão grandiosa. Nesta segunda vista o papa voltou a se reunir com o presidente do país, desta vez quem ocupava o cargo era Fernando Collor, o primeiro presidente eleito pelo povo após um longo período de ditadura. O papa voltou a visitar diversa cidades do Brasil, indo inclusive até Salvador onde veio a se encontrar com a irmã Dulce, uma religiosa brasileira que veio a ser canonizada pela igreja católica décadas depois.

 A terceira visita de João Paulo II no Brasil ocorreu em 1997, nesta época ele já estava com a saúde frágil e apresentava sinais de doenças graves. Foi recebido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e a imagem mais marcante dessa visita foi a benção que concedeu, no próprio Cristo Redentor, a cidade do Rio de Janeiro, local no qual ficou 4 dias e participou de um encontro com famílias.

 Nas 3 ocasiões o papa fez discursos bem parecidos, sendo frequente a condenação ao divórcio e ao aborto, assim como a defesa da justiça social. 

As Visitas de Outros Papas

 A partir de João Paulo II tornou-se comum entre os papas visitar diversas nações, os seus sucessores seguiram esta norma e viajaram para vários países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

– Papa Bento XVI

Papa Bento XVI no Brasil

Papa Bento XVI no Brasil

 Bento XVI assumiu o pontificado em 2005, ano da morte de João Paulo II, e visitou o Brasil 2 anos depois, esta viagem durou 4 dias e foi recebido, ainda no aeroporto, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o período em que aqui ficou o papa realizou encontros e missas, abordando neles temas delicados para a igreja católica, como por exemplo o aborto, a pedofilia e as drogas, também foi realizado pelo papa a canonização do religioso Frei Galvão. Sua visita foi o que deu início a quinta conferência geral do episcopado latino-americano e caribenho.

 Uma segunda visita do papa Bento XVI ao Brasil já estava marcada para o ano de 2013, contudo uma grande surpresa mudou completamente estes planos.

– Papa Francisco

Papa Francisco

Papa Francisco

 No ano de 2013 o mundo recebeu a surpreendente notícia de que Bento XVI havia abdicado o cargo de papa da Igreja Católica, com isso foi necessário a escolha de um novo pontífice. Após 2 dias de reunião entre os cardeais, o eleito foi o argentino Jorge Mario Bergoglio, que escolheu como nome papal Francisco, sendo o primeiro pontífice a escolher este nome.

 Toda essa situação impediu que houvesse um visita de Bento XVI ao Brasil naquele ano, contudo o seu sucessor cumpriu o compromisso e veio ao país apenas 4 meses depois de ser empossado. A sua viagem se deu principalmente pela jornada mundial da juventude, e ele foi recebida pela então presidenta Dilma Rousseff, ficando no país por 6 dias. Durante este período o papa reiterou a necessidade da presença de jovens na Igreja, além disso inovou por apresentar posições bem menos conservadoras que seus antecessores. Todo este evento foi amplamente coberto pela mídia e atraiu atenção do país inteiro.

 Entre a primeira e a última visita houve uma mudança bem significativa no povo brasileiro, enquanto em 1980 aproximadamente 90 % da população se declarava católica, em 2013 este número baixou para cerca de 60 %. Nos dias atuais a quantidade de católicos continua sendo reduzida gradualmente, além disso ainda há os que se denomina católico não praticantes, pessoas que até acreditam na religião mas não efetua vários preceitos da fé, deste modo o poder e a influência da igreja vai perdendo espaço no cenário nacional e outras denominações vão crescendo. No entanto basta entender um pouco da nossa história para perceber o quão significativa a igreja católica foi para a construção deste país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.