Qual Foi a Primeira Religião no Mundo?

Breve Panorama Sobre a Religião (ou as Religiões)

 A religião é um sistema organizado de crenças cuja função social durante a história foi sobretudo explicar fenômenos até então incompreensíveis para os seres humanos, também foi utilizada para trazer um sentido a vida daqueles que creem nelas, deste modo a religião acompanha o homem desde que ele começou a se tornar um ser com dúvidas, aflições e questionamentos, se mantendo como uma das instituições mais fundamentais de toda a trajetória humana, e que continua relevante ainda hoje no século XXI. 

 Quase todas as sociedades desenvolveram seu próprio sistema de crenças, assim cada uma delas possui sua própria doutrina, que informa aos membros dela no que se deve crer e como se portar, consequentemente é um grande padrão moral para os homens, assim como um objeto de inabalável fé para muitos. 

 Ao longo da evolução religiosa foi comum a associação de elementos mundanos com o divino, portanto a crença de que certos objetos representam alguma coisa para determinada religião é bastante frequente, um exemplo muito comum a nós, que vivemos em uma sociedade fortemente influenciada por elementos do cristianismo, é o crucifixo, este para quem desconhece a cultura cristã, é apenas um objeto formado quando duas estacas são interligadas, e que a muito foi objeto de tortura para os povos antigos, contudo para os cristãos ela é um símbolo religioso, que a principal função é representar esta fé.

 Uma dos acontecimentos que sempre acompanhou a religião, desde os seus primórdios, foi a ocorrência de perseguições, estas deram-se ao longo de vários século e continua sendo comum nos dias atuais. A principal razão para estes infelizes eventos é os conflitos existentes entre os religiosos, estes desacordos são muitas vezes motivados pelas divergências que ocorrem entre as religiões existentes, podemos citar o embate entre os antigos romanos e os cristãos, estes últimos mantinha a crença de que existia apenas um Deus e que ele era um ser onipresente, onisciente e onipotente, que havia criado o universo e que era um ser eterno, no entanto essa visão batia de frente com a religião seguida pelos romanos, estes acreditavam que o Imperador era um deus, logo a divindade adorada pelos cristãos era falsa e um ataque contra o líder deles. Esta desavença ocasionou violentos intolerâncias, que provocou muitas mortes e episódios brutais.

Religiões

Religiões

 Outro componente que acompanhou as religiões durante todos os anos de existência delas são os sacerdotes, estes se apresentam como seguidores da religião que, por uma série de motivos, possuem um conhecimento mais aprofundados sobre ela, logo são autoridades nesta área. Desta forma os sacerdotes ganham a função de líderes em muitas religiões, por este motivo cabe a eles ministrar as cerimônias dela, assim como também é papel deles esclarecer dúvidas sobre o que eles representam e aconselhar a respeito delas.

 Desde o advento da revolução científica a religião vem sofrendo grandes baques na sociedade, isto ocorre sobretudo porque vários questionamentos que ela servia para explicar agora possui uma resposta racional e comprovada cientificamente. Contudo ela ainda é uma fonte de muita influência no cenário global, sobretudo por ser uma instituição ainda muito funcional, e que de tempos em tempos vai se renovando, assim, mesmo que perca seguidores, ainda ganha muitos e atua em várias esferas da sociedade.

Qual Foi Primeira Religião do Mundo?

 Muitos estudiosos dedicaram anos de pesquisas com o objetivo de responder essa questão, contudo ela não é simples, afinal de contas não se tem como estabelecer claramente quando foi que alguém, ou alguma sociedade, passou a sistematiza as crenças e assim formou uma religião, no entanto os registros históricos conseguem indicar pelo menos o mais próximo disso.

 Deste modo os historiadores afirmam que o hinduísmo foi a primeira religião do mundo, para declarar isso eles se baseiam sobretudo na idade em que os textos sagrados dessa crença, os Vedas, foram escritos, assim acredita-se que esta tradição surgiu mais ou menos 2 mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo. 

Jesus Cristo

Jesus Cristo

 Entretanto, como foi brevemente citado anteriormente, é preciso esclarecer um ponto, o fato do hinduísmo ser aceito como a primeira religião do mundo não significa que antes da data em que ele surgiu o ser humano não tinha crenças no divino, mas sim que estas não eram suficientemente organizadas para que se denominaram ela como religião.

 A religião hindu consiste em um crença politeísta, deste modo seus seguidores acreditam na existência de vários deuses, sendo o principal entre eles o Brahma. Faz parte do hinduísmo a convicção de que os seres irão reencarnar numa próxima vida, além disso seus seguidores tem uma forte confiança no carma, isso significa que as atitudes deles nessa vida e nas passadas definirão o futuro. Além destas, o hinduísmo pode englobar uma abundante quantidade de crenças, afinal em um sentido mais abrangente ele uma corrente que ligou várias tradições religiosas menores. 

Brahma

Brahma

 O hinduísmo atualmente é a terceira religião mais seguida do mundo, ele possui aproximadamente 1 milhão de membros, o que equivale a cerca de 15 por cento da população mundial, a maior parte deles são encontrados no continente asiático, sobretudo na Índia e no Nepal, sendo um forte código de conduta nestes lugares. Deste modo a religião hindu permanece extremamente relevante nos dias de hoje, o que a torna a mais antiga tradição religiosa ainda existente. 

Qual Foi a Primeira Religião do Brasil?

 O Brasil, enquanto território, foi habitado somente pelos povos indígenas por cerca de 40 mil anos, sendo que não havia somente uma grande nação, mas sim diversas tribos que mantinham características que as diferenciavam uma das outras. Deste modo cada uma delas possuía sua própria tradição religiosa, embora ainda tivessem semelhanças entre elas, como por exemplo serem animistas, isso significa que havia a crença de que os elementos da natureza estava intrinsecamente relacionada com um ser divino, não eram necessariamente a mesma, afinal de contas o território que viria a ser o Brasil era muito grande e nele residia muitos povos, o que não facilitava a criação de uma crença única a todos eles. Atualmente as religiões animistas ainda são seguidas por alguns dos povos originários que ainda existem.

Religião do Brasil

Religião do Brasil

 Já o Brasil enquanto estado nomeou o catolicismo como religião oficial por muitos anos, e isto tem uma justificativa bem simples, afinal o país responsável por colonizar esta terra e fazer dela uma nação única, Portugal, tinha uma forte tradição católica, além disso a própria igreja contribuiu para a conquista lugar. Em vista disso o país foi construído se baseando nos preceitos do catolicismo, e ele ainda é a fé oficial da maior parte da população brasileira até os dias de hoje, contudo vem perdendo espaço nos últimos anos, principalmente pela migração do seus membros para outras religiões.

Qual Religião Possui o Maior Número de Seguidores?

 Mesmo que as primeiras religiões existentes tenham como base o politeísmo, desde a antiguidade o monoteísmo, ou seja, a crença em apenas um deus, foi ganhando cada vez mais espaço nas sociedades, sobretudo nas nações ocidentais. Esta informação se reflete muito nos dias de hoje, pois as 2 religiões mais seguidas do mundo atualmente são monoteístas, sendo elas o Cristianismo e o Islamismo, ambas possuem origens abraâmicas e acreditam no mesmo Deus, contudo se diferenciam por algumas divergências entre suas escrituras sagradas. 

Cristianismo

Cristianismo

 Atualmente o cristianismo dispõe de mais de 2 bilhões de membros, isso corresponde a quase 30 por cento da população mundial. Dentre todas as vertentes cristãs que existem a mais numerosa é o catolicismo, com aproximadamente 1 bilhão e 300 milhões de adeptos.

 O islamismo por sua vez possui aproximadamente 1 bilhão e 500 mil fiéis, sendo que as maior parte deles, cerca de 85 por cento dos muçulmanos, seguem a vertente sunita. A maior parte dos muçulmanos são encontrados nas sociedades orientais, habitando sobretudo o oriente médio, o norte da África e vários países asiáticos. No entanto ele vem se espalhando pelo planeta, sendo atualmente a religião que mais cresce no mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.