Ingredientes Do Óleo Da Unção: Quais São?

O óleo de unção é usado nas religiões cristãs como uma forma de abençoar aquele que está sendo ungido.

O Óleo De Unção Citado Na Bíblia

O óleo de unção é mencionado mais vezes no antigo testamento, quando ele é usado para ungir objetos e também a cabeça do sumo sacerdote e seus descendentes.

Em Êxodo 29:36-37; 30:25-29 é dito que o óleo é uma forma de consagrar objetos para o culto de Deus, dessa forma, aqueles objetos que eram ungidos se tornavam santos.

Nas Notas de Wesley a Mateus 1.16também é citado que o óleo é usado para ungir pessoas, quando os profetas, reis e sacerdotes passavam por uma unção para poder assumir o seu ofício.

Em três menções da bíblia o óleo é chamado de “santo óleo da unção”, sendo proibido o seu uso como óleo comum. É mencionada no Antigo Testamento a forma como os reis, sacerdotes e profetas seriam ungidos pelo óleo. A unção dos reis é mencionada no I Sm  9.16, a unção dos sacerdotes é mencionada em Ex 40.13-15 e a unção dos profetas é mencionado em Is 61.1-3.

O Novo Testamento tem somente quatro passagens onde é citado o óleo da unção, nenhuma dessas passagens explica exatamente para que ele é usado. As passagens podem ser interpretadas, como em Lucas 7:46, onde Maria usa o óleo para ungir os pés de Jesus como uma ato de adoração. Em Marcos 6:13 e Tiago 5:14 em as pessoas são curadas após serem ungidas.

O Óleo De Unção Usado Na História Da Igreja

Óleo De Unção

Óleo De Unção

Santo Agostinho comenta sobre o uso do óleo da unção uma vez em seus escritos sobre milagres.  Um cristão chamado Prócolo foi curado após ser ungido com óleo retirado das lâmpadas que iluminavam o seu tempo, uma prática que ainda é comum na Igreja Grega. João Crisóstomo, um dos patronos do cristianismo, também diz que o óleo que é retido da tumba de mártires cristãos pode ser usado para ungir bêbados.

A consagração do óleo de unção começa a ser formada a partir do quarto século d.C., como no Sacramentário de São Serapião, onde diz que o óleo comum deve ser consagrado pelo bispo.

Após o oitavo século, nas igrejas Ocidentais, o óleo parou de ser usado para ungir os doentes e cura-los, e passou a ser usado para ungir as pessoas que estavam prestes a morrer, dessa forma sendo usado como remissão dos pecados daquela pessoa.

O Sacramento da Extrema Unção foi mencionado pela primeira vez entre os sete sacramentos da Igreja Católica no século XII. E foi estabelecido que ele deve ser usado na santa unção do doente, mudando o nome de Extrema Unção para Unção dos Enfermos.

O Óleo Da Unção Nos Dias De Hoje

Óleo Da Unção Nos Dias De Hoje

Óleo Da Unção Nos Dias De Hoje

Não há indicações nos textos sagrados sobre o uso do óleo, assim como não há a sua proibição, portanto, é algo que deve ser pensado por cada cristão. O óleo é constantemente associado ao Espírito Santo, dessa forma, muitas vezes o óleo é usado como uma maneira de nós deixarmos mais próximo de Deus.

Modos De Aplicação Do Óleo Da Unção

O óleo é aplicado de diversas formas, podendo ser aplicado na cabeça, no rosto, nos pés e nas feridas de doentes, pelos membros da Igreja, cada um deles tem um significado diferente.

Quando aplicado na cabeça indica que o homem que recebeu a unção irá cumprir alguma tarefa a serviço de Deus. Quando aplicado no rosto irá proteger contra as forças negativas da natureza. Quando aplicado nos pés está relacionado a uma benção ou uma recepção de um hóspede. E quando aplicado sobre feridas serve como medicamento.

Quais São Os Ingredientes Do Óleo De Unção?

Há diferentes tipos de óleos usados para a Unção, vamos conhecer todos eles:

O Azeite puro é citado em Sl 92.10, ele é símbolo de alegria e saúde, e serve também como qualificação de uma pessoa como serva do senhor.

O óleo conhecido como Unguento é feito a partir de uma mistura de gordura e perfumes especiais, usado para ungir o hóspede como maneira de dar boas vindas, como é citado em Jo 11.2; Dn 10.2-3; Rt 3.3.

Os óleos curativos eram feitos especialmente com medicamentos, feitos para curar feridas, eles são citados em Is 1.6, Lc 10.34.

O óleo chamado de Unguento fúnebre era utilizado no corpo durante o sepultamento para embalsamar o corpo, como é citado em Mt 26.12; Lc 23.55-56.

A receita do óleo de unção é citada em Êxodo 30:22-25 e cita o seguinte: “Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Tu, pois, toma para ti das principais especiarias: da mais pura mirra, quinhentos siclos; e de canela aromática, a metade, a saber, duzentos e cinquenta siclos; e de cálamo aromático, duzentos e cinquenta siclos;  e de cássia, quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário; e de azeite de oliveiras, um him. E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista; este será o azeite da santa unção.”

Dessa forma os seus ingredientes seriam: mirra, canela, cálamo, cássia e azeite de oliveira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.