Pelicano Eucarístico: O Que é Esse Símbolo?

Um dos mais conhecidos símbolos católicos, o Pelicano Eucarístico, ganhou relevância devido a uma lenda que permite uma comparação direta a Jesus, mais especificamente a Eucaristia quando Cristo oferece o seu próprio sangue como alimento para o povo.

Durante muito tempo acreditou-se que o pelicano quando não tem peixes para alimentar seus filhotes bica o seu próprio peito oferecendo a sua carne para os pequenos, se sacrifica assim como Jesus fez pela humanidade oferecendo o seu sangue. Vamos entender melhor esse símbolo?

O Que é o Símbolo do Pelicano Eucarístico?

Pelicano Eucarístico

Pelicano Eucarístico

Para o catolicismo o Pelicano Eucarístico é o símbolo da doação e do sacrifício sendo uma representação da Eucaristia, quando Jesus oferece seu sangue e seu corpo como alimento para salvar a humanidade. Assim como o pelicano da lenda, Jesus, se sacrificou por amor a nós. Uma menção a simbologia do pelicano está presente no hino “Adoro te devote” de São Tomás de Aquino (1225-1274).

Pelicano em Brasões

Uma curiosidade a respeito do Pelicano Eucarístico é que ele está presente em muitos brasões de universidades como a de Cambridge e Oxford devido ao fato de terem sido estabelecidas por ordens religiosas católicas. Aliás, no quadrilátero de Corpus Christi College, em Oxford, existe uma grande e imponente estátua de pelicano como uma lembrança dessa herança católica.

O Pelicano e Outros Significados

Além da relação feita pela igreja católica do Pelicano com Jesus Cristo existem outros significados associados à ave. Para os maçons, por exemplo, o Pelicano representa Deus ou Deuses uma vez que alimenta é capaz de alimentar o seu cosmos com sua substância própria, com seu sangue. É possível encontrar inclusive uma descrição a respeito do significado do pelicano no Dicionário Enciclopédico da Maçonaria.

Na simbologia maçônica o Pelicano é representado derramando o seu sangue sobre os seus filhotes. As representações maçônicas sempre contam com os pelicanos apresentando os seus filhotes conforme os números sagrados que são 3, 5 e 7. Os egípcios acreditavam que o Pelicano era uma ave sagrada.

Os alquimistas chegaram a batizar um utensílio de suas experiências com o nome da ave, esse item se diferenciava pelo fato de fazer uma retroalimentação, tal qual a lenda de que a ave alimenta seus filhotes com sua própria carne e sangue.

Conhecendo Melhor o Pelicano

Agora que você já sabe mais sobre a simbologia do Pelicano talvez esteja curioso para saber mais sobre o animal em si. Trata-se de uma ave cuja principal característica é ter uma bolsa membranosa (que pode ter duas ou três vezes o tamanho do seu estômago) na qual prende o bico. O objetivo dessa bolsa é armazenar alimento por algum tempo. Como boa parte das aves aquáticas tem seus dedos unidos por membranas.

De uma asa a outra podem medir até três metros e chegar aos 13 kg de peso. É normal que os machos sejam maiores do que as fêmeas tendo bicos mais alongados em relação a elas. A base alimentar dessas aves é composta por peixes. Os pelicanos somente não são encontrados na Antártida.

Lendas

É importante mencionar que é uma lenda o fato de os Pelicanos alimentarem seus filhotes com sua própria carne e sangue. Na verdade eles provavelmente estavam apenas retirando alimento da bolsa membranosa quando os observadores acreditaram ter visto um sacrifício. Outra potencial explicação para o surgimento da lenda é o fato de que há uma doença que acomete os pelicanos que pode deixar marcas vermelhas em seu peito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.