Símbolos do Espírito Santo Para Catequese

O Espírito Santo é o terceiro componente da Santíssima Trindade composta também pelo Pai e pelo Filho. Na Bíblia são utilizados alguns símbolos para representar concretamente a ação divina Dele. Há nove símbolos do Espírito Santo considerados pelo catecismo como representações dessa parte da tríade sagrada. Continue lendo para conhecer e entender porque cada elemento foi escolhido.

Conheça os Nove Símbolos do Espírito Santo

Uma das questões mais relevantes abordadas pelo catecismo diz respeito aos símbolos que oferecem contornos concretos para a ação do Espírito Santo. Basicamente esses símbolos são adotados como uma forma de tornar visível a ação de uma força invisível. A simbologia por trás de cada elemento é bastante representativa dos valores ligados ao Espírito Santo.

Símbolo: Água

Água

Água

A água é um elemento de grande importância para o catolicismo em especial no que diz respeito ao Batismo, foi tornada sacramental. É possível confirmar que se trata de um símbolo do Espírito Santo por Paulo quando ele afirma que todos foram batizados num só Espírito e beberam de um só Espírito.

Símbolo: Unção

No Velho Testamento os escolhidos por Deus eram ungidos com óleo para que pudessem então dar início ao cumprimento de suas missões. A unção é um dos símbolos mais fortes de representação do Espírito Santo por ser o sacramento da Confirmação. Jesus era o Messias, palavra que em hebraico significa o ungido. A unção com óleo realizada no batismo e na crisma é uma forma de demonstrar que o Espírito Santo está presente.

Símbolo: Fogo

Fogo

Fogo

É relacionado ao Espírito Santo por sua energia de transformação, algo pungente na passagem bíblica de Pentecostes. A descrição fala sobre línguas de fogo que caíram dos céus sobre os apóstolos permitindo que eles falassem as línguas dos anjos, as chamas agiram como um elemento de transformação.

Símbolo: Nuvem e Luz

Nuvem e Luz

Nuvem e Luz

Símbolos que unidos representam a ação do Espírito Santo sobre a Virgem Maria, Ela foi coberta com a sombra divina com a forma de nuvem. Essa simbologia também é utilizada no dia da Ascensão em que uma nuvem e uma sombra surgem no Monte Tabor anunciando que Jesus Cristo é o escolhido e filho de Deus.

Símbolo: Selo

Selo

Selo

Refere-se ao compromisso assumido pela unção realizada pelo Espírito Santo e também se refere à consagração do cristão. Tem um sentido bem próximo ao da unção, esse sacramento ratifica que o espírito daquele que foi batizado pertence a Deus. Os cristãos são marcados com um selo em seu espírito.

Símbolo: A Mão

A Mão

A Mão

Quando Jesus promovia a cura dos doentes usava a imposição das mãos que se tornou uma importante representação da transmissão do dom do espírito. A Igreja Católica mantém esse gesto como um elemento de grande relevância para a efusão do espírito.

Símbolo: O Dedo

Jesus expulsa os demônios pelo dedo de Deus, é possível encontrar uma referência a esse símbolo no hino “Veni Creator Spiritus” em que o Espírito Santo é invocado como sendo o Dedo da Mão Direita de Deus.

Símbolo: A Pomba

Quando Jesus Cristo é batizado no rio Jordão por João Batista uma pomba pousa sobre ele para representar a presença do Espírito Santo nesse momento.

A Pomba

A Pomba

Símbolo: O Sopro

Em Jo 20,22 há uma passagem em Jesus diz para os seus apóstolos que recebam o Espírito Santo emitindo então um sopro sobre eles. No dia de Pentecostes eis que um vendaval sopra antes da chegada do Espírito Santo indicando a sua presença.

João 20:22

João 20:22

Gostou de saber mais sobre os símbolos do Espírito Santo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.