Religião Mórmon

O assunto “religião” é um dos que mais desencadeiam polêmica no mundo atual, haja vista que mais da metade da população mundial é essencialmente religiosa. De um vasto espectro religioso, onde mais de 3 mil denominações se intitulam como doutrinas ou seitas religiosas, três se destacam, sendo elas o Cristianismo, o Islamismo e o Hinduísmo.

Dessas três religiões, a que mais se destaca é o Cristianismo, sendo a maior religião do planeta, com uma gama de mais de 2,2 bilhões de fiéis, algo em torno de 30% da população mundial. O Islamismo segue perto, com mais de 1,7 bilhão de seguidores, o que equivale, mais ou menos, a 20% da população total do planeta.

Deve-se dizer que o Cristianismo é uma das religiões mais antigas conhecidas, e teve por fundador Jesus Cristo, que, segundo os cristãos, é filho de Deus e este o entregou à Terra com o objetivo de salvar a todos do pecado original e convertê-los aos preceitos divinos.  Para os cristãos, portanto, Jesus é o mediador existente entre os homens e Deus.

Segundo a narrativa Bíblica, Jesus Cristo foi crucificado pelos Romanos sob a justificativa que não poderia haver outro rei, erroneamente associando Jesus Cristo a um reino territorial, sendo que isso não era o seu objetivo. Ressuscitou depois de 3 dias, estando hoje sentado a direita de Deus.

O Cristianismo é divido em várias vertentes, como o Catolicismo, o Protestantismo e a Igreja Ortodoxa, sendo a primeira vertente a maior das existentes. No entanto, existem outras vertentes, sendo algumas não muito conhecidas, como é o caso da vertente da Igreja do Santo dos Últimos Dias, cujos frequentadores são conhecidos por “Mórmons”. E é esse o assunto do nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre esse movimento, bem como algumas informações interessantes sobre ele. Vamos lá?

A Religião Mórmon

A religião Mórmon, ou também conhecida como a Igreja dos Santos dos Últimos Dias é uma doutrina religiosa, que se iniciou no século XIX, nos Estados Unidos, pelas mãos do profeta Mórmon Joseph Smith Jr. É chamado de profeta pelos seguidores da religião Mórmon, que consideram Smith o primeiro dessa época.

Os Mórmons eram assim chamados por que eram caracterizados como “membros” da Igreja que haviam se afastado, com o intuito de criar uma nova identidade, o que culminou com a criação da religião da Igreja dos Santos dos Últimos Dias.

Tal nome, “mórmons”, é provido de um livro que fora escrito pelo primeiro profeta mórmon, no qual dava outra versão aos testamentos deixados por Jesus Cristo ao povo antes de sua morte. Nesse livro também é retratada a segunda vinda de Jesus Cristo à Terra, na qual ele terá a missão de julgar tanto os vivos quanto os mortos.  Seria um retorno glorioso, e, também, um concreto sinal dos “últimos dias”, palavras essas que designam parte do nome da religião Mórmon, como se viu anteriormente.

A origem dessa religião começou quando Joseph Smith Jr. Tinha apenas catorze anos, e morava com seus pais cristãos. Naquela época, entrando na fase de adolescência, Smith declarou que não sabia qual religião era a “verdadeira”, sendo que isso causou vários transtornos à sua vida religiosa. Um dia, ainda com catorze anos, resolveu ir a um bosque próximo de sua casa com o intuito de louvar a Deus e orar para ele. Ao chegar ao local, se ajoelhou e iniciou a oração, que tinha por objetivo pedir a Deus uma “luz” sobre qual religião era a verdadeira e, por fim, seguí-la. Logo em seguida, Smith notou um pilar de luz pairando sobre sua cabeça.  Smith percebeu duas figuras, dizendo que ambas eram Deus e Jesus Cristo. Joseph disse também que, ao notar a presença das duas entidades divinas, escutou um deles o chamar pelo nome, e, depois desse chamamento, viu a divindade apontando para a outra ao seu lado, dizendo que esse era o seu “filho amado” e que Joseph deveria ouvi-lo.  Então, Smith ouviu de Jesus que ele não deveria seguir qualquer religião, pois nenhuma dessas representava as reais vertentes propostas por Jesus. Logo depois da aparição de Deus e de Cristo, Smith foi agraciado com a visão de um profeta que supostamente viveu em 400 d.C. : Moroni, que transmitiu um pouco de seu conhecimento a Smith.  Aparecendo ao fundador da religião Mórmon na forma de anjo, Moroni disse a Joseph sobre a existência de um livro feito totalmente com placas de ouro, onde conhecimentos sobre Deus e Jesus estavam escondidos. Segundo estudiosos, Joseph teria recebido as tais placas de ouro no ano de 1827, e, a partir daí, iniciou um intenso trabalho de tradução de todo o livro, que continha caracteres completamente desconhecidos para o inglês.

Nessa verdadeira empreitada, Joseph contou com a ajuda de vários outros pesquisadores, como Oliver Cowdery, que atuava como escrivão de Smith. Percebendo que não conseguia mais traduzir alguns trechos, Joseph voltou ao bosque e começou a orar novamente, pedindo a Deus forças para concluir o seu trabalho. Depois disso, o profeta teve uma nova visão, dessa vez, com a presença de João Batista, personagem bíblico que batizou Jesus nas águas do Rio Jordão pouco antes de sua morte. Ele abençoou Smith e o deixou capacitado para batizados. Dias depois, em uma nova oração no bosque, Smith recebeu a vista de Tiago, João e Pedro, trio cujas chaves do céu eram confiadas a eles. Impuseram sua benção em Smith, o deixando apto para ser um sacerdote.

Logo depois de terminar a tradução do livro com placas de ouro, Smith funda, na presença de seis pessoas – como mandava a lei Estadunidense -em abril de 1830, a religião Mórmon. Nesse mesmo período, Smith lançou “ O Livro de Mórmon”, onde continha as escrituras do livro com placas de ouro. Nessa época, estabelecia-se no mundo a Igreja dos Santos dos Últimos Dias, que auto intitulava como a Igreja Verdadeira fundada por Jesus que foi restaurada a mando dele por lideranças cristãs jovens e que tinham disposição para mudar.  Apesar de conseguir adeptos, o movimento adquiriu também muitos inimigos, tanto na área religiosa quanto na área política.

Hoje, os mórmons se somam em mais de 15 milhões de pessoas, estando a religião mais concentrada nos países como EUA, México e Brasil, sendo os três maiores polos da religião Mórmon no mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.