O Paraíso

O Paraíso, também chamado de Reino de Deus, é real? Quando iremos conhecê-lo? Como podemos nos preparar para isso? As respostas para esses e outros questionamentos você encontrará neste artigo.

O Que é o Paraíso?

O Paraíso ou Reino de Deus é o tema central dos ensinamentos de Jesus e a mensagem fundamental da Igreja fundada por Ele através de seus discípulos. Como Marcos explica em seu Evangelho: “Agora, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.”

Muitas pessoas já ouviram o termo “Reino de Deus”, mas poucos realmente entendem o que ele realmente é. Ao longo de toda a Bíblia, esta foi a mensagem central. João Batista pregou o Reino de Deus, Jesus pregou, e os apóstolos pregaram. A vinda do Reino de Deus é a mensagem que Deus quer transmitir para cada pessoa na Terra. A questão crucial é: você quer ser parte dela? 

O Reino de Deus no Evangelho

A palavra “evangelho” significa boa nova. Nas parábolas contadas por Jesus com lições espirituais, Ele explicava o que temos de fazer para entrar no Reino de Deus. Muitos dos profetas do Antigo Testamento falaram sobre o Paraíso sob a inspiração do Espírito Santo. Confira alguns trechos a seguir:

Depois de treinar seus 12 discípulos, Jesus enviou-os “para pregar sobre o Reino de Deus e curar os enfermos” (Lucas 9: 2). Depois de Sua crucificação e ressurreição, Jesus apareceu diante de seus discípulos e continuou “falando das coisas referentes ao Reino de Deus” (Atos 1: 3).

Mais tarde, Paulo também descreveu seu ministério de como pregar sobre “o Reino de Deus” (Atos 14:22; Atos 19:8; Atos 20:25; Atos 28:31; 1 Coríntios 6: 9-10; 1 Coríntios 15:24) e referiu-se seus companheiros ministros como “trabalhadores para o Reino de Deus” (Colossenses 4:11). 

Seria o Reino de Deus uma Metáfora?

O que é o Reino de Deus? Ele tem um sentido literal ou seria um reino figurativo? Embora seja geralmente entendido que a mensagem de Jesus pregou foi a do Reino de Deus, a questão de saber se é algo literal ou figurado é mais complicada. Como Jesus pregou que o Reino estava “próximo”, alguns pensam que é em sentido literal, aqui na terra através da Igreja ou figurativamente em nossos corações. Outros, reconhecem que “carne e sangue não podem herdar o reino de Deus” (1 Coríntios 15:50), e, por isso, afirmam que o Paraíso não é aqui.

Para os religiosos, o Reino de Deus é um reino literal. Deus deu ao rei Nabucodonosor um sonho de uma imagem de um homem com uma cabeça de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e as coxas de bronze, as pernas de ferro e os pés em parte de ferro e em parte de barro. Deus revelou o significado do sonho através de Daniel, mostrando que haveria quatro impérios governantes no mundo (Daniel 2: 31-43). A história tem mostrado que estes impérios eram a Babilônia, a Medo-Persa e os impérios romano e greco-macedônio.

Concluindo esta explicação, Daniel escreveu: “E nos dias desses reis, o Deus do céu estabelecerá um reino que não será jamais destruído; e o reino não passará a outro povo; ele esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre” (versículo 44). O Reino de Deus vai, assim, substituir os governos da Terra. Concluindo, o Paraíso será estabelecido na Terra quando Jesus voltar. 

Como Me Tornar Parte do Paraíso?

A próxima grande questão é: “Se não vai ser este reino maravilhoso, onde haverá paz na terra, boa vontade para com os homens, como posso me tornar parte dela? O que é preciso para entrar no Reino de Deus?

Há uma expressão na Bíblia que é “O evangelho do reino”. Esta é a mensagem central da sagrada escritura, que nos mostra como precisamos agir para fazermos parte do Paraíso.

Em um trecho do livro de João, Jesus respondeu a pergunta feita por Nicodemos a respeito do Paraíso. Ele afirmou que apenas aquelas pessoas que nascem de novo é que chegam ao Reino de Deus. Nicodemos, por sua vez, questionou sobre como um homem já adulto poderia voltar ao ventre de sua mãe para nascer novamente. Então, Jesus disse a ele que este nascimento era o que acontece na água e no espírito, em uma clara referência ao batismo que é realizado em diversas religiões. 

Os Três Passos do Calvário

A Bíblia ensina que existem três passos para a obra de Jesus Cristo no Calvário; a morte, o sepultamento e a ressurreição. Se aceitamos o que aconteceu naquela cruz, significa que aceitamos a Cristo. Mas como posso fazer isso? Como eu sei quando eu fiz isso biblicamente? Cada profecia na Bíblia aponta diretamente para o estabelecimento do Reino de Deus. E o ponto principal de entender a Bíblia é saber como entrar no Reino de Deus.

A Bíblia nos ensina que o plano de salvação foi realizado por Jesus Cristo no Calvário, e devemos aceitar o que Ele fez lá. Nós aceitamos a obra de Jesus Cristo através da obediência ao evangelho. O evangelho do reino é o evangelho da salvação através de Jesus Cristo, que resulta em entrar no Reino de Deus.

Não conhecer Deus é equivalente a não obedecer ao evangelho. Então, como podemos obedecer ao evangelho, se não sabemos como fazer isso? Se quisermos fazer parte do Paraíso de Deus, precisamos conhecer a Bíblia, o evangelho e saber exatamente como levar a nossa vida para fazer parte do Reino.

Você pode fazer isso seguindo o que diz a bíblia e os costumes de sua religião, sendo uma pessoa honesta, que respeita o próximo. Independente da sua crença, se você for uma pessoa boa e que não faz mal para os outros, de alguma forma, irá chegar ao Paraíso. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.