Catequese na Igreja Católica

A religião cristã é uma das mais conhecidas no mundo todo, já que mais de 2,2 bilhões de pessoas são adeptas de algumas das três vertentes do Cristianismo (que são a Igreja Católica, a Igreja Ortodoxa e a Igreja Protestante). Isso dá uma porcentagem de mais de 30% da população mundial.

Falando um pouco mais da vertente católica, a mais conhecida, seguida e de maior influência entre as três, deve-se saber que, como qualquer doutrina religiosa ou seita, há uma série de regras e normas a serem cumpridas a fim de viver integralmente na religião e para ela. E, no catolicismo, não é diferente.

Neste artigo, iremos falar um pouco mais sobre a catequese, que é uma importante fase que todo fiel tem para iniciar a sua caminhada na religião fundamentada por Deus e por seu filho, Jesus Cristo. Vamos, então, conhecer um pouco sobre a catequese?

A Catequese

A catequese é definida como um ato de ensino para as pessoas, em que elas passam a aprender um pouco mais sobre a religião e sobre a fé em Deus e em Jesus Cristo. Os mistérios, as responsabilidades e a ética cívica e moral também são aprendidas por meio da catequese, onde são definidos os mandamentos de Deus e os costumes por trás da religião cristã católica.

Geralmente, a catequese é vista como os primeiros passos que os fiéis dão para iniciarem sua vida cristã em Deus, tanto é que o início de tal ensinamento é, normalmente, quando o indivíduo tem 6 ou 7 anos de idade.

Os pais são responsáveis por matricular seus filhos na catequese, e, por um período, geralmente de 3 anos, eles aprenderão sobre a religião cristã, sobre Deus e o amor dele para com os homens, e, depois para a importância dos profetas para a propagação da palavra de Deus na Terra. Isso inclui, também, Jesus Cristo, filho de Deus enviado por ele.

Na catequese, as crianças aprendem a importância de Jesus para a vida na Terra, sua vida desde criança, passando pelo tempo de trabalho com o pai até chegar a sua vida pública, onde os ensinamentos e milagres realizados por ele nesse período tiveram notória atenção por parte da sociedade e das autoridades. Também são ensinadas às crianças sobre a prisão e morte por crucificação de Jesus, os motivos por esse acontecimento e, também, a sua ressureição aos céus. 

Na catequese, que é normalmente realizada uma vez por semana com duração de, no máximo, uma hora e meia, as crianças aprendem muito mais do que foi descrito anteriormente. Elas também aprendem a conviver em grupo, a realizar trabalhos em conjunto e, também, louvar a Deus juntamente com outras crianças.

Frequentemente, elas são incluídas em eventos nas Igrejas, às vezes, sendo responsáveis por alguma celebração (por exemplo, em algum sábado do mês, as crianças, sob orientação do (a) catequista, têm como dever procurar pessoas que possam ler no altar, levar a comunhão até o padre, fazer as oferendas e coletas, etc.), e, também, em festas beneficentes.

A catequese, geralmente, é divida em duas fases: a primeira, que remete à primeira unção que a criança recebe depois do batismo, que é a comunhão da eucaristia, e a da crisma, que é realizada depois da criança receber a primeira comunhão. Vamos conhecer um pouco de cada uma a seguir: 

Primeira Eucaristia

A primeira eucaristia é, como já dito anteriormente, a primeira unção recebida pela criança depois de ter sido batizada. Ao entrar na catequese, ela é preparada, além dos outros atributos recebidos por ela por meio da catequese, sobre a importância da comunhão na vida do fiel e o porquê de recebê-la na missa.

Após esse período de preparação, que pode chegar a 3 anos, a paróquia define a data em que as crianças que seguiram até o final com a catequese irão receber, pela primeira vez, a eucaristia. Geralmente, a missa em que tal fato é realizado é festiva, para receber as crianças de uma forma acolhedora e calorosa.

O padre, normalmente próprio da paróquia, celebra a missa normalmente, com alguns adendos relacionados aqueles que irão receber a eucaristia pela primeira vez. Participam normalmente da missa e do momento da preparação da comunhão para os fiéis. E, na hora de receber a comunhão, são os primeiros a recebê-la, só depois, o restante dos fiéis recebe o símbolo de fé. 

Crisma

A próxima unção recebida após a Primeira Eucaristia é a Crisma, que nada é mais do que a confirmação do batismo realizado no nascimento da criança, mas agora com a consciência de viver a vida religiosa pelo crismando.

Imediatamente após a Primeira Eucaristia, já é iniciada a segunda parte da catequese, que costuma durar até o ano em que a criança completar a idade de 15 anos (mesmo se o crismando completar 15 anos quando comungar pela primeira vez, é necessário que ele tenha, pelo menos, dois anos de preparação para receber a unção).

Ao iniciar a segunda fase da catequese, o crismando, já maduro, começa a ter aulas mais aprofundadas sobre os dogmas da Igreja, e, também, passam a ter a consciência da importância de, ao ser crismado, continuar a ter uma vida religiosa. 

Quando todos os que irão crismar completam o tempo de preparação, a paróquia organiza, então, uma missa especial, que é presidida pelo bispo da arquidiocese na qual a paróquia pertence. Essa missa costuma ser realizada pelo bispo e, também, pelos padres que são responsáveis pela paróquia. A celebração é mais demorada que a de costume, geralmente pela quantidade de crismandos, que chega a ser bem grande. É uma missa festiva e acolhedora, chegando a lotar.

Depois dessas duas catequeses, os indivíduos, já comungando e crismados, terão duas novas oportunidades de catequese: a de Batismo, quando forem convidados a serem padrinhos ou quando tiverem filhos e quiserem batizá-los, e também quando se casarem, fazendo a catequese dos noivos (a duração dessas suas catequeses é menos, sendo a de batismo durando apenas três encontros e, a de noivos, apenas um encontro). 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.