Religião Hindu

O Hinduísmo é a mais antiga religião existente no mundo. Trata-se de uma crença rica em diversidade de filosofias, tradições e práticas que são seguidas, principalmente na Ásia, há milhares de anos. Hoje, o hinduísmo é uma religião mundial, com adeptos que vivem em todos os continentes, com sua maioria concentrada em três países: Índia, Nepal e Ilhas Maurício.

A maioria das tradições dentro do Hinduísmo compartilha certas crenças centrais distintas, apesar da ausência de um início identificável na história, um fundador, uma instituição religiosa central ou uma escritura autorizada. Duas dessas crenças centrais são a unicidade da existência e do pluralismo.

A Pluralidade na Religião Hindu

Todos os seres, desde o menor organismo até o homem, são considerados manifestações do Divino ou reflexos das qualidades do Divino, dependendo da escola de pensamento, na religião hindu. Devido a esta divindade compartilhada, o Hinduísmo vê o universo como uma família ou, em sânscrito, Vasudhaiva Kutumbakam. A religião deixa claro também o conceito de igualdade de toda a humanidade, tal como expresso no antigo hino:

“Ajyesthaso akanishthaso ete sambhrataro vahaduhu saubhagaya” (Traduzindo: Ninguém é superior e nem inferior. Todos são irmãos marchando para a frente, rumo a prosperidade.)

A humanidade, por sua vez, carrega uma responsabilidade especial para honrar a igualdade e unidade da existência porque se acredita que são mais evoluídos espiritualmente. A invocação Hindu popularmente recitada demonstra essa preocupação com a fraternidade universal e bem-estar: 

“Om sarve bhavantu sukhinah. Sarve santu niraamayaah. Sarve bhadraani pashyantu. Maa kaschid dukhbhaag bhavet.” (Traduzindo: Que todos os seres sejam felizes. Que todos os seres possam ser saudáveis. Que todos os seres experimentem a prosperidade. Que ninguém no mundo sofra.)

Através da compreensão da igualdade e unidade, o mundo Hindu tem sido capaz de abraçar a realidade da diversidade através da sua filosofia do pluralismo. Cada ser, com seus gostos variados, suas personalidades únicas e as suas diferentes culturas, não só se conectam uns com os outros de suas próprias maneiras, mas se conectam com o Divino de formas individuais.

Como tal, os hindus acreditam que o Divino:

  • Manifesta-se de diferentes formas
  • Pode ser adorado por vários meios
  • Fala com cada indivíduo de maneiras diferentes, que lhes permitam não só acreditar em Deus, mas também conhecer a Deus

Esta cultura do pluralismo tem contribuído para a incrível liberdade espiritual e religiosa presente no hinduísmo. A visão de mundo do pluralismo não é apenas aplicável aos hindus, mas a todos os membros do mundo. Assim, o a religião hindu reconhece não só a possibilidade, mas também a existência de mais de um caminho (religião) ou maneira de se relacionar com a Verdade (Deus). Esta verdade é dita em um antigo hino em sânscrito:

“Ekam sentou vipraha bahudha vadanti” (Traduzindo: A verdade é uma, os sábios a chamam por muitos nomes.)

No relacionamento com outras religiões, o hinduísmo afirma que é prejudicial insistir que seu caminho para Deus é o único que é verdadeiro e significativo. Com base nessa crença pluralista, os hindus nunca invadiram outra terra em nome da religião. Isso faz com que, por séculos, o Sudeste da Ásia carregue esta marca Hindu do pluralismo absoluto, o que tem proporcionado o ambiente ideal para a coexistência pacífica e de prosperidade para, pelo menos, oito grandes religiões, incluindo o Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, sikhismo, jainismo e zoroastrismo. 

Crenças do Hinduísmo

  • Os hindus acreditam em um Ser Supremo, que é imanente e transcendente.
  • Os hindus acreditam que o universo passa por ciclos intermináveis ​​de criação, preservação e dissolução.
  • Os hindus acreditam em karma, a lei de causa e efeito pela qual cada indivíduo cria seu próprio destino pelos seus pensamentos, palavras e ações.
  • Os hindus acreditam que a alma reencarna e evolui através de muitos nascimentos até que todos os karmas sejam resolvidos, e o moksha, que é a libertação do ciclo de renascimento, seja atingido. Nem uma única alma será privada desse destino.
  • Os hindus acreditam que existem seres divinos em mundos invisíveis e que o culto do templo, rituais, sacramentos e devoções pessoais criem uma comunhão com esses Deuses.
  • Os hindus acreditam que toda vida é sagrada, e, por isso, deve ser amada e reverenciada.
  • Os hindus acreditam que nenhuma religião ensina o único caminho para a salvação acima de todas as outras, mas que todos os caminhos genuínos são facetas da Luz de Deus, merecendo tolerância e compreensão.

O Hinduísmo, religião mais antiga do mundo, não tem começo – ela precede história registrada. Não tem nenhum fundador humano. É uma religião mística, levando o devoto a experimentar pessoalmente a verdade de que o homem e Deus são um. O hinduísmo tem quatro denominações principais: Saivismo, Shaktismo, Vaishnavismo e Smartismo. 

As Escrituras da Religião Hindu

O hinduísmo é rico em escritura e inclui uma extensa coleção de antigos escritos religiosos. Estes textos sagrados são classificados amplamente em duas categorias: Shruti e Smriti. A palavra Shruti significa, literalmente, “ouvido” e consiste em que os hindus acreditam ser verdades eternas semelhante à lei natural. Estes textos são reverenciados como “revelados” ou de origem divina e são acreditados por conter as verdades fundamentais do hinduísmo.

A segunda categoria de escritura é Smriti, que literalmente significa “memória”, e se distingue de Shruti em termos de sua origem. Ensinamentos em textos Smriti são destinados a lembrar adeptos as verdades eternas de Shruti, e lidos e interpretados à luz da evolução das circunstâncias sobre kala (tempo), desha (terra) e guna (personalidade).

Alguns dos textos mais conhecidos incluem:

Shruti

Vedas: A palavra Veda significa conhecimento. Existem quatro Vedas: Rig, Sama, Yajur e Atharva, de que o Rig Veda é o mais antigo.

Upanishads: Estes textos contêm uma exploração extensiva dos métodos de compreender a si mesmo, a Deus, e a natureza do mundo.

Smriti

UpaVedas: Os UpaVedas consistem em quatro textos principais, incluindo:

  • Ayurveda – ciência da saúde e da vida
  • Dhanurveda – a ciência da guerra
  • Gandharvaveda – o estudo da estética e das formas de arte
  • Arthashastra – orientação sobre a administração pública, governo, economia e política.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.