Documentos Secretos do Vaticano

O Cristianismo acompanha a humanidade desde os primeiros anos após o nascimento de Cristo, e, durante muito tempo, manteve um grande poder na sociedade, visto que a Igreja Católica, junto com as lideranças políticas onde o catolicismo era aceito, detinham todos os mecanismos que influenciavam a vida as pessoas, desde o comportamento em sociedade até a intimidade de cada um.

Atualmente, a Igreja não detém o poderio de outrora, visto que a sociedade evoluiu a ponto de que apenas os governos criassem as regras e leis. Mas, a influência cristã ainda é muito grande no planeta: Mais de dois bilhões e duzentas mil pessoas são adeptas da doutrina, o que representa mais de 31% da população do planeta.

Ultimamente, escândalos e outras polêmicas acometeram a Igreja, culminando na revelação de atrocidades e casos de corrupção, além da divulgação de arquivos e documentos que continham escritos secretos. Nesse artigo, vamos falar sobre tais documentos que foram vazados para a comunidade mundial, e o impacto destas na religião cristã católica.

O Início do Vaticano

O início do Vaticano foi, por mais incrível que possa parecer, muito recente. Em 1929, a Cidade do Vaticano, ou ainda Estado da Cidade do Vaticano, foi fundada, sendo, até hoje, um Estado Independente da Itália. Podemos considerar o Vaticano como um país, o menor do planeta se considerarmos a sua extensão territorial, que é de apenas 0,44 quilômetros quadrados, tendo uma população que beira 1000 habitantes, entre as pessoas do corpo religioso e também leigos e civis que obtiveram a cidadania vaticana.

Apesar da fundação recente da Cidade do Vaticano, a existência de locais próprios para a sede da Igreja Católica já é antiga, visto que as primeiras residências oficiais do papa se localizavam na região central da Itália, diferentemente de agora. Sendo um Estado Eclesiástico, a Cidade do Vaticano tem um presidente, que é o bispo da cidade de Roma, ou seja, Jorge Mario Bergóglio, o Papa Francisco. Além dele, os funcionários do Vaticano também residem na Cidade, a maioria envolvida com a religião cristã, tendo vários representantes de todos os cantos e etnias do mundo.

Lá, o cargo de Papa é posto à votação entre os cardeais, que decidem em um conclave, qual será o novo representante máximo da Igreja Católica. Sendo assim, é certo dizer que há monarquia no Vaticano, diferenciando-se das demais por não ser considerada hereditária (por conta do Celibatário imposto aos padres, bispos e papas), mas sim eletiva.

Basicamente, a economia do Vaticano gira em torno dos museus que possui em seu território, onde estão reunidas as obras de artes mais valiosas dos últimos tempos. Sabe-se que a Igreja Católica detém em seu poder um valor inestimável em obras de arte, o que é usado para angariar fundos para manter tanto a cidade quanto os programas sociais que têm o apoio da Igreja. Além disso, há também o Instituto para as Obras de Religião, que é mais conhecido pela alcunha de Banco do Vaticano, que recebe e manda doações para variadas partes do mundo. Ultimamente, casos de corrupção foram descobertos, o que levou o Papa a tomar medidas administrativas para punir os responsáveis. 

Os Documentos Secretos Vazados

Com a grande organização do Vaticano, e a continuidade da atividade da Igreja Católica, vários são os arquivos acumulados pelos tempos, contendo, entre eles, cartas de reis e rainhas de vários reinos da Europa. E, ultimamente, os arquivos secretos vaticanos sofreram vários ataques, o que culminou no vazamento destas para a sociedade, gerando rebuliço e polêmica depois de suas veiculações na mídia.

Basicamente, os documentos são liberados a estudiosos e aos leigos para consulta depois de um certo tempo arquivados. Por exemplo, documentos que estejam há mais de 75 anos arquivados sem consulta, são liberados pelo Papa para serem estudados e pesquisados.

Mas, alguns desses arquivos foram vazados sem esse espaço de tempo ser respeitado, o que gerou polêmica. Veja alguns deles. 

Carta da Rainha da Escócia, Mary

Uma carta escrita pelas mãos da Rainha escocesa Mary, no século XVI (Mais precisamente, no ano de 1586), chegou às mãos do papa daquela época, Sisto V. Nela, Mary fazia reverências, agradecendo o dom da vida, e implorando para tê-la em sua plena vivência. Além disso, pedia absolvição por todos os pecados que havia cometido em vida.

A carta continha ainda a sua lealdade para o centro do catolicismo, e, ao mesmo tempo, denunciava o cárcere vivido por ela por 20 anos, no governo de Elizabeth I, sua prima. Tal carta foi escrita cerca de 2 meses antes de sua execução, por conta de acusações que a envolviam em assuntos relacionados a tentativa de assassinato de Elizabeth I. 

Um Escrito de uma Aldeia Indígena do Canadá

Uma das cartas mais emocionantes e, ao mesmo tempo, intrigantes, é o escrito da aldeia Ojibwe, originária da região do Canadá, no ano de 1887. O fato é impressionante, pois o escrito está redigido em uma casca de árvore, endereçada para o papa da época, Leão XIII.

Nela, estão alguns agradecimentos dirigidos a Deus e ao Papa, por conta de missionários do Vaticano terem sido mandados até lá para catequisar dos índios. Em um trecho, Leão XIII é considerado o verdadeiro representante de Jesus Cristo na Terra.  O conteúdo da carta está totalmente no dialeto Ojibwe, mas foi traduzido graças a um missionário da Igreja de origem francesa. 

Carta de Henrique VIII Pedindo a Anulação de Seu Casamento

Talvez um dos documentos mais famosos da Igreja, a carta, redigida por Henrique VIII, foi mandada ao Papa Clemente VII com o intuito de ter o seu casamento com Catarina de Aragão anulado perante a instituição católica.

Apesar do poder e influência que Henrique VIII dispunha entre os clérigos, o Papa Clemente VII recusou o pedido. Tal ação fez com que o rei, então, rompesse com a Igreja Católica e, no lugar, fundasse outra instituição católica da Inglaterra (a Igreja Anglicana). Essa carta só foi descoberta pelo Vaticano no ano de 1926, curiosamente escondida embaixo de uma cadeira nos arquivos do Vaticano. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.