Cruz na Terra Santa – Histórias de Santos

O que se Pode Falar e Quais os Aspectos que Temos com Relação a Cruz da Terra Santa?

A cruz da terra santa, que é um objeto fortemente desejado no meio católico e em outros segmentos cristãos, consiste em objeto considerado como sagrado cristãos, de modo especial quando falamos de católicos que são as pessoas que mais procuram por este tipo de objeto. Por isto este lugar tem um significado religioso muito grande de modo especial quando falamos em termos de religiões cristãs conservadoras como a católica apostólica romana, devido ao enorme simbolismo que existe neste objeto.

Este objeto, tem uma grande característica de ser um objeto que historicamente que é mais bem, visto e até mesmo mais procurado por católicos apostólicos romanos, mas que é procurado também por adeptos a outras igrejas inclusive Judeus.

Isto vem se mostrando como um objeto que une diversas pessoas de toda a parte do mundo, assim falar deste objeto a cruz da terra santa é algo que é muito importante até mesmo para que você entenda o que é e qual a importância de cada símbolo.

Qual a História da Cruz da Terra Santa?

A cruz da terra santa, é um objeto extremamente sagrado para a grande maioria dos católicos do mundo inteiro, basicamente consiste em uma cruz com segundo alegam quem vende componentes considerados parte da história dos santos. Este é um objeto, que é fortemente procurado pela grande maioria das pessoas trazendo uma busca continua deste tipo de produto.

Para entendermos melhor a dimensão do que é e qual o significado da cruz da terra santa, vamos colocar aqui um pouco sobre alguns dos principais fatores que são relatados na bíblia e que tem ligação direta com estas terras, que hoje em dia são conhecidas como Israel, bem como tentar explicar sobre o por que, que este objeto tem uma consideração toda especial.

Vamos começar analisando inicialmente um personagem bíblico, muito importante e que é tido como o pai da humanidade que seria Abrão, existem várias passagens bíblicas que relatam várias atitudes onde este homem supostamente teria recebido uma revelação de Deus e uma benção que o permitiu ser pai mesmo em idade avançada.

Segundo relatos bíblicos(de traduções atuais) Abrão, morava exatamente no mesmo local onde hoje é conhecido como Israel, então logo Israel segundo relatos bíblicos seria considerado como o berço da humanidade e o primeiro local onde Deus passou a se revelar para o mundo, trazendo assim a primeira justificativa para que o termo Terra Santa.

Outro fato, que teria sido muito importante ai já avançando na história seria o fato de Moisés segundo relatos bíblicos ter encontrado em Israel, a terra prometida este seria a segunda justificativa que se teria para que se desse a Israel o título de terra santa.

Assim este objeto que é muito procurado pelos católicos do mundo inteiro, seria um objeto pelo qual se seria originário da terra santa, segundo estes dois argumentos fundamentais, por isso é importante e até mesmo muito vital que s e pense que a ideia da terra santa que remete justamente a questão de estar relacionado a estes dois fatores principais.

Este objeto que é extremamente importante para todas as religiões do mundo mas, de maneira muito especial em se falando da igreja católica apostólica romana, possui muito mais significados do que o fato de ter se originado de uma terra que é uma terra tão especial como foi o caso de Israel.

Como vamos passar a ver mais adiante por isso é importante que antes e acima de tudo se pense em termos de terra santa como um primeiro de muitos significados.

Qual a História do Significado da Cruz?

A cruz, era um objeto tido como extremamente maldito na época do império romano, pois quando se via a cruz se ligava imediatamente a questão da ideia da morte, que era algo visto com muita negatividade pela grande maioria das pessoas da época inclusive pelos próprios romanos, que costumavam a condenar a crucificação somente bandidos de alta periculosidade.

Porém, na medida que o império romano foi sendo convertido ao cristianismo e que começou a existência de imperadores romanos convertidos ao cristianismo e logo depois a igreja cristã passou a ser liderada por imperadores romanos(logo após da chamada era apostólica do Cristianismo) a cruz passou a tomar um novo significado.

Antes de falarmos sobre a questão do significado da cruz, vamos nos ater agora na história do Cristianismo:

Quem fundou a igreja Cristã foi Jesus Cristo e quando ele subiu aos céus, quem passou a liderar a igreja cristã pelo menos nos primeiros tempos os chamados tempos apostólicos foi Pedro e sucessores eleitos pelas lideranças cristãs da época.

Depois com a morte dos apóstolos e a conversão de Constantino I ao Cristianismo, a igreja passou a ser liderada por imperadores romanos, nisto o império romano já estava em decadência logo o que se acreditava em torno da ideia da cruz também tinha mudado radicalmente.

Outro fator histórico que este, com certeza é o mais decisivo que levou até mesmo o próprio império romano da época não fazer mais crucificações, foi a crucificação de Jesus Cristo, que segundo prega o a igreja católica apostólica romana, é tido como o filho de Deus, ou seja, o messias.

Quando Jesus foi crucificado e subiu aos céus, a cruz passou a ter um significado de morte para os nossos pescados e vida nova sem pecado, segundo a ótica da igreja católica, nos remetendo então a um projeto salvífico maior, ou seja, que cruz seria a chave para a salvação dos pecados e do mundo.

Esta ideia, que praticamente é uma ideia contrária a ideia anterior que se tinha da cruz foi espalhada e massificada pelos apóstolos e quando a igreja passou a ser liderada por imperadores romanos, praticamente esta mentalidade foi toda implementada no mundo antigo mudando assim a ideia da cruz como se conhecia no mundo antigo.

Assim pode-se concluir, que a ideia da cruz seria um símbolo maior para o catolicismo que representaria a morte para o pecado e renascimento para uma vida nova, se mostrando como uma chave para uma salvação que foi aberta por Cristo.

Rio Jordão:

Além da cruz e do fato de ser um objeto provindo de Israel, outro símbolo muito forte e que é fortemente encontrado neste crucifixo é a água do rio Jordão, segundo relatos biblicos foi o rio o Jesus Cristo segundo relatos da bíblia teria sido batizado por João Batista.

Segundo relata a bíblia o projeto João Batista, seria uma espécie de ponte entre o antigo e o novo testamento, onde ele anunciava a boa nova de que chegaria o salvador do mundo ou o messias como algumas traduções bíblicas relatam.

Este messias, seria então um escolhido que faria antes e acima de tudo a vontade do pai. Quando Jesus se apresenta para ser batizado por João Batista, ele então é mergulhado nas águas do Rio Jordão e passa então a começar a sua missão.

Assim as águas do Rio Jordão, representa o que a água é para um ritual batismal um início isto é, um novo começo de vida pelo qual muitas pessoas passam e então para a igreja católica se pode dizer de forma geral que as águas do rio Jordão, sendo que este representa o primeiro sacramento que foi instituído, que hoje é conhecido como sacramento do batismo.

Terra de Belém:

A cruz da terra santa, tem uma terra que vem diretamente do local onde Jesus nasceu representando um enorme simbolismo, principalmente em épocas natalinas que podemos ver um forte espírito nascendo.

Segundo relatos da bíblia, Jesus teria nascido em uma manjedoura ao lado dos reis magos e de Nossa Senhora, se mostrando como sendo um fato histórico que é fortemente citado na bíblia por justamente ser o local onde nasceu o messias.

Assim a tera de Belém, que compõe a cruz da terra santa, é uma terra abençoada e que representaria um enorme significado sem tamanho e sem precedentes de uma forma de estarmos mais perto de Deus.

Por que a Cruz de Terra Santa Possui Tantos Significados?

Este componente, que é fortemente procurado por católicos do mundo inteiro é muito procurado justamente pela quantidade de significados que este tipo de instrumento tem, onde procura-se desenvolver e até mesmo falar sobre uma ideia bem interessante de simbolismo.

O simbolismo na iigreja católica, é algo que é fortemente marcado pela igreja , principalmente quando falamos em termos de história dos santos, pois sim muitos dos profetas são tratados pela igreja católica como santos, pois em Israel foi onde nasceu o primeiro líder da igreja católica Pedro.

Também foi neste mesmo local que nasceu boa parte dos primeiros apóstolos, até mesmo próprio Judas Escariote, que na bíblia se mostra como sendo o traidor de Nosso Senhor e como é relatado nas escrituras.

Quando falamos que Pedro, foi o primeiro papa estamos falando que quando Jesus Cristo, fundou a igreja Cristã ele mesmo nomeou Pedro como o líder desta igreja, pois sim a igreja católica foi fundada por Jesus Cristo, o que o imperador Constantino I fez foi apenas mudar o nome de igreja Cristã para igreja católica apostólica romana.

Mas antes a igreja católica, já existia começou com Jesus Cristo, então ter o objeto como a cruz de terra santa a representa um enorme ganho tanto no aspecto material como também em se falando do aspecto espiritual por ter algo que remete aos tempos de glória do cristianismo primitivo.

Por isso adquirir a cruz da terra santa, se mostra como sendo algo extremamente positivo e muito importante.

O simbolismo, também ajuda a nos católicos a desenvolver toda uma identidade própria, ou seja, a ter por uma identidade que seja algo exclusivo da igreja.

Pois o simbolismo nos remete justamente para a lembrança do que foi e do que é o nosso passado.

É importante se lembrar do passado para podermos desenvolver e aprendermos melhor sobre a nossa religião católica apostólica romana.

A Cruz da Terra Santa Para a Igreja Católica:

É importante, que se diga e até mesmo fundamental que quando pensemos em termos de cruz da terra santa, pensemos em um conjunto de símbolos que são muito importantes e até mesmo, vitais para que se possa desenvolver uma catolicidade de forma maior e mais interessante.

Quando falamos de catolicidade, estamos falando basicamente de algo que de nada tem, haver com religiosidade ou prática religiosa e sim uma identidade que todo o católico deve ter com a igreja católica apostolica romana, ou seja, uma espécie de ligação que existe entre todos os católicos e a igreja católica que o faz ser um católico praticante e atuante em sua comunidade.

É muito importante, que se busque por cativar esta ideia de catolicidade no seu coração pois somente e tão somente cativando-se com esta ideia de catolicidade em seu coração, que se vai chegar ao que seja uma prática religiosa eficaz, dentro da igreja católica apostólica romana.

A cruz da terra santa, é um objetivo que traz uma vivência da catolicidade extremamente alta pois nos remete a toda a história da igreja católica, desde o nascimento de Jesus Cristo, por meio da terra de Belem chegando até ao batismo pelas águas de Jordão.

Além de remeter a história de todos os profetas que passaram e que trabalharam o caminho para que o messias, chega-se desde de os tempos de Davi chegando até ao tempo de João Batista, assim existe toda uma conexão histórica e cultural que praticamente transpassa o tempo.

Ter um objeto como a cruz da terra santa, é algo que penso ser de vital importância para que o próprio católico possa vivenciar a sua catolicidade trazendo assim diversos benefícios para ele e para toda a família dele.

A Cruz da Terra Santa Sob a Ótica de Outras Igrejas:

A cruz da terra santa, tem despertado o interesse de diversas religiões pelo mundo como o Judaismo ou mesmo o protestantismo, que ve o uso deste objeto com bons olhos, existem igrejas evangélicas aqui no Brasil que pregam o uso desta cruz em seus cultos.

A própria igreja evangélica, tem sua própria cruz, além das igrejas evangélicas temos ainda o caso de outras religiões como por exemplo o Judaismo, que também está vedo com bons olhos o uso deste objeto que para eles é apenas um simples objeto de adoração.

A Cruz da Terra Santa

A Cruz da Terra Santa

Mas, que para nos católicos representa antes de tudo um objetivo de vivência de nossa fé justamente por todo o significado que este objeto possui.

O que o Vaticano diz Sobre a Cruz da Terra Santa?

A cruz da terra santa é um objeto que é comercializado sem regulação nenhuma do Vaticano, não existindo portanto nenhum tipo de posicionamento a respeito deste assunto, embora muitos canais católicos apresentem este objeto em suas propagandas.

Qual a Relação que Existe Entre a Cruz da Terra Santa e os Santos?

A cruz da terra santa, se mostra como sendo um excelente precursor e até mesmo uma forma de se lembrar e se recordar sobre como foi e como se desenvolveu ao longo da história do catolicismo a vida de cada santo.

Além remeter a lembras de Pedro que teve uma importância sumamente histórica e cultural no processo de formação da igreja católica como se conhece imensa arrisco dizer até mesmo fundamental. Este artefato nos remete a toda a trajetória de vários santos indo desde Pedro chegando até o mais recente João Paulo II e outros inúmeros homens e mulheres que vieram a se tornar santos.

Comente!!!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.