São Benedito Biografia e História

Filho de Cristovão Manasceri e Diana Larcan, São Benedito, teria nascido na ilha da Sicília, na Itália, no ano de 1526. Os pais de Benedito eram escravos e por isso eles não desejavam ter filhos para que seus descendentes não tivessem o mesmo triste destino de servidão.

Ao tomar conhecimento desse fato o senhor de Cristovão e Diana prometeu que se o casal tivesse um herdeiro ele seria livre. Quando Benedito nasceu recebeu a libertação. Os pais criaram o pequeno Benedito dentro da fé cristã e ele ajudava a cuidar das ovelhas além de rezar o Rosário juntamente com sua mãe. Vamos conhecer sua história e biografia?

Biografia e História de São Benedito

Benedito passou por muitas situações de humilhação em sua vida por ser negro, mas ainda que fosse brutalmente ofendido se mantinha calmo. Observando esse comportamento pacífico, Frei Jerônimo Lanza, líder dos eremitas franciscanos, convidou Benedito para se integrar a congregação. O convite foi aceito prontamente e logo ele vendeu todas as suas posses para poder se tornar um eremita franciscano e permaneceu na congregação por cerca de 5 anos.

Em busca de uma unificação religiosa, o Papa Pio IV, solicitou que os eremitas se juntassem a qualquer uma das ordens religiosas. A escolha de Benedito foi um convento localizado em Santa Maria de Jesus, dos franciscanos capuchinhos. Por lá ele assumiu uma função que era vista como secundária, a de cozinheiro. A cozinha se tornou um verdadeiro santuário de oração e fé. A comida saborosa e cheia de amor de Benedito logo conquistou a todos.

Em seguida foi transferido para o convento de Sant’Ana di Giuliana onde permaneceu por 4 anos. Passado esse período retornou para o convento de Santa Maria de Jesus onde ficou até o seu falecimento.

Posto de Superior do Mosteiro

Tendo levado uma vida religiosa exemplar pautada por muita oração e ajuda a todos que estavam a sua volta, Frei Benedito, recebeu o convite, em 1578, para se tornar o Guardião (superior) do mosteiro. Após relutar acabou aceitando esse encargo, o motivo para sua resistência era o fato de ser analfabeto.

Contudo, mesmo com esse empecilho manteve uma administração bastante disciplinada. Dava o exemplo para os demais religiosos da congregação, organizou os noviços e se mostrou extremamente caridoso. Sua caridade foi uma das grandes marcas da sua gestão, ele impedia que os porteiros dispensassem os pobres antes de lhes dar alimento. Ao terminar a sua gestão como superior do convento voltou humildemente a ser cozinheiro.

Fonte Para os Teólogos

Imagem de São Benedito

Imagem de São Benedito

Mesmo sendo analfabeto, São Benedito, se tornou fonte de conhecimento para teólogos que vinham de toda parte para conversar com ele. A sabedoria do frei não havia sido obtida em livros e sim no dom divino da sabedoria e da ciência. Ele possuía fama de santo por suas palavras, fé para a oração e realização de milagres. Os mais pobres e escravos nutriam grande simpatia por São Benedito devido as suas virtudes e a cor de sua pele.

Popularidade no Brasil

Há uma grande variedade de irmandades criadas sob o nome de São Benedito assim como diversas paróquias em diferentes lugares que seguem o modelo de caridade e humildade.

Milagres de São Benedito

Dentre os diversos milagres que são atribuídos a São Benedito estão à ressurreição de dois garotos, a cura de surdos e cegos assim como a multiplicação de pães e peixes. São Benedito se tornou famoso por alguns milagres de multiplicação de alimentos realizados dentro da sua cozinha no convento. Aliás, ele é o Santo Protetor da cozinha e dos cozinheiros.

Falecimento de São Benedito

Frei Benedito declarou certa vez que quando falecesse teria que ser enterrado às pressas para que seus irmãos não tivessem problemas. Após ter ficado seriamente doente o frei veio a falecer no dia 4 de abril de 1589 com somente 65 anos de idade. Ao saber do seu falecimento uma multidão invadiu o mosteiro desejando vê-lo ou então conseguir alguma relíquia.

No momento em que estava partindo, São Benedito, teria dito com alegria “Jesus, Jesus! Minha mãe Maria e meu Pai São Francisco!”. O corpo do frei foi levado para a igreja e no percurso exalava um doce perfume. No ano de 1611 foi exumado e percebeu-se que seu corpo estava incorrupto, ou seja, intacto. O corpo foi levado para uma urna de cristal na igreja de Santa Maria em Palermo para que fosse visitado, permanece por lá até hoje.

Imagem de São Benedito

A canonização de São Benedito aconteceu no dia 24 de maio de 1807 pelo Papa Pio VII e sua imagem é uma representação dele com o menino Jesus em seus braços. Algumas vezes o santo foi visto com uma bela criança em seus braços. A festa dele é comemorada no dia 5 de outubro no Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.