A religião Católica é cristã, o que significa que segue os ensinamentos de Jesus Cristo de Nazaré escritos na Bíblia, no novo testamento. Além disso, acredita em apenas um Deus, ou seja, é monoteísta e segue as doutrinas conforme Papa e Igreja Católica Apostólica Romana. Entre seus sacramentos – sinais de graça -, estão o batismo, a confirmação, a eucaristia, a penitência ou reconciliação, a unção dos enfermos, a ordem e o matrimônio.
Outra prática comum no Catolicismo é dar bastante significado a imagem representativa dos Santos. Segundo a crença, os Santos são intercessores para com Jesus Cristo. A pessoa Santa viveu conforme a vontade de Deus, passando por privações, desafios e sacrifícios em nome de algo maior, o amor, a compaixão. Passaram a vida intercedendo pelas pessoas. Existem vários santos, 400 é um número aproximado. Alguns nunca ou muito pouco ouve-se falar como Santa Valentina, por exemplo.
No dia 25 de julho comemora-se o seu dia – Dia de Santa Valentina. Uma mulher que foi ícone do cristianismo, conhecida por sua compaixão e heroísmo. Sua real história não é muito conhecida, mas acredita-se que ela entregou sua vida para sofrer e morrer junto de outra mulher que fora condenada injustamente. A história teria acontecido na Palestina, onde as duas foram torturadas e mortas, mesma época em que muitos cristãs do Egito teriam sido levados para lá. Desde então, Santa Valentina é a intercede pela mulher cristã.
A Religião Católica possui Santos mais conhecidos que Valentina, tão importantes quanto ela. Conheça alguns deles:
Nossa Senhora Aparecida
Seu dia é comemorado em 12 de outubro. Maria, mãe do filho de Deus, é a grande protetora dos cristãos. É a Santa mais popular no Brasil, sendo padroeira do país desde 1929. Sua imagem foi encontrada no Rio Paraíba em 1717, por isso sua basílica foi construída na região.
Santo Expedito
O Santo das causas impossíveis. Teria vivido durante o Império Romano, tempo em que era soldado. Vivia uma vida de excessos até que se converteu. Seu dia é comemorado em 19 de abril.
Nossa Senhora de Fátima
É conhecida por ser uma das aparições de Maria, mãe do filho de Deus. Ela teria aparecido a três crianças em Fátima, Portugal, para fazer revelações catastróficas relacionadas ao destino do mundo. O seu dia é comemorado em 13 de maio.
São Jorge
Foi um soldado romano, venerado como mártir cristão. É famoso por ter matado um dragão, sempre com sua espada pronto para defender quem precisa e clama por sua ajuda. Sua memória é recordada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Ele também é protetor nas religiões de matriz africana.
São Pedro
Conhecido como o fundador da Igreja Católica, sendo o primeiro Papa. Seu dia é comemorado em 29 de junho. Ele foi apóstolo de Jesus Cristo e é muito conhecido por uma crença popular de que é responsável pelas chuvas que caem do céu.
São Benedito
Conhecido por São Benedito, o Santo Negro, é católico, teria nascido na Itália por volta de 1500 e dedicou sua vida a humildade, a ouvir o próximo e dar conselhos, desde os 18 anos de idade. Seu dia é lembrado em 5 de outubro.