A festa de pentecostes é considerada uma das celebrações mais relevantes do calendário cristão, onde é comemorada a descida do Espírito Santo, 50 dias depois da páscoa, quando ele desce sobre os apóstolos de Jesus Cristo, a mãe Maria e os demais seguidores do Senhor.
O Pentecostes ocorre sete dias depois da celebração da Ascensão de Jesus, que é quando Jesus é elevado aos céus com seu corpo físico, após a sua ressurreição. Essa Ascensão ocorreu após 40 dias da ressurreição, que foram usados por ele para passar os ensinamentos necessários aos seus discípulos.
Como Jesus passou três dias na sepultura, os fatos citados acima ocorreram durante 43 dias. Nos sete dias restantes, os discípulos permaneceram em um cenáculo, aguardando a descida do Espírito Santo.
Por ser a comemoração da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, muitas vezes o dia de Pentecostes é considerado o dia do nascimento da igreja cristã como conhecemos hoje. A partir desse dia, foi criado inclusive um movimento religioso chamado de movimento pentecostal.
Origem do dia de Pentecostes
A comemoração não foi originada pelos cristãos, mas sua origem é judaica, ligada ao festival da colheita chamado Shavout. Esse festival é realizado em comemoração a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai, fato esse que ocorreu cinquenta dias depois do Êxodo judaico.
Essa festa é muito citada no antigo calendário bíblico, e possui diversos títulos diferentes, sendo eles:
- Festa da Colheita ou Sega: Esse nome foi dado, pois nesse dia ocorria a colheita de grão, como trigo e cevada.
- Dia das Primícias dos Frutos: Esse é também o dia onde eram dados os frutos da primeira colheita do ano a Deus, como forma de oferta a divindade.
- Festa das Semanas: Era chamado dessa forma devido à contagem das semanas entre a páscoa e o domingo, sendo um total de sete semanas.
- Festa de Pentecostes: Pentecostes significa “cinquenta dias depois” em grego, fazendo referência à contagem dos cinquenta dias depois da Páscoa. A origem grega ocorre, pois os gregos assumiram o controle de várias regiões do mundo, impondo sua língua em todas elas.
Como Era a Cerimônia De Pentecostes?
Antigamente essa cerimônia era realizada em regiões agrícolas, por ser uma festa que comemorava a colheita. Depois, a festa foi trazida para lugares religiosos, como o Templo de Jerusalém.
Não há na literatura a explicação de como era realizada a festa de maneira clara, mas há alguns indícios, principalmente no Antigo Testamento.
No início da cerimônia era lançada uma foice contra as espigas que iriam ser colhidas, depois, os participantes prosseguiam para o local onde iria ser realizado um culto. Os povos que trabalhavam na colheita se reuniam com seus amigos, e durante os dias da celebração eles não podiam trabalhar, pois era um período solene de alegria e ações de graça, considerado, portanto feriado.
No local aonde iria se realizar a cerimônia, era ofertado a Deus o primeiro feixe de trigo que foi colhido. As pessoas que iam celebrar a festa se alimentavam das ofertas que foram trazidas pelos agricultores.
A festa durava sete semanas, havendo vários objetivos na celebração, como ação de graças pelos dons recebidos, cuidado e obediência com as divindades e reforçar a memória da libertação da escravidão que ocorreu no Egito.
Essa festa era considerada alegre e solene, sendo dedicada a Javé. Era realizada pelos povos que aceitaram a crença do Deus único, sendo um momento de reafirmar o compromisso e responsabilidade com o mesmo e também com a comunidade que se estava inserido. A celebração também era dedicada ao ciclo da vida, relacionando a vida com a semente, árvore e alimento.
A Celebração No Cristianismo
No cristianismo a celebração aparece no Novo Testamento, sendo o símbolo do Cenáculo, local onde ocorreu a Última Ceia e também onde os discípulos se reuniram para esperar a vinda do Espírito Santo, se tornando a partir desse momento um local sagrado, e não um local somente de reuniões, como era visto antes.
A descida do Espírito Santo é chamada de batismo no Espírito Santo, e é uma experiência que deu origem ao movimento religioso chamado de pentecostalismo.
A descida de Jesus ocorreu no domingo, que ficou conhecido como domingo de Pentecostes. Junto da descida do Espírito Santo vieram dos céus ventos fortes e línguas de fogo, e os que estavam presente no Cenáculo, passaram a falar em outras línguas. Esse momento é descrito no Novo Testamento, em Ato dos Apóstolos. Após esse acontecimento, muitos judeus se converteram ao cristianismo.
Acredita-se que ainda hoje é possível receber o Espírito Santo em um batismo, sendo uma ideia amplamente profanada pelos que seguem o movimento pentecostal.
O Que É O Pentecostalismo?
É um movimento considerado de renovação dentro do cristianismo, que dá ênfase ao pentecostes e ao Batismo no Espírito Santo. Quem segue esse movimento acredita que o Batismo no Espírito Santo tem um poder espiritual, havendo várias perspectivas teológica sobre esse mesmo movimento.
Quanto Tempo Dura a Festa De Pentecostes?
A festa de pentecostes nos tempos antigos tinha duração de cinquenta dias, atualmente, o domingo de Pentecostes é o único dia da festa que é celebrado, ocorrendo sempre cinquenta dias após a Páscoa. No ano de 2020 ele irá ocorrer no dia 31 de maio.
O domingo de pentecostes é considerado uma das datas mais importantes do calendário cristão, ficando atrás do Natal e da Páscoa. Ele marca o final da festa pascal, de acordo com o que acreditam os cristãos.
Atualmente o dia de Pentecostes é usado para agradecer pelas graças que tem recebido em sua vida, e pedir também por graças que deseja durante o ano que irás se seguir. É um momento de focar na palavra de Deus e entender melhor todos os ensinamentos feitos por ele.
Após receber o Espírito Santo os discípulos passaram a catequizar outros povos, ensinando as palavras de Deus, e assim também devemos fazer, todos os dias devemos ensinar ao próximo aquilo que aprendemos na Igreja, e as palavras que conhecemos na Bíblia, dessa forma, iremos espalhar a fé e viver melhor em comunidade.