Qual o Nome de Jesus no Original?

Uma das principais questões relativas a Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, já foi solucionada, que era se essa figura realmente existiu. Historiadores e religiosos concordam que houve um homem judeu proveniente da Galileia e batizado por João Batista que deu início a um ministério próprio. Também existe convergência de opiniões científicas e religiosas a respeito das pregações realizadas oralmente por ele e do fato dele não ter deixado documentos escritos de autoria própria.

Os estudiosos também apontam registros históricos da prisão, julgamento e execução desse judeu pelas autoridades romanas. De maneira geral as pesquisas de cunho histórico confirmam a existência da figura de Jesus a cerca de 2.000 anos. Porém, ainda existe um ponto que gera algumas discussões, se o nome desse homem era realmente Jesus.

Textos cristãos e de história da Antiguidade citam essa figura pelo nome ‘Iesous’ (transliteração grega de ‘Joshua’, nome hebraico original de Jesus). Contudo, existem alguns desencontros a respeito desse nome nos próprios Evangelhos. Continue lendo para entender mais sobre a discussão a respeito das divergências dos nomes atribuídos a Jesus.

Nome de Jesus de Acordo Com os Evangelhos

Para entender as questões relativas ao nome de Jesus vamos apresentar alguns tópicos presentes nos Evangelhos de Mateus e Lucas.

Evangelho de Mateus

No Evangelho de Mateus é feita uma apresentação completa da genealogia de Jesus por meio de José – embora nesse próprio texto seja apontado que este não é seu pai natural – começando por Abraão e Davi. Dessa forma Jesus é entendido como um membro da Casa de Davi. Existe uma passagem nesse evangelho em que se faz uma referência ao fato de Jesus ser filho do carpinteiro (cf. Mateus 13, 55), porém, nesse mesmo Evangelho fica claro que José encontrou Maria – sua prometida – já grávida.

Inicialmente o carpinteiro repudiou Maria, mas logo recebeu uma visita de um anjo que lhe contou a origem divina do ‘filho do Espírito Santo’ carregado no ventre da amada. Em Mateus 1, 22-23, José, ouve do anjo as palavras de conforto dizendo que ele não deve pensar mal de Maria e que o filho que ela espera deverá ser chamado de Jesus. De acordo com a fala do anjo este filho do Espírito Santo terá como missão salvar a humanidade de seus pecados.

Onde Está a Divergência?

Essa é a pergunta que talvez você esteja se fazendo ao chegar a essa parte do artigo. O Senhor havia falado através de um profeta uma mulher virgem conceberia e daria a luz a uma criança que deveria se chamar Emanuel (cujo significado é Deus conosco) em Is 7, 14. Dessa forma por que o anjo diz a José que a criança de Maria deverá se chamar Jesus?

Evangelho de Lucas

Evangelho de Lucas

Evangelho de Lucas

Aliás, é válido ressaltar que o anjo também disse a Maria que nomeasse o seu filho com o nome de Jesus no Evangelho de Lucas cf. Lc 1, 30-31. Ao mesmo tempo em que o anjo busca tranquilizar a jovem mãe a respeito do futuro do seu bebê enfatiza que o nome da criança deverá ser Jesus. Mas, então será que os anjos cometeram um erro?

Por Que Jesus e Não Emanuel?

Bem provavelmente o texto bíblico que indicava o nascimento do salvador não estava querendo dizer que o nome da criança seria Emanuel, mas essa seria a forma como ele seria chamado, ou seja, Deus conosco como uma expressão e não seu nome necessariamente.

Para entender melhor esse ponto é válido retornar a primeira vez que o nome Emanuel é citado na Bíblia, no livro de Isaías (capítulos 7 e 8). O nome é mencionado como uma das opções de sinal de proteção divina sobre a Casa de Davi num período de guerra e não possui nenhum viés messiânico.

Livro de Isaías

Livro de Isaías

Como uma resposta a casa de Davi, Isaías, diz que Deus dará um sinal aos seus fiéis por meio do nascimento do filho de uma virgem que será chamado de Deus Conosco. Esse filho receberá nutrição por meio de mel e manteiga até que seja capaz de por si mesmo escolher o bem.

Há muita discussão sobre o que o profeta estava comunicando, de acordo com estudiosos de textos bíblicos a mensagem era de que Deus daria uma resposta aos tempos difíceis por meio do envio de seu filho conhecido como Deus Conosco e não literalmente nomeado Emanuel. Contudo, no Evangelho de Mateus esse texto é prolongado e faz a profecia de que o Messias viria literalmente como ‘Deus Conosco’.

Mas, Afinal Por Que Jesus?

Yeshua

Yeshua

O nome de Jesus no hebraico original é Yeshua, uma derivação de Yehoshua. Trata-se de um nome bastante comum na Judeia no período em que Jesus viveu. Por exemplo, é possível encontrar vários indivíduos com esse nome nos textos do historiador do século 1, Flavius ​​Josephus.

Também não é o primeiro personagem da Bíblia a ter o nome de Yeshua (Joshua), prova disso é o livro de Josué no Antigo Testamento. O significado desse nome é algo como “Deus salva” e todos os Evangelhos citam o salvador como Jesus.

Emanuel é Título e Não Nome

Para aqueles que estão se perguntando se Jesus teria um nome duplo temos que esclarecer que não, pois os judeus daquele período tinham somente um nome. Para distinguir as pessoas eram usados acréscimos como ‘filho de’ – Jesus, filho de José de Nazaré – ou a localidade em que a pessoa nasceu – Jesus de Nazaré. Dessa forma fica claro que Emanuel é um título atribuído a Jesus e não um nome, da mesma maneira que Cristo.

No texto do profeta Isaías ainda é mencionado que o Messias também será chamado de ‘Príncipe da Paz’, ‘Deus forte’ e ‘Conselheiro Admirável’. Há ainda a menção feita por Jeremias de que o rei que reinará com sabedoria será chamado de ‘o Senhor é a nossa justiça’. Essas formas de chamar não são nomes em si, funcionam como atributos para descrever quem é o Messias.

Também precisamos observar a questão linguística uma vez que em hebraico ‘ser’ e ‘ser chamado’ quer dizer a mesma coisa. Então ser chamado Emanuel significa que Jesus é o Deus que vive entre as pessoas e não que seu nome será Emanuel. O nome do salvador é Jesus acima de qualquer outra forma de ser chamado.

Gostou de saber mais sobre o nome original de Jesus?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.