Procissão Nossa Senhora Dos Navegantes

Maria, a mãe de Jesus, possui diversos títulos de adoração dados a ela pela religião católica e aqueles que creem nela, um dos títulos que ela recebe é o de Nossa Senhora dos Navegantes. A mesma imagem, que é representada por Maria em pé dentro de um barco, segurando o seu filho Jesus no colo, também é conhecida como Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora das Candeias.

Origem Da Fé Em Nossa Senhora Dos Navegantes

Tal atribuição do título de Nossa Senhora dos Navegantes e também a fé nessa imagem começou com as cruzadas, por volta do século XV, a era de navegação dos europeus, e em relação a essa devoção algo mais comum entre os portugueses. Nessa época eles cruzaram os mares em direção a Palestina, com a intenção de proteger os locais considerados por eles sagrados daqueles que não acreditam no poder do local.

Naquela época as viagens pelo mar eram realmente arriscadas, e por isso, aqueles que se lançavam nessa empreitada começaram a pedir proteção a Nossa Senhora a proteção para que eles pudessem retornar aos seus lares sã e salvos. Maria na época era tida como a protetora dos perigos que águas turbulentas poderiam oferecer, tanto dos rios quanto dos mares, e também das grandes tempestades. Nossa Senhora era conhecida nesse tempo como Estrela do Mar, sendo a estrela que protegia os navegantes e os mostrava o melhor caminho em momentos difíceis.

Antes de partirem em viagem todos os tripulantes das grandes embarcações iam a Santa Missa, e lá pediam então a proteção de Maria, chamando ela pelo nome de Nossa Senhora dos Navegantes, pedindo para que ela desse a eles coragem para enfrentar todos os perigos que pudessem vir a ocorrer durante a viagem.

Nossa Senhora Dos Navegantes

Nossa Senhora Dos Navegantes

Com o passar do tempo tal devoção só fez crescer e se tornar forte entre os que viajavam em embarcações, como eles conquistavam novos territórios, foram difundido a crença nos novos locais.

A primeira estátua de Nossa Senhora dos Navegantes foi levada até a Espanha, por navegadores. Durante uma de suas missões, Pedro Álvares Cabral levou uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, conhecida também como Nossa Senhora da Boa Esperança, para a Ásia, mais precisamente na índia, erguendo ali uma capela em homenagem a ela. Tal capela sobreviveu até o século XVII, sendo mantida primeiramente por franciscanos e com o passar dos anos pelos seus descendentes. Tal imagem foi depois levada até Portugal, e hoje se encontra na Igreja da Sagrada Família, localizada em Belmonte.

Os navegadores logo começaram a carregar nas embarcações réplicas de tal imagem, ou ainda era entalhada na proa do próprio barco a imagem da Nossa Senhora, junto de uma lâmpada de fogo, que era acessa na partida da viagem e nunca se apagava até que eles retornassem.

A Fé Em Nossa Senhora Dos Navegantes Em Portugal

A fé em Nossa Senhora dos Navegantes em Portugal é muito divulgada, e foi através dos portugueses que ela chegou ao Brasil, passando por algumas modificações no nosso país.

Em Portugal ela é considerada a protetora dos marinheiros, mas também está muito ligada a pesca, sendo a protetora dos pescadores e sendo homenageada para que haja bom rendimento nas comunidades que se sustentam a partir da pesca.

Em Portugal a festa de Nossa Senhora dos Navegantes é realizada no dia 15 de agosto. Muito famosa no país ela é celebrada com procissões, principalmente nas comunidades de pescadores.

Um exemplo é a cidade de Cascais, na cidade é realizada a festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes do dia 3 até o dia 15 do mês de agosto. Durante esse período a população se reúne na Baía de Cascais, há exposição de artesanato e também venda de comidas, sendo lançados fogos de artifício durante todos os dias. No último dia é realizada uma grande procissão pelas ruas da vila de Cascais, e no final dessa procissão um barco vai até o meio da Baía, para que haja a benção tanto do mar quanto da vila.

Alguns locais de Portugal realizam somente procissão em terra, já outros como em Armação de Pêra, há também uma procissão feita pelo mar, onde os barcos de pescadores e de outras pessoas navegam em homenagem à santa.

A Fé Em Nossa Senhora Dos Navegantes No Brasil

Nossa Senhora Dos Navegantes No Brasil

Nossa Senhora Dos Navegantes No Brasil

No Brasil a devoção a essa santa chegou por meio dos colonizadores, os portugueses. Junto das grandes embarcações eles trouxeram também a religião católica, e começaram a catequizar os povos que aqui viviam. E uma das crenças que trouxeram foi a proteção da Nossa Senhora dos Navegantes para quem precisasse fazer viagens ou trabalhar nos mares.

Essa devoção claramente é mais comum em cidades litorâneas, apesar dela também ser considerada a protetora dos perigos dos rios, por isso, as principais Capelas e Igrejas dedicadas a Nossa Senhora dos Navegantes se encontram no litoral do país. Como em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, em Fortaleza no Ceará, em Penedo no estado do Alagoas, nas cidades de Santos e Cananéia em São Paulo, diversas cidades de Santa Catarina, dentre outras.

Há cidades que possuem igrejas históricas, como as cidades do balneário Arroio do Silva, o balneário da Barra do Sul, em Mondai, em Laguna, e em Bombinhas. Uma das principais cidades é a cidade dos Navegantes, ela possui uma capela dedicada a santa que foi finalizada no ano de 1896, cem anos depois, no ano de 1996, ela se tornou o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes com a dedicação do altar para a Nossa Senhora dos Navegantes.

A cidade de Porto Alegre tem a Nossa Senhora dos Navegantes como sua padroeira. Realizando uma procissão fluvial em homenagem a ela no dia de sua festa, tal procissão reúne muitas pessoas, na casa dos milhares.

No Brasil a celebração a Nossa Senhora dos Navegantes ocorre no início do mês de fevereiro, há também procissões em terra e procissões no mar ou nos rios.

Devotos de Nossa Senhora Dos Navegantes No Brasil

Devotos de Nossa Senhora Dos Navegantes No Brasil

Um fato interessante sobre a fé em Nossa Senhora no Brasil é a forma que ela foi sincretizada com a orixá Iemanjá, essa pertencente às religiões afro-brasileiras. Iemanjá é considerada a mãe d’água. Quando os colonizadores trouxeram diversos escravos africanos para o Brasil, esses eram obrigados a aceitar a religião católica para que pudessem sobreviver. Visando pelas suas vidas, eles aceitavam a religião e traziam aqueles que eram adorados em sua religião materna para as imagens que a igreja católica os apresentava. Dessa forma, sincretizar Nossa Senhora dos Navegantes com Iemanjá foi algo feito para que pudessem manter um pouco da sua religião. Em locais como na Bahia e no Rio Grande do Sul a festa em homenagem a elas ocorrem junto.

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes

A procissão mais famosa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes certamente é a que ocorre na cidade de Porto Alegre, que possui tal santa com padroeira. A procissão é fluvial e ocorre no lago Guaíba todos os anos, no dia 2 do mês de fevereiro, reunindo mais de 100 mil pessoas a cada ano.

Em outros estados do Brasil também ocorrem procissões a Nossa Senhora dos Navegantes, no Rio Grande do Sul, em Pelotas, ela caminha até o Porto de Pelotas, sendo um momento muito marcante da festividade católica.

Procissão no ano de 2019

A procissão na cidade de Porto Alegre ocorre há exatos 144 anos. Desde o ano de 2018 ela passou a ser inteiramente realizada com dinheiro doado por devotos da igreja, antes disso, o poder público concedia uma verba para o auxílio da mesma. O corte na verba auxiliar a procissão pode ser uma afronta à população, já que esse é um evento muito importante para a cidade, e além de religioso, é também social e cultural, sendo a maior festa popular da cidade.

Apesar de não haver ajuda do poder público, a festa tem que acontecer. Por isso, são promovidas atividades durante todo o ano anterior a procissão ocorre atividades para arrecadar dinheiro para tal feito. Apesar dos esforços somente tais atividades não financiam as duas procissões que ocorrem. Sendo a primeira delas em Janeiro, que carrega a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes até a Igreja do Rosário, que se localiza no centro de Porto Alegre. A segunda, principal delas, ocorre no dia 2 do mês de fevereiro, e leva a imagem da santa de volta ao Santuário dos Navegantes.

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes

A procissão do dia 2 do mês de fevereiro é acompanhada por milhares de fiéis, e também pessoas de diversas religiões. Os organizadores da procissão gostam de destacar que essa é uma festa plural, prezando pelo respeito inter religioso. Todos os anos a procissão possui um lema e também um tema. O lema do ano de 2019 foi: ““Sede, pois, Santos, porque sou Santo!” – (I Pedro 1,16), e o tema foi: ““A Santidade no Mundo Atual”.

Devido a falta da ajuda do governo, e como os custos da procissão ficam em torno de 200,00 mil reais, pois contam com diversos fatores, como palcos, banheiros químicos, tendas, seguranças e outros, a organização decidiu criar uma vaquinha virtual para aqueles que desejavam contribuir, vaquinha organizada no site vakinha.com.

Como É a Procissão?

É uma tradição da festa em Porto Alegre que ocorram várias homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes antes do dia da grande procissão. A Abertura Oficial do evento ocorre geralmente no dia 20 de janeiro, feita pelo Pároco de Nossa Senhora dos Navegantes atual, da a abertura oficial dos festejos do ano. Nesse dia ocorre a Missa de despedida da Imagem, e ela então é levada ao Santuário do Rosário, em uma procissão.

Em 2019 a procissão do dia 20 de janeiro foi extremamente marcante, sendo aplaudida e causando choros emocionantes em diversos fiéis. A imagem é carregada pelas Avenidas: Sertório, Presidente Franklin Roosevelt, Farrapos, Rua da Conceição, Voluntários da Pátria até a Vigário José Inácio. Durante o trajeto há um tapete feito de hortênsias, sendo essa uma tradição de uma família moradora da cidade a mais de 70 anos.

No dia 22 ocorreu um terço no Santuário dos Navegantes, já sim a imagem. No dia 23 do mês de janeiro a imagem pode ser visitada pelos fiéis que desejavam vê-la, no horário das 8 horas da manhã até as 18 horas. Depois, no dia 27 de janeiro foi realizado um evento chamado “No Colo da Mãe”, esse contava com diversas atividades inteiramente gratuitas, como aconselhamento psicológico, aferição da pressão arterial, corte de cabelos e outras. Do dia 24 de janeiro até o dia primeiro de fevereiro ocorreu a novena, também no Santuário dos Navegantes, todos os dias as 20 horas.

Finalmente, no dia 2 do mês de fevereiro, o dia litúrgico de Nossa Senhora dos Navegantes, ocorre uma missa as 7 horas da manhã, essa no Santuário do Rosário. Após o final da missa, acontece a procissão de retorno da Imagem para o Santuário dos Navegantes, com a chegada por volta das 10 horas 30 min.

Oração a Nossa Senhora dos Navegantes

“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Santíssima filha de Deus, criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, raios ou ressacas não perturbem a minha embarcação, e que nenhuma criatura, nem incidentes imprevistos causem alteração  e atraso na minha viagem, ou me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas  impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação n o abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer,  torna a me fortalecer. Com vossa proteção e a benção de vosso Filho Jesus, a embarcação da minha vida, há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Amém. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.