Nascido no dia 08 de julho de 1903 em Sant’Urbano de Montecchio Maggiore (VI), Itália, Giovanni Schiavo (João Schiavo) foi beatificado em 2016. Desde muito jovem João desejava seguir a vida religiosa tendo grande fé em Deus. Filho do humilde casal Luigi Schiavo e Rosa Fittorelli, João, passou por situações bastante complicadas em sua vida incluindo um episódio em que contraiu meningite e quase faleceu. Conheça mais sobre a história do beato que fez parte Congregação dos Josefinos de Murialdo.
Padre João Schiavo e a Vida Religiosa
Sua entrada para a Congregação dos Josefinos de Murialdo se deu em 1917 durante a Primeira Guerra Mundial. No ano de 1919 já havia feito da vida religiosa sua profissão vindo a ser ordenado sacerdote em 1927 quando tinha apenas 24 anos de idade. Veio para o Brasil em 1931 realizando assim o seu intento de ser missionário. No dia 05 de setembro daquele ano padre João Schiavo chegava em Jaguarão, no Rio Grande do Sul. Foi então para Caxias do Sul, mais especificamente para Ana Rech, onde ficou responsável por formar os noviços a congregação de que fazia parte.
Uma das principais vocações do padre João Schiavo era a educação dos jovens e por isso merecidamente foi diretor da Escola Normal Rural Murialdo em Galópolis. No ano de 1941 foi o responsável por fundar o Seminário Josefino de Fazenda Souza, no interior de Caxias do Sul. O padre beato foi o primeiro diretor da obra que até hoje marca as novas gerações.
Obras Voltadas as Crianças e aos Jovens Carentes
Padre João Schiavo tinha grande preocupação com os mais carentes, motivo pelo qual trabalhou incansavelmente em favor de crianças e jovens que não tinham condições de ter uma vida confortável. Dentre as obras de maior destaque estão o Abrigo de Menores São José que foi fundado em Caxias do Sul e a Obra Social Educacional em Porto Alegre. Também foi o fundador do Abrigo de Menores em Pelotas e Rio Grande assim como o Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens na cidade de Araranguá em Santa Catarina.
Realizações na Carreira Religiosa
Padre João Schiavo foi escolhido como o primeiro Superior dos Josefinos da então Vice-Província no Brasil no período entre 1937 e 1946 além de Provincial entre 1947 a 1956. Foi devido ao trabalho desse padre que tiveram origem o desenvolvimento das Obras Josefinas assim como o reconhecimento oficial das escolas e da possibilidade da formação dos primeiros confrades brasileiros.
Irmãs Murialdinas
No dia de 09 de maio de 1954, Padre João Schiavo, deu início ao primeiro grupo de Irmãs Murialdinas em Fazenda Souza, Caxias do Sul. A Escola Santa Maria Goretti das Irmãs Murialdinas foi fundada em 1957 contando com a atuação do padre beato como professor e diretor. Para poder se dedicar ao auxílio das Irmãs Murialdinas, o Padre João Schiavo, solicitou em fevereiro de 1956 ser desligado do cargo de Superior Provincial, mas ainda se manteve prestando serviço a sua Congregação.
O Falecimento de Padre João Schiavo
No mês de fevereiro de 1966 o padre adoeceu gravemente vindo a falecer em 27 de janeiro de 1967. Nesse período o padre já tinha a fama de santo sendo que o local em que ele foi sepultado se tornou ponto de peregrinação e orações. Nos dias de hoje o padre beato está sepultado em Fazenda Souza no interior de uma capela que tem o seu nome. Todo dia 27 às 16h é realizada uma missa em memória do padre.
Em 2016 padre João Schiavo foi beatificado, a ele foram atribuídos inúmeros milagres inclusive fora do Brasil. Há relatos de pessoas que tiveram graças obtidas em Mendoza, Argentina. Certamente a história do missionário italiano que tanto fez pelas crianças e jovens carentes toca o coração de quem tem fé.
Oração ao Beato Padre João Schiavo
“Bem-aventurado Padre João Schiavo,
Que ao longo de sua vida sempre buscou fazer o bem por meio da Vontade do Pai,
Interceda por nós que pedimos com fé e nos ajude
A passar pelas dificuldades e as cruzes que carregamos ao longo da vida,
Através de uma vida humilde e vivida na mansidão de Jesus
Auxiliou a todos com quem conviveu em especial os mais pobres e carentes
Reze por nós e nossas famílias
Pede que os bons nos ajudem a manter nossos filhos e entes queridos no bom caminho,
E que o povo de Deus se mantenha no bom caminho
Rogo a Deus que dê saúde aos enfermos e também pela vida digna de todos os que me cercam.
Amém”