História Bíblica De Timóteo

Timóteo possui duas cartas com seu nome no Novo Testamento, sendo certamente uma das figuras da escritura mais conhecidas. Ele, juntamente de Tito, se tornou um fiel apóstolo de São Paulo, e os dois aparecem na bíblia como sendo pessoas extremamente importantes para ele, o acompanhando em suas viagens missionárias, elas também morreram por meio de um martírio.

Quem foi Timóteo – Biografia

Timóteo nasceu em Listra, na Ásia, região que hoje é conhecido como Turquia, ele possuía pais diferentes em suas crenças, com o pai sendo descendente de gregos e pagão, e a mãe, Eunice, uma judia. Para seguir o desejo de sua mãe, Timóteo foi educado segundo a religião judaica.

Certa vez, quando São Paulo estava visitando Listra, Timóteo escutou a pregação que ele fazia para a população, Paulo afirmava que o Messias que os judeus acreditavam havia vindo a terra por meio de Jesus Cristo, nesse momento Timóteo se converteu e passou a ser um seguidor leal de São Paulo.

Timóteo tinha apenas vinte anos de idade nessa ocasião, ele era um jovem de aparência frágil e tímida, mas logo ganhou a confiança de São Paulo. Ele passou a fazer viagens acompanhando o apóstolo, algumas das que são citadas no Novo Testamento foram: Roma, Atenas, Éfeso, Corinto, Filipos e Tessalônica.

Novo Testamento

Novo Testamento

Na viagem do Apóstolo Paulo para Cesaréia Marítima, em Israel, ele foi preso pelos pagãos, Timóteo então permaneceu preso junto dele por cerca de dois anos. Após dois anos Timóteo foi solto, já São Paulo foi transferido para Roma, apesar de ter recebido a liberdade, Timóteo decidiu o acompanhar até Roma, para que pudesse cuidar do seu mestre. Depois de um tempo, São Paulo o mandou para Éfeso.

Após um tempo em Éfeso, Timóteo foi aclamado como bispo do local, quando Paulo saiu da prisão o encontrou nessa posição, Paulo então decidiu dar a ele o cargo de líder da Igreja em toda a Ásia Menor. Timóteo era jovem quando assumiu tal cargo, mas ele o liderou com louvor, fazendo a fé cristã se espalhar pela região.

Após um tempo São Paulo se encontrou novamente preso, e se sentia abandonado por muitos, ele então endereçou uma carta a Timóteo pedindo para ele o encontrar, pois sentia que a morte estava próxima, e desejava a sua visita e também que ele levasse a ele pergaminhos e livros. Isso mostra a aproximação dos dois, e a importante relação que eles possuíam.

Durante uma festa regional onde a população cultuava a deusa Diana, Timóteo decidiu interromper e professar que aquela comemoração era em vão, pregando a fé cristã para os povos que estavam ali. As pessoas que participavam da festa se revoltaram contra ele, e começaram a lhe bater, tacar pedras e pauladas. Timóteo morreu devido às lesões que sofreu, e sua morte é considerada um martírio, já que ele morreu tentando espalhar a fé cristã.

Timóteo na Bíblia

O nome de Timóteo aparece vinte e quatro vezes no Novo Testamento, tanto nas cartas de Paulo como no livro dos Atos dos Apóstolos.

Ilustração de Timóteo a Esquerda Conversando com o Apóstolo Paulo a Direita

Ilustração de Timóteo a Esquerda Conversando com o Apóstolo Paulo a Direita

Nas páginas é possível ver a proximidade de Timóteo com Paulo, já que por vezes ele o enviava como representante aos locais em que ele não poderia ir. Há duas cartas de São Paulo que são endereçadas especificamente a Timóteo.

Em Atos 16.1 e em 2ª Timóteo 1.5 é citado que Lóide é avó de Timóteo. Em Atos 16.4 cita a origem grega do pai de Timóteo.

Na 2ª Timóteo 3.15 mostra como Timóteo era instruído na fé judaica desde jovem, por volta dos cinco anos de idade: “Porque desde a infância sabe as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Jesus Cristo”

É possível, por meio das escrituras bíblicas, notar que Timóteo era realmente jovem quando começou a seguir Paulo, e ele inclusive escreveu algo sobre isso, na 1ª Timóteo 4.12: “Ninguém menospreze o fato de ser jovem, mas procura ser exemplo para os fiéis, na palavra, no comportamento, no amor, na fé e na pureza”.

Na 1ª Timóteo 1.3 há ordens diretas de Paulo para Timóteo, onde ele o envia para cuidar da Igreja em Éfeso, onde ele mais tarde se tornaria bispo: “Conforme te solicitei, quando partia para a Macedônia, permanece em Éfeso para advertires a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas”.

Timóteo na Bíblia

Timóteo na Bíblia

Em 1 Coríntios 4.17 é possível notar o carinho de Paulo com Timóteo, quando ele o envia para Corinto e manda a seguinte mensagem: “Eu vos enviei Timóteo, meu filho muito amado e fiel no Senhor. Ele vos recordará as minhas normas de conduta, tais como as ensino por toda parte, em todas as igrejas”.

Paulo escreveu as cartas que são conhecidas como “três cartas pastorais”, duas delas sendo direcionado a Timóteo, e uma delas a Tito, outro fiel apóstolo seu. A primeira carta a Timóteo foi escrita em 64 depois de Cristo e a segunda carta foi escrita por volta de 66 depois de Cristo.

Além das cartas endereçadas a ele e também as citações de Timóteo em outras escrituras, Paulo o cita como participante de seis de suas cartas canônicas, sendo elas: 2 Tessalonicenses 1.1, 1 Tessalonicenses 1.1, Colossenses 1.1, 2 Coríntios 1.1, Filipenses 1.1 e na Epístola a Filemon.

Veneração a Timóteo

Timóteo se tornou venerado como santo, mártir e apóstolo que foi, e o seu dia litúrgico é o mesmo de Tito, o dia 26 de janeiro, a data é a mesma no calendário dos luteranos, que também os veneram.

Oração a São Timóteo

Pai de amor, que escolheste Timóteo para ser um grande apóstolo, convertei-nos também a nós e inspirai-nos gestos de renovação da sociedade e das nossas comunidades eclesiais. Por Cristo nosso Senhor. Amém.”

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.