O Que Significa Protodulia no Cristianismo?

No Cristianismo existem três formas de culto bastantes conhecidas que são: latria, hiperdulia e dulia. Contudo, há mais uma que merece atenção dos fiéis, a protodulia que é dedicada exclusivamente a São José. Para quem deseja entender o conceito mais profundamente e saber porque esse santo tem uma forma de culto somente sua basta continuar lendo, vamos explicar em detalhes!

Formas de Culto no Cristianismo

Para compreender a protodulia é essencial saber qual o conceito de latria, hiperdulia e dulia, explicaremos a seguir!

– Diferença Entre Adorar e Venerar

Os diferentes tipos de culto no Cristianismo foram conceituados para diferenciar o conceito de adoração e veneração. A adoração somente pode ser dedicada Santíssima Trindade que forma um único Deus. A veneração e honra se devem aos santos que pautaram sua vida pela fé e praticaram as obras divinas, mas sem atingir o status de adoração.

– O Que é Latria?

Esse é o primeiro tipo de culto do Cristianismo e presume adoração de maneira que somente pode ser dedicado a Santíssima Trindade que forma um único Deus.

– O Que é Dulia?

Dulia

Dulia

A segunda forma de culto do Cristianismo é a dulia que presume veneração e deve ser direcionada aos santos que dedicaram suas vidas a colocar em prática a obra de Deus. São indivíduos que deram o exemplo ao longo de suas trajetórias de como colocar em prática a palavra divina.

– O Que é Hiperdulia?

Consiste numa forma de culto dedica somente a Maria, Mãe de Jesus Cristo. A essa santa é dedicado um culto superior ao de dulia, mas inferior ao de latria. A veneração para a Mãe Santíssima deve ser mais elevada do que aquela reservada aos santos, mas não pode chegar a configurar adoração.

Então o Que é Protodulia?

Recebe o nome de protodulia o culto dedicado a São José, o maior dos santos do Cristianismo. O culto dedicado a ele deve ser superior ao dos demais santos (dulia), mas não tão expressivo quanto ao de Maria (hiperdulia). Dessa forma a protodulia ou suma dulia, como também é chamado, configura a veneração mais elevada dentre os santos estando abaixo da hiperdulia e da latria.

O estabelecimento desse conceito foi solicitado ao Papa Pio IX pelos padres que formaram o Concílio do Vaticano. Compreendeu-se que estabelecer para José um patamar mais elevado de veneração em nada se contrapunha a fé cristã e a preservação dos privilégios dos demais santos.

O nome de São José passou a ser incluso nas Ladainhas maiores e também no rito de Extrema-Unção assim como uma forma de auxílio para os agonizantes. O maior dentre os santos possui inúmeras manifestações litúrgicas que estimulam a fé dos fiéis.

O Culto a São José

De acordo com a tradição católica a festa dedicada a São José já era realizada no século IV num templo que foi construído pela ordem de Santa Helena (mãe do imperador Constantino) no local em que ficava o Presépio de Belém. Inclusive essa capela dedicada a São José existe até os dias atuais dentro da Basílica da Natividade em Belém. Também há algumas tradições que remontam ao século V de uma festa em comemoração a fuga da Sagrada Família para o Egito.

O primeiro registro oficial de uma festa para São José remonta a 19 de março de 1030 e foi celebrada pelos beneditinos de Abadia de Winchester. No Concílio de Constança de 1417, Gerson, o grande teólogo chanceler da Universidade de Sorbone solicitou que fosse realizada uma festa em honra de São José e Maria. No ano de 1621 a festa foi inclusa entre as de preceito pelo Papa Gregório XV e no ano de 1651 foi fixada no dia 19 de março.

As Duas Festas de São José

Para São José são dedicadas duas festas sendo uma realizada em 19 de março (Esposo da Virgem Maria) e outra no dia 1° de maio (São José Operário). Como a festa do dia 19 de março quase sempre acontece no meio da Quaresma é aberta uma exceção litúrgica pela Igreja nessa data permitindo a celebração com paramentos brancos para glorificar o pai de Jesus Cristo. Nesse dia especificamente a Igreja retira o roxo da Quaresma.

A Canonização de São José

O processo de canonização de um Santo pela Igreja é bastante longo e demanda um exame extensivo da vida do pretendente, porém, no caso de José foi aberta uma exceção. Bastou que se examinassem as palavras “José era um homem justo”, o próprio Deus proclamou a santidade de José.

No entanto, por cerca de oito séculos a Igreja se limitou ao que estava escrito no Evangelho e não incentivava a veneração ou realização de festas públicas para São José. Era um momento em que se mostrava mais necessário direcionar a fé dos fiéis para Jesus Cristo e por isso se esperou por momentos mais adequados para a divulgação de itens acessórios. Também seria difícil explicar para quem tinha dúvidas de fé como José era um santo sendo apenas pai adotivo de Jesus Cristo.

Imagem de São José

Imagem de São José

Apesar de não existir cultos públicos a São José havia um culto privado no coração dos cristãos. Já era falado sobre o Santo Patriarca nos Evangelhos como nos dias de hoje e muitos padres e doutores exaltaram as virtudes de São José como sua justiça, paternidade espiritual e virgindade. Havia exortações e honras prestadas a São José nas casas de alguns cristãos.

No Oriente foi encontrada uma gema preciosa com a seguinte inscrição: “São José, assisti-me nos trabalhos e alcança-me a graça”, ela é data do primeiro século. Foram encontradas também imagens atribuídas aos primeiros séculos como uma honra privada a São José. O culto que era realizado de forma privada foi se tornando público ao longo dos séculos.

Primeira Festa Para São José

A celebração da primeira festa de São José acontecia no dia 20 de julho inicialmente somente na Igreja Grega. O dia 19 de março que posteriormente se tornou um dos dias de celebração de São José acredita-se ser o dia da sua morte. Ao longo dos séculos diferentes Papas se ocuparam de atribuir a importância devida a uma festa dedicada a São José.

São José recebeu da Igreja, além das missas, as práticas de devoção em que se atribui aos Santos um dia e um mês para sua celebração. No caso de São José lhe deram o mês de março e as quartas-feiras. Para a Virgem Maria é dedicado o mês de maio e o sábado. O pai adotivo de Jesus também recebe devoção especial as suas sete dores e sete gozos assim como Maria. A Igreja deseja que não haja dissociação entre os nomes de José, Jesus e Maria.

Gostou de saber mais sobre o que é protodulia e como ela se aplica a São José?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.