Um dos sacramentos da Igreja Católica que gera maior curiosidade para quem é leigo certamente é o da consagração da Eucaristia. O ritual como um todo e a hóstia em si geram grande curiosidade, pois é um momento especial em que os fiéis se preparam para receber o corpo de Cristo. Então que tal saber um pouco mais sobre o que a hóstia representa e para que serve? Basta continuar lendo!
O Que é a Hóstia?
Hóstia é o pão consagrado por um sacerdote ordenado e possui grande significado nos ritos da Igreja Católica. O pão ázimo é o pão com maior significado litúrgico. Uma curiosidade é que em alguns lugares esse pão é confeccionado artesanalmente. No entanto, existem máquinas que visam facilitar esse processo.
Geralmente o fabrico artesanal de hóstia é realizado por religiosos em mosteiros. Nesse caso o corte das hóstias pode ser feito com uma tesoura, uma por uma. As hóstias industriais, fabricadas por companhias privadas ou organizações religiosas, são feitas em dois tamanhos, com diâmetro de 3 cm e pesando 0,6 gramas (destinadas aos fiéis) e com 7,8 cm de diâmetro (destinadas aos sacerdotes).
Hóstia: Qual o Significado da Palavra?
Hóstia é uma palavra originária do latim e era usada como um sinônimo para vítima. Essa palavra representa o próprio Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que veio a Terra para eliminar o pecado do mundo. Possui ainda um significado secular, essa era a maneira como o animal oferecido em oferenda aos deuses romanos era chamado.
A comunhão é um dos momentos mais importantes das missas e celebrações da Igreja Católica. O copo de Cristo está representado pela hóstia sendo entregue a todos que devem dobrar seus joelhos nesse momento. O filho de Deus está ali sendo representado pelo pedaço de pão.
O Simbolismo da Hóstia na Igreja
O catolicismo adotou o uso da palavra hóstia como uma referência ao corpo de Cristo, aquele que foi a maior vítima do Cristianismo, sendo morto para eliminar os pecados da terra e depois ressuscitando para ascender aos céus. O momento da hóstia é tão importante para os católicos porque representa o corpo de Jesus Cristo entre nós.
É fundamental dizer que após a consagração a hóstia deixa de ser apenas um pedaço de biscoito ou pão para passar a ser o próprio Jesus Cristo que vive entre nós. Os fiéis entendem que tem em mãos uma parte palpável de Jesus, o Escolhido para habitar seus corações e direcionar os caminhos das suas vidas. Essa é uma grande honra para os católicos que estão buscando a luz de Jesus Cristo para guiar seus passos.
Os católicos fazem reverência e se ajoelham no momento da consagração como uma forma de demonstrar que aceitam a nobre missão de ser tal qual Jesus que tinha seu coração puro e repleto de vontade de fazer o bem e amar ao próximo. É uma forma de assumir que se está entregando completamente para a realização do objetivo de no mínimo se parecer com Jesus.
Comunhão
A comunhão é sagrada pelo fato de ser um momento em que se tem a oportunidade de ter contato com o corpo e sangue de Cristo além de compreender a missão dada por Deus para a realização da missão que Ele colocou em sua vida. Deve ser um momento de intensa reflexão em que se busca fazer o bem para o próximo e coloca-lo a frente de seus desejos como uma prioridade.
A dedicação e o amor ao próximo são as bases para uma vida cristã. Os cristãos não podem se esquecer de que o coração que tudo oferta, tudo recebe. Não há comparação para a gratidão de viver a palavra ensinada por Cristo e por Jesus.
Levando a Mensagem Para Além do Altar
Os cristãos devem fazer mais do que somente comungar, precisam aproveitar a possibilidade de compartilhar o amor de Jesus. Os ensinamentos de Jesus devem ser aplicados no seu dia a dia, na sua vida fora da Igreja. O grande desafio está exatamente em conseguir fazer com que esses ensinamentos sigam para além da vivência na Igreja.
Ao adentrar a casa do Senhor os cristãos estão procurando pela comunhão por meio da hóstia e devem sair da Igreja prontos para levar a Palavra Dele para mais pessoais por meio de pregação e de ações. O primeiro lugar em que os ensinamentos de Jesus devem ser concretizados é o lar em que se vive com a família.
Não se pode esquecer que a missão de fazer a evangelização continua também fora dos templos sagrados. Então ainda que esteja longo dos altares é necessário compartilhar o amor de Deus. A Eucaristia é uma lição que Deus dá aos cristãos para que eles se aprimorem e sejam mais fortes em sua fé.
Para Quem a Eucaristia é Concedida?
Para receber a eucaristia é necessário ter recebido os ensinamentos da catequese e passado pelo sacramento da Crisma. É fundamental que a Comunhão seja entendida com a seriedade que possui. Além de ter a catequese e a crisma é necessário que o indivíduo analise se é ou não digno de comer do Pão, que é o corpo, e beber do cálice com o vinho que é o sangue de Cristo.
De acordo com a palavra aquele que comer e beber do corpo e sangue de Cristo não sendo digno estará causando a sua própria condenação. Basicamente isso significa que a Comunhão deve acontecer num momento de consciência entre Deus e o cristão, acontece uma troca nesse momento. O cristão deve oferecer seu corpo e sua vida como morada para Jesus. O fiel deve ter consciência a respeito do ato de comungar para que ele faça sentido em sua vida.
Reflexão
Geralmente após o momento da Comunhão são reservados alguns instantes para realizar uma reflexão a respeito do que está sendo vivido. É interessante que você tenha uma oração especial para dedicar aos momentos após a Comunhão. Essa oração deve te ajudar a entender de que maneira a Eucaristia será aplicada em sua vida. O objetivo dessa Comunhão é trazer Cristo para a vida dos fiéis.
Gostou de saber mais sobre a hóstia e seu significado? Curta e compartilhe!