Estudo Sobre Azeite da Unção

Na Bíblia untar o corpo com óleo é algo recorrente e de grande significado, hóspedes quando eram recebidos numa casa deviam ser untados, enfermos podiam receber alívio e até cura de seus males com unção entre outros. Outra função relevante do óleo na Bíblia era a preparação do corpo de quem falecia, untar ajudava a evitar o ressecamento pelo calor e a espantar moscas.

A ideia central era a de refrescar e oferecer um revestimento para a pessoa, exatamente daí vem o sentido bíblico de unção como revestir e proteger. No texto do Novo Testamento encontramos a palavra ‘unção’ (que vem do grego chrisma) três vezes e o verbo ungir (chrío) cinco vezes. Já o adjetivo christós (ungido ou Cristo) é mencionado mais de 500 vezes. Isso nos permite compreender que a unção pertence Jesus Cristo.

Dessa forma a unção é colocada sobre as pessoas e não somente dedicada a objetos ou ao próprio óleo. No Velho Testamento a unção com óleo tem o papel de conceder bênçãos aos ungidos. Logo a unção deve ser realizada com fé e não somente como algo banal. Deve existir um propósito específico para a unção, continue lendo para entender mais sobre o ato de ungir e o óleo usado para isso.

O Que é a Unção?

De acordo com a Bíblia unção não se refere ao óleo, mas sim a manifestação do poder de Deus por meio do Espírito Santo que é aquele que unge. É válido mencionar a unção espiritual que é aquela que concede a um indivíduo a capacitação para realizar uma missão especial dada por Deus. Logo unção é poder.

Unção com Óleo: O Que é?

Unção com óleo consiste no ato de derramar óleo sobre um objeto ou indivíduo objetivando torna-lo consagrado a Deus ou então para buscar uma cura divina. A palavra ungir significado untar usando óleo ou unguento, ou seja, a aplicação de óleos consagrados.

O Que é o Óleo da Unção?

O Que é a Unção?

O Que é a Unção?

O óleo usado para unção é descrito na Bíblia como sendo composto por diversas especiarias como cálamo aromático, canela aromática, mirra, cássia e azeite de oliveiras. O azeite da santa unção jamais podia ser usado para outra finalidade que não fosse a de ungir de acordo com Êxodo 30.31-33.

Esse óleo era preparado de acordo com as instruções de Deus e sob a Sua ordem. O óleo era consagrado em oração e jejum. Quem iria ministrar a unção tinha que se preparar para isso.

Propósitos da Unção

Na Bíblia Jesus e o profeta Isaías dizem que “O Senhor me ungiu para”, isto é, a unção deve ter um objetivo. Abaixo apresentamos os principais propósitos que a unção pode ter:

Evangelização

Realizar a pregação de boas-novas aos que necessitam.

Cura

Oferecer cura para aqueles que necessitam.

Libertação

Conceder libertação para aqueles que estão cativos e dar a liberdade para quem se encontra algemado.

Esperança

Contribuir para apregoar o ano aceitável do Senhor.

Consolo

Dar consolo para todos aqueles que choram.

Alegria

Oferecer para aqueles que estão de luto uma coroa no lugar de cinzas, alegria no lugar de pranto e louvou ao invés de angústia.

Quem é Ungido de Acordo Com a Bíblia?

De acordo com a Bíblia a unção do Espírito Santo foi derramada sobre:

Jesus

Jesus

Jesus

O título Cristo atribuído a Jesus significa ‘ungido’, de acordo com Lucas 4.18 Ele foi ungido pelo Espírito Santo.

Apóstolos

Em Atos 5.15,16 a Bíblia menciona que os doentes eram levados até a sombra do apóstolo Pedro para que fossem curados uma vez que ele era ungido. Em Atos 19.11,12 é mencionado que os indivíduos enfermos procuravam pelo apóstolo Paulo para que as enfermidades os deixassem.

Crentes Fiéis

Também são ungidos aqueles que se mostram servos do Senhor, estes recebem a unção espiritual. Deus é quem unge aos crentes fiéis. Entende-se como ungido aquele que tem a unção do Espírito Santo em sua vida.

O Que Pode Ser Ungido?

No Velho Testamento objetos que tinham um papel sagrado relevante deveriam ser ungidos, uma vez a unção feita não se podia usar os objetos para outras finalidades. A consagração podia ser atribuída a utensílios e instrumentos pertencentes à Casa de Deus.

Quem Deve Ser Ungido?

A unção a pessoas tem como objetivos a cura, atribuição de autoridade e capacitação para realizar uma missão. A seguir explicaremos quem pode ser ungido.

Sacerdotes

Sacerdotes

Sacerdotes

Depois que os sacerdotes eram ungidos passavam a ser considerados santos devendo prestar dedicação exclusiva ao serviço do Senhor. Atualmente, todos tem o chamado ‘sacerdócio real’ pelo fato de que a unção espiritual é concedida a todos.

Reis

Os reis eram ungidos recebendo óleo sobre suas cabeças como uma forma de consagração para exercer tal função como servo de Deus. Dentre os reis que foram ungidos destacam-se Saul, Davi e Salomão. Uma unção que conferia autoridade.

Profetas

Os profetas recebiam a unção como uma capacitação para exercer seu ministério. Elias ungiu Eliseu como uma forma de demonstrar que o mesmo Espírito que estava sobre a sua vida iria se manifestar sobre Eliseu tornando-o seu sucessor.

Enfermos

Enfermos

Enfermos

Uma unção que buscava pela cura e pelo perdão. É importante mencionar que não era o azeite que curava e sim a fé do enfermo em Jesus.

Quem Pode Ungir?

Ungir é uma função designada para alguns indivíduos separados para isso. Saiba a seguir quem pode ungir.

Discípulos

Os discípulos de Jesus podiam realizar unção para a cura sob ordens dele. Jesus não precisava de óleo para ungir haja vista que era a própria unção em forma de pessoa. Para poder ungir era necessário ser um discípulo de Jesus.

Presbíteros

A palavra presbítero significa supervisor ou pastor, em algumas traduções a palavra pode significar ancião. Basicamente refere-se a um líder espiritual, isto é, aquele que é responsável pelo rebanho. A Bíblia deixa claro que somente pessoas separadas para essa função podem ser responsáveis por ministrar a unção.

No Antigo Testamento a unção era de responsabilidade de profetas ou sacerdotes. No Novo Testamento a unção somente pode ser ministrada pelos seguidores de Jesus. Quando não há a presença de ministros e presbíteros é admitido que a unção seja concedida por diáconos e obreiros auxiliares. Jesus deixa bem claro que não se pode cobrar pela unção e nem aceitar contrapartida por ela.

Presbíteros

Presbíteros

Quais Partes do Corpo Podem Ser Ungidas?

Em geral se indica ungir a cabeça do enfermo na Bíblia, mas a unção pode se dar em todo o corpo. Quando a unção era concedida a um leproso recomendava-se aplicar o óleo em sua orelha direita, dedo polegar da mão direita e dedo polegar do pé direito. O restante do óleo era então derramado sobre a cabeça do leproso para lhe conceder a cura total.

Como a Unção Deve Ser Ministrada?

Para ministrar a unção com óleo é necessário fazer jejum e se consagrar para esse ministério. Quando um indivíduo pede para ser ungido deve explicar o motivo e deixar claro se crê realmente. O ministro deverá então por sua mão sobre o indivíduo e ministrar a unção orando sobre ela. Devem ser ditas palavras de fé para que o ungido tenha plena compreensão do evangelho. Não se deve focar somente no óleo em si, mas no poder do Espírito Santo.

Gostou de saber mais sobre o azeite de unção? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.