A Cruz é Sinal de Benção ou Maldição?

Acreditava-se que todo indivíduo que fosse pendurado numa cruz era maldito, visão que mudou após Jesus Cristo ser crucificado para salvar a humanidade de seus pecados. Uma leitura cristã possível é que Deus buscou humanizar a divindade de seu filho permitindo que ele fosse considerado maldito ao ser postado no madeiro. Ao longo dos séculos a cruz que ceifou a vida do Salvador – que viria a ressuscitar posteriormente como prova de sua divindade – tornou-se o principal símbolo cristão.

Jesus na Cruz

Jesus na Cruz

Há divergências entre adeptos do cristianismo quanto ao status da cruz como principal símbolo da religião e seus preceitos. Para aqueles que aceitam esse elemento há a percepção da exaltação da trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Mas, afinal a cruz indica benção ou maldição?

Ressignificação

Como mencionamos no início do artigo, na época em que Jesus viveu, a cruz era considerada como algo amaldiçoado haja vista que tantas pessoas morriam de forma desonrosa nela. Os piores criminosos eram condenados a essa cruel forma de execução e talvez exatamente por isso o fato de Jesus ter sido crucificado tenha se tornado algo tão forte para os cristãos.

Jesus e os Discípulos

Jesus e os Discípulos

Os discípulos de Jesus não compreendiam que ele ressuscitaria após padecer na cruz e por isso sofreram verdadeiramente ao assistir seu líder ser tão cruelmente torturado. Havia grande medo nos corações dessas pessoas afinal elas eram seguidoras do homem que estava sendo crucificado, além de perderem sua referência se sentiam sozinhas. A ressurreição de Cristo foi decisiva para resinificar a imagem da cruz.

Amor

A cruz passou a simbolizar o tamanho do amor de Deus pela humanidade, pois Ele permitiu que seu filho fosse amaldiçoado ao ser preso nesse instrumento. Jesus ensinou que o amor verdadeiro é aquele que se sacrifica pelas pessoas por quem tem apresso. É possível compreender que o amor está relacionado com o sofrimento por aqueles de quem se gosta, ao desprendimento de seus próprios anseios por outra pessoa.

Basicamente a cruz deixou de ser vista como um símbolo de maldição para ser um lugar de benção em que os cristãos se entregam para os demais. A cruz representa o amor da trindade divina (Pai, Filho e Espírito Santo) em sua essência, como entrega para o bem do próximo. Os eventos envolvendo Jesus crucificado promoveram um novo significado para algo entendido como ruim e amaldiçoado.

Controvérsias

Há algumas controvérsias a respeito do fato de Jesus Cristo ter sido crucificado, pois alguns pesquisadores alertam para o fato de que as execuções costumavam ser feitas em troncos de árvores ou postes. Paulo numa de suas inúmeras cartas diz que “Maldito é todo aquele pendurado no madeiro” que permite a interpretação de que o objetivo em que os condenados eram presos eram troncos de árvores e não uma cruz.

Não há registro de que os cristãos usassem cruz ao longo dos três séculos seguintes a crucificação, mais um fato levantado por aqueles que não atribuem divindade a cruz. Uma justificativa para a aceitação da cruz como símbolo do cristianismo pelos cristãos é que foi uma forma de conseguir que mais pagãos aceitassem a fé.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.