A Igreja Tabernáculo da Fé é uma igreja que crê nos ensinamentos da Bíblia, mas tem algumas interpretações diferentes daquelas feitas por católicos ou outros grupos evangélicos. A seguir vamos conhecer um pouco da origem dessa igreja e no que ela é diferente das outras.
Uma igreja que conta com uma interpretação diferente das demais em relações a algumas bases da Bíblia e que por isso mesmo desperta certa polêmica entre os católicos. Conheça mais sobre a origem do Tabernáculo da Fé a seguir.
A Origem da Igreja Tabernáculo da Fé
A fundação dessa igreja foi feita pelo pregador William MarrionBranham (1909-1965) e no início consistia num ministério ortodoxo. As doutrinas da igreja foram se transformando com o decorrer do tempo, a figura do próprio Branham ganhou contornos divinos.
O nome da igreja vem do fato de que enquanto estava vivo Branham pregava em tendas inclusive realizando o que para muitos foi entendido como o dom da cura. No ano de 1965 Branham foi atropelado por um motorista bêbado e morreu. Os fiéis criaram para ele um santuário em forma de pirâmide em referências tendas onde pregava.
Breve Bibliografia de William Marrion Branham
Nascido em Berksville, Kentucky nos Estados Unidos, Branham tinha uma família muito pobre e que não era cristã. Os fiéis da igreja Tabernáculo da Fé dizem que desde pequeno ele tinha visões que não compreendia pelo fato de não ter contato com a religião. Perto dos 18 anos de idade foi trabalhar num rancho, algum tempo depois seu irmão faleceu o que o jogou numa profunda depressão.
Ainda sem entender as visões Branham teve uma crise de apendicite e precisou ser operado. Com medo da morte ele prometeu a Deus que se fosse salvo dedicaria sua vida a sua palavra. Depois disso ele disse ter passado por uma experiência de conversão numa cabana e então se juntou a um grupo de missionários batistas logo se tornando pastor.
Pregações
As pregações feitas por Branham em tendas se tornaram famosas uma vez que eram capazes de ter até 3 mil pessoas, muitos acabavam se convertendo. Nessas pregações ele costumava falar a respeito das visões que tinha bem como das dispensações da Igreja sendo que a última delas se referia ao fato de que ele próprio seria um profeta que estaria na Terra para preparar tudo para a volta de Jesus, da mesma forma que João Batista fez na primeira visita do filho de Deus.
Mensagem de um Anjo
Por muito tempo Branham foi pastor e obreiro, contudo, no dia 7 de maio de 1946 ele disse ter tido uma experiência que o fez repensar sua vida. Ele deixou o convívio com sua esposa e filho para poder desvendar qual era o mistério que o cercava. Nesse tempo ele disse ter recebido a visita de um anjo que lhe disse que ele tinha o dom da cura por meio de dois sinais que eram o da enfermidade física e o da enfermidade espiritual.
Tendo essa crença de que podia curar as pessoas Branham realizou inúmeras campanhas evangélicas de cura em todos os Estados Unidos. De acordo com que o pregava Branham, Jesus, deveria visitar a Terra pela segunda vez em 1977. Para quem segue a doutrina do Tabernáculo da Fé, Deus, fala com o povo por meio de profetas sendo que William Branham foi o mais recente.
A Bíblia e os Escritos de Branham
Aqueles que são adeptos do Tabernáculo da Fé seguem a Bíblia e também o que Branham deixou escrito. Isso porque para esse grupo os escritos foram inspirados pela Palavra de Deus. Basicamente a fé dessa igreja se baseia em dois segmentos que são: a Bíblia e a realização de milagres.
O Que é Diferente Para os Adeptos do Tabernáculo da Fé
Descendência da Serpente
Trata-se de uma doutrina que se inspira em algumas lendas da mitologia de alguns séculos passados. Basicamente o que Branham dizia é que as duas árvores que existiam no paraíso do Jardim do Éden eram na verdade duas pessoas sendo que uma era Jesus e a outra Satanás. Quando Eva comeu da árvore do conhecimento na verdade estava dando margem para relações sexuais.
O Apocalipse
De acordo com os ensinamentos do Tabernáculo da Fé, Branham, é o Mensageiro do Apocalipse, o anjo que tem a sétima trombeta e que teve como responsabilidade revelar os mistérios que ainda não haviam sido revelados. Seria ele o profeta da era moderna que seria comparado a João Batista que foi o primeiro mensageiro quando Jesus chegou pela primeira vez. De acordo com o que acreditam os adeptos o mesmo espírito responsável por ter escrito a Bíblia teria vivido em Branham para que ele pudesse então dar a correta interpretação para o seu conteúdo.
Rejeição da Trindade
Um dos conceitos adotados pelo Tabernáculo da Fé que despertam diversas discussões é a rejeição da trindade que aparece no livro de Branham “A revelação de Jesus Cristo”. Nesse livro o autor diz que “Pai, Filho e Espírito Santo” seriam somente títulos e não nomes. Seria esse o motivo pelo qual nessa igreja o batismo é feito em nome de Jesus que é um nome e não um título.
Na Bíblia a Trindade é bastante referenciada e tem grande importância sendo assim uma contradição no mínimo curiosa. Trata-se da interpretação dada pelo Tabernáculo da Fé a respeito de trindade que não tem a mesma relevância com que conta na Bíblia. Pode ser interessante fazer uma leitura atenta dos escritos de Branham para tentar compreender melhor essas diferenças.
Tabernáculo da Fé Atualmente
A Igreja Tabernáculo da Fé possui alguns filiais no Brasil, para quem se interessou em conhecer um pouco mais pode acessar a página da igreja localizada em Pedregal, Goiás acessando http://tabernaculodafedf.org.br/.
Nesse site é possível conhecer mais sobre os cultos e as crenças específicas dos adeptos dessa igreja. Pode ser interessante fazer essa leitura para entender no que ela difere da igreja católica tradicional. Existem outras filiais do Tabernáculo da Fé no Brasil, basta dar uma breve pesquisada na internet.