Religião Católica

A religião católica é uma das mais populares no Brasil e no mundo. Ainda assim, muitos ainda têm dúvidas sobre esta crença, sua origem e costumes. Confira, a seguir, alguns fatos interessantes sobre a igreja católica e seus seguidores.

Surgimento da Igreja Católica

A palavra “católica” foi usada pela primeira vez por Inácio de Antioquia por volta do ano 110 dC. Ela deriva do grego katholikos, que significa “em direção ao todo”. Inácio estava sugerindo que a igreja é um dom oferecido por Cristo a todos os povos.

Embora a data exata do início da Igreja Católica Romana seja indeterminada, pode-se considerar sua origem durante o período de ocupação romana no início do ano 30 dC.

A palavra “cristão” era considerada, inicialmente, como um nome depreciativo. Isso porque os primeiros membros da nova religião eram, em grande parte, pobres, mulheres e escravos, porque a essência do Evangelho não dizia que era necessário ter dinheiro ou estudos para pertencer ao Reino de Deus.

A Igreja Católica no Passado

“Advogado do Diabo” ou “Advocate Diaboli” foi uma posição real dentro da Igreja Católica. Era o nome popular dado ao Promotor da Fé que atuava nos processos de canonização no passado. Este promotor encarava os processos com ceticismo, a fim de encontrar provas de milagres e outros feitos que o convencessem de que a pessoa analisada realmente deveria se tornar um santo católico. Este cargo foi abolido pelo Papa João Paulo II em 1983. 

A Igreja Católica Romana executou William Tyndale em 1536 por traduzir a Bíblia para o inglês. Ele não foi apenas executado: ele foi julgado por heresia, enforcado, empalado, e queimado. Cerca de 83% do Novo Testamento da Bíblia do Rei Jaime e 76% do Antigo Testamento foram traduzidos por Tyndale.

A primeira impressão da Bíblia foi feita sob a supervisão da Igreja Católica. Ela foi impresso pelo inventor da imprensa: Johannes Gutenberg.

O Papa e o Vaticano

O Vaticano, igreja sede da religião católica localizada em Roma, na Itália, tem relações diplomáticas com quase todos os países do mundo.

Os católicos acreditam que o Papa, que vive em Roma, seja o sucessor de São Pedro, que Cristo designou como o primeiro chefe de sua igreja.

A taxa de criminalidade na Cidade do Vaticano é 133,6%, o que significa que há mais crimes anuais do que pessoas (lá vive cerca de 500 pessoas). A maior parte dos crimes, no entanto, é cometida por turistas. 

O Papa João Paulo II viajou para mais de 129 países diferentes, somando mais de 1.207.008 quilômetros percorridos, o que é cerca de três vezes a distância até a lua.

Entre a eleição de João Paulo II ao papado em 1978 e sua morte em 2004, mais de 17 milhões de pessoas assistiram suas missas semanais em Roma.

População Católica no Mundo

A instituição mais antiga do mundo ocidental é a Igreja Católica. Sua história teve início há quase 2.000 anos.

Há mais de 1 bilhão de católicos no mundo em todos os cinco continentes. Eles estão particularmente concentrados no sul da Europa, Estados Unidos, Filipinas e nos países da América Central e do Sul. O que os une é a crença em Jesus Cristo e obediência ao papado.

O Brasil tem mais católicos do que a Itália, França e Polônia juntos.

Durante quase mil anos, o catolicismo era o Cristianismo. Mas, ao longo do tempo, várias divisões têm acontecido. Uma das mais conhecidas é a Reforma Protestante, que aconteceu em 1517. 

O Brasil tem mais católicos do que qualquer outro país, com cerca de 127 milhões, somando 11,7% da população católica do mundo. É seguido pelo México (96 milhões), Filipinas (76 milhões), Estados Unidos (75 milhões), Itália (49 milhões), Colômbia (38 milhões), França (38 milhões), Polônia (35 milhões), Espanha (35 milhões) e República Democrática do Congo (31 milhões). Estes 10 países representam 55,6% da população católica mundial.

Ao longo dos últimos 100 anos, o número de católicos em todo o mundo triplicou, passando de 291 milhões em 1910 para 1,1 bilhão em 2010.

Em 1910, 65% da Europa era católica. Em 2010, o número caiu para apenas 24%. Enquanto houve esta redução de católicos na Europa, aconteceu um rápido crescimento nas regiões da África Subsaariana e da Ásia-Pacífico.

Santos Católicos

O primeiro afro americano a ser nomeado como um santo na Igreja Católica Romana era conhecido como Saint Maurice (São Maurício). Ele era um soldado romano do século 3, nascido no Egito que foi martirizado quando ele se recusou a participar de um massacre de cristãos encomendado pelo Império Romano.

Embora não exista uma contagem oficial, estudiosos estimam que existem mais de 10.000 santos e beatos.

A tradição de homenagear santos veio dos judeus, que tinham uma longa tradição de honrar profetas e povos santos. 

Símbolos Católicos

O peixe, ou ICHTHUS, é o símbolo usado por cristãos para identificar-se em tempos de perseguição. Em grego, ICHTHUS é um monograma que representa as cinco primeiras letras de “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”.

Um símbolo católico bastante popular é o Sagrado Coração de Jesus, que é a imagem de um coração perfurado com uma cruz e uma coroa de espinhos, que recordam o sacrifício de Cristo. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus começou no final do século 17.

Outro símbolo importante do catolicismo são as cinzas, elas são sinais antigos de penitência. Os católicos colocam cinzas na testa no início da Quaresma como um sinal de arrependimento pelos pecados.

O incenso é usado na Igreja Católica para simbolizar orações subindo para o céu. Ele também é usado para abençoar e purificar.

A cruz é um símbolo predominante na religião católica. Mas a verdade é que sua origem antecede o cristianismo e é um dos mais antigos símbolos humanos. Simboliza a união da divindade (a linha vertical) com o mundo (linha horizontal).

A Igreja Católica tem sete sacramentos (batismo, confirmação, penitência, ordens sagradas, Eucaristia (Santa Comunhão), matrimônio, e unção dos enfermos). A palavra “sacramento” vem do latim sacramentum, que significa “juramento solene”. Os sacramentos são símbolos que ligam a vida na Terra da vida eterna. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.