Qual Era A Religião De Abraão?

Abraão é uma figura religiosa muito importante, e que foi primordial para que grandes três religiões fossem fundadas, a judaica, a muçulmana e a cristã. É a partir da descrição feita pelo livro de Gênesis do Antigo Testamento que foram desenvolvidas tais religiões que se tornaram as principais em relação ao monoteísmo (religião que prega a crença em somente um Deus).

Para conhecer a importância de Abraão é preciso falar sobre a sua biografia e entender as passagens que o tornaram em alguém tão importante.

Os Momentos Mais Importantes De Abraão

Segundo o Antigo Testamento, Abraão viveu por volta do ano de 1800 a.C., e ele recebeu uma missão vinda de Javé (nome utilizado para Deus). Segundo o desejo de Javé, Abraão deveria conduzir os povos semitas, que abrangia os israelitas, os hebreus e os judeus, até a terra de Canaã, onde eles passariam a viver. Canaã é o local que mais tarde se tornou a Palestina e atualmente encontra-se o Estado de Israel.

Ainda segundo o Antigo Testamento, Abraão possui um parentesco com Noé, que salvou a humanidade com a sua arca. Acredita-se que ele era filho de Taré, que era descente de um dos filhos de Noé, chamado Sem.

A Missão Rumo À Canaã

A missão dada a Abraão é descrita com detalhes no capítulo 12 do livro de Gênesis. Segundo o que é descrito, quando Abraão tinha cerca de 75 anos de idade, Javé o chamou para partir na direção de Canaã, ele disse que Abraão deveria abandonar as suas terras e partir para tal local, e lá, ele seria líder de um povoado, e seu nome seria famoso. Deus disse a Abraão que ele seria tão importante que todas as famílias do planeta seriam abençoadas a partir dele. A ideia era que ele formasse uma grande nação na região de Canaã.

Abraão saiu rumo a Canaã levando algumas pessoas consigo, sua mulher e seu sobrinho chamado Ló, ele também levou todos os bens que possuía. Já que partiu caminhando, a viagem durou anos, até que ele se estabeleceu em um local chamado Harã, que ficava localizado no norte da Mesopotâmia, onde viviam algumas tribos.

Canaã

Canaã

Após algum tempo ele teve que continuar sua jornada até Canaã, quando chegou lá, ele construiu um templo em homenagem à Javé, na terra santa de Siquém. Ele então passou a viver lá com a sua família, porém, quando a fome atingiu a região que viviam tiveram que partir para o Egito, e lá ele conseguiu enriquecer e pode a viver em Canaã.

Família de Abraão

A mulher de Abraão era Sara, ela era uma pessoa infértil que não havia conseguido ter um filho com Abraão, então, em determinado momento ela decidiu orientar seu esposo para que ele tivesse um filho com a serva da família, chamada Agar, e dessa relação nasceu Ismael. Isso ocorreu após a primeira missão que Abraão recebeu de Deus.

Quando Ismael já era crescido, Javé apareceu novamente para Abraão, dizendo que ele deveria ter um filho junto da sua esposa Sara, nesse momento Abraão já tinha quase 100 anos de idade, e Sara também já tinha uma idade avançada, o que não impediu o casal de gerar Isaac.

Depois que o filho legítimo nasceu a esposa de Abraão pediu para que ele expulsasse a criada e o filho Ismael para que eles não herdassem as suas riquezas. Nesse momento Javé apareceu novamente para Abraão, dizendo que os eu primeiro filho também seria abençoado por ele, porém, para colocar à prova a fé de Abraão em seus poderes, Deus pede que ele leve seu filho Isaac até uma montanha e o ofereça em sacrifício, quando Abraão está prestes a realizar tal ato tão violento, Deus reaparece e o impede de concluir o sacrifício.

A partir desse momento os dois filhos continuaram vivendo com o pai. Isaac teve dois filhos chamados Jacó e Esaú. Jacó fugiu após ter conflitos com seu irmão, e se tornou o pai dos criadores das doze tribos do povo hebreu. Já Ismael formou também um grande povo, os chamados ismaelitas que deram origem ao povo árabe.

Abraão viveu até os 175 anos, quando sua esposa Sara morreu, ele se casou novamente com Cetura, com quem teve outros filhos. Ele foi enterrado na gruta de Macpela.

Até os dias de hoje não foram encontradas provas de que Abraão realmente existiu, porém, recentemente foram encontradas algumas antigas tribos onde existiam pessoas com os nomes dos familiares de Abraão.

Qual Era a Religião De Abraão?

Abraão nasceu e viveu em um meio pagão, porém, quando Javé apareceu para ele, ele passou a acreditar unicamente na sua força, dessa forma, ele se tornou monoteísta, porém, não há como acompanhar qual religião ele seguia, já que as religiões abraâmicas surgiram após, e devido, a sua existência. Foram a partir das crenças que ele desenvolveu que foram criadas tais religiões, portanto, é possível acreditar que ele se encaixaria em qualquer uma das religiões que pregam o monoteísmo e foram originadas a partir da sua vida, existência e sua tradição espiritual.

Apesar disso, a primeira religião abraâmica foi o judaísmo, portanto, é possível concluir que Abraão foi que criou a maioria das crenças dele, dessa forma, se for definir uma religião a qual Abraão pertencia, provavelmente será o judaísmo, mesmo que ele não o seguia quando nasceu, foi a partir de Abraão que ele foi fundado, e após isso, ele mesmo começou a seguir os seus preceitos.

As religiões abraâmicas juntas são as que possuem mais seguidores no mundo, sendo que cerca de 54% da população mundial segue uma das três pertencentes a esse grupo de religiões. O restante é dividido em 30% que segue outras religiões e 16% que não é religioso.

O Judaísmo

A religião monoteísta mais antiga do mundo é o judaísmo, que teve origem por volta do século XVIII a.C., com a vida de Abraão, e após esse conquistar a terra prometida, em Canaã, o judaísmo pode se desenvolver a partir de outros grandes nomes, como Moisés, Davi e Salomão.

Foram os reis Davi e Salomão que desenvolveram o primeiro templo em Jerusalém, que ao longo dos anos foi destruído por povos que dominaram as terras de Israel. Eles se desenvolveram a partir das doze tribos de Jacó, que era neto de Abraão, filho de Isaac.

Os judeus acreditam em Javé, que é chamado de YHWH. Para eles, ele é o criador do universo, sendo um ser onisciente, onipotente e onipresente, podendo influenciar tudo que ocorre nesse universo e também mantendo uma relação íntima com os seres humanos. Essa religião segue o Torá, seu livro sagrado que eles acreditam ter sido escrito diretamente por Javé.

Judaísmo

Judaísmo

Apesar das crenças similares, o judaísmo atualmente possui algumas divisões, dentre elas as principais são os judeus conservadores, que mantém as tradições bem rígidas, os judeus reformistas, que possuem maior liberdade, assim como os judeus ortodoxos.

As Outras Religiões Abraâmicas

O Cristianismo começou a partir de uma seita do judaísmo, por volta do século I d.C., porém, se tornou uma religião separada, sendo criada a Igreja Católica que possui diversas práticas diferentes das judaicas. O Cristianismo, como o próprio nome já diz, tem como sua figura central Jesus Cristo e toda a sua história na Terra. A Bíblia Cristã é chamada de Novo Testamento, e faz um relato da passagem de Jesus e como ele se sacrificou pela humanidade. A partir do Cristianismo surgiram outras religiões, como o catolicismo romano, as religiões apostólicas, o protestantismo e a ortodoxia oriental.

O Islã foi criado por volta do século VII d.C., na Arábia, possuindo uma visão unitária de Deus, os seguidores da religião são denominados muçulmanos, e usam como o seu livro sagrado o Alcorão, onde existem os ensinamentos e práticas que eles devem seguir. A figura central do Islã é Maomé, sendo ele considerado o último profeta de Deus Abraão. A religião, apesar de ter elementos tanto do cristianismo quanto do judaísmo, não é considerada uma ramificação deles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.