Qual É A Diferença Entre Santo E São?

Para os cristãos, os santos são pessoas que habitam o céu e vivem junto de Deus, todos eles aguardam a segunda vinda de Jesus Cristo para a terra. Eles são pessoas que viveram entre os seres humanos, pessoas comuns que alcançaram o status de sagrados devido aos seus feitios durante sua vivência terrestre.

Quando se pensam em santos, pode ocorrer um questionamento que é por vezes bem comum, sendo ele a diferença entre a nominação de “santo” ou “são”, que é algo comum na língua portuguesa (por exemplo: São Sebastião e Santo Antônio). Muita gente se questiona se há uma diferente entre esses dois santos para que a nomeação deles seja diferente entre si. Confira a resposta abaixo:

Qual É a Diferença Entre Santo E São?

Ilustração da Imagem de Santo

Ilustração da Imagem de Santo

Apesar de ser uma dúvida comum, essa questão é bem fácil de ser esclarecida, já que na realidade não há diferença entre os tipos de santos, sendo na verdade apenas uma diferença na nomenclatura adotada pelo português.

Na língua portuguesa, o substantivo “santo” é usado para os nomes que são iniciados por vogais (qualquer uma delas) ou ainda pela letra H. Como por exemplo: Santo Antônio, Santo Expedito e Santo Onofre. Consequentemente, o “são” é usado para os nomes que são iniciados por consoantes, tais como: São Pedro, São Benedito e São Geraldo.

Mesmo para essa regra há algumas exceções, no caso são: Santo Agostinho (também chamado de São Agostinho), Santo Tirso e São Tomás (que é conhecido também como Santo Tomás).

Já no caso das santas, esse é o substantivo usado independente da letra com a qual se inicia o seu nome. Quando se refere a Santo Deus e a Santo Cristo a regra também não é aplicada, assim como os santos do Antigo Testamento.

Na realidade, o termo “são” é somente a forma contraída da palavra “santo”, sendo todas essas regras explicadas pela adaptação morfofonêmica, ou seja, a pronúncia sonora desses termos, sendo escolhida essa variação para que ela seja a melhor possível.

Em resumo, não há diferença especial entre os santos e o são, sendo no final somente uma mudança nominal que não altera em nada a categoria que a

O Que São Os Santos (e Sãos)?

Tanto na Igreja Católica quanto na Ortodoxa, algumas pessoas são reconhecidas como santos. No entanto, esse não é um processo simples e que pode ocorrer com qualquer pessoa, na realidade, é preciso que seja comprovado que aquele indivíduo viveu de maneira extraordinária em relação a sua bondade e fé, sendo assim considerado como uma pessoa que está mais próxima de Deus em suas ações que os demais.

Na religião católica é muito comum que as pessoas que são elevadas a categoria de santos sejam cultuados, ou seja, os fiéis rezam para que esses santos intercedam pelos seus pedidos junto a Deus, já que eles acreditam que os santos vivem junto dele, dessa forma, eles conseguiriam atrair a atenção de Deus para o que os fiéis desejam. Apesar de ser usado o termo cultuar os santos, a ideia de Culto Divino está restrita somente a Deus.

Os católicos baseiam a crença em santos em passagens bíblicas e no dogma da comunhão de todos os santos. Há, em alguns casos, os santos padroeiros, que são santos destinados para causas únicas e específicas, nesse caso, as pessoas que precisam fazer uma oração para determinado acontecimento, já sabe a quem recorrer. Acredita-se que eles não possuem poderes próprios, porém, podem receber poderes vindos diretamente de Deus.

 O Que Transforma Uma Pessoa Em Santa?

Beatificação de Santos

Beatificação de Santos

A forma que uma pessoa vive é que a coloca na posição de se tornar possivelmente um santo, no entanto, isso ocorre através do processo da canonização e que só tem início após a morte daquele individuo. A ideia do início desse processo ser somente após a morte, é porque a Igreja Católica acredita que até aqueles que vivem na maior santidade podem se deixar levar pelo pecado até os seus últimos momentos vividos. Já a Igreja Ortodoxa espera a morte para que haja um templo de reflexão sobre o que aquela pessoa viveu.

As pessoas que irão ser consideradas santas são aquelas que tiveram uma vida similar a de Cristo, renunciando as luxúrias disponíveis na vida terrena, para viver próximo de uma virgindade igual a que Jesus viveu. Essas pessoas possuem virtudes que faz com que elas sejam capazes de serem veneráveis.

Acredita-se ainda que a santidade não seja reservada somente para os cristãos, podendo ela ser demonstrada por qualquer ser humano que apresenta as características que o enquadrariam nesse quesito. A ideia de santidade muitas vezes é aplicada de forma a ser algo exclusivo de poucas pessoas, porém, isso não é verdade, já que todos os seres humanos possuem a capacidade de viverem de forma bondosa, principalmente pela crença de que todos foram feitos a imagem e semelhança de Deus, portanto, podem ser bons tal qual ele é.

Como É O Processo De Canonização Dos Santos?

Existe uma Constituição na Igreja Católica que regulariza o processo para que alguém seja canonizado, essa seguida de algumas normas. Normalmente, após a morte do indivíduo já é iniciado um processo na comunidade, fazendo tanto homenagens para aquele que viveu de forma caridosa quanto orações pedindo sua intercessão.

Nesse ponto o bispo do local provavelmente irá indicar aquela pessoa para que se comece um processo para saber mais sobre a sua vida. O próprio bispo faz uma investigação preliminar para saber se aquela pessoa realmente se enquadra em um pedido de canonização. Durante esse processo de investigação inicial, o possível santo é chamado de “Servo de Deus”.

Há diversos especialistas que são reservados para coletar informações sobre a vivência daquela pessoa, dessa forma, eles irão informar se há realmente razões para a causa da canonização. Primeiro são analisados documentos relativos à sua vida, e depois, testemunhas que conheceram aquela pessoa falam a seu favor, ou contra.

Começa então a se analisar as virtudes daquela pessoa, ou no caso de martírio o que levou a sua ocorrência. No primeiro caso, é necessário analisar se a vida da pessoa foi repleta de virtudes como caridade, esperança, fé, justiça, dentre outras, que são chamadas de virtudes de grau heroico. Já no caso do martírio, essa pessoa é comparada a um herói, referindo-se a alguém que deu sua vida por sua fé, havendo diversos casos de pessoas que morreram por praticar a sua religião, por exemplo.

No primeiro caso, quando confirmadas às virtudes, a pessoa passa a ser considerada “Venerável”. Já no segundo caso, a confirmação do martírio leva a pessoa diretamente para a canonização, sem necessitar de passar por mais processos.

Caso aqueles que são considerados Veneráveis tenham realizado milagres, esses são analisados por peritos. Os milagres normalmente ocorrem quando uma pessoa reza em intercessão daquele Venerável, e ocorre algo extraordinário e que não pode ser explicado pela ciência. Quando confirmado um milagre, o indivíduo passa a ser considerado “beato”, e após a beatificação, podem ser analisados novos milagres, e caso confirme mais um, ele passa a ser considerado “santo” ou “são”.

Santos E Sãos Brasileiros

Os santos considerados brasileiros são aqueles que nasceram no país e também pessoas que vieram de outros países, mas que morreram no Brasil.

No Brasil há um total de 37 santos, sendo que 30 deles são os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que morreram no Rio Grande do Sul, além dos Santos: Antônio de Sant’Ana Galvão, José de Anchieta, Dulce dos Pobres, São João de Castilho, Santo Afonso Rodrigues e São Roque Gonzales.

São Roque Gonzales

São Roque Gonzales

Há também um total de 53 beatos católicos, dentre eles: Beata Assunta Marchetti, Beato Eustáquio van Lieshout, Beata Lindalva Justo de Oliveira, Beato Francisco de Paula Victor, dentre outros. A lista dos Veneráveis brasileiros possui um total de 16 nomes, já a lista dos considerados Servos de Deus conta com 69 nomes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.