Qual é o País Mais Católico do Mundo?

 Tudo Sobre o Catolicismo 

 Uma das instituições mais antiga do mundo e que ainda permanece na ativa é a Igreja Católica Apostólica Romana, com cerca de 1,3 bilhões membros, o catolicismo mantém uma influência gigante dentro do cristianismo e no cenário geopolítico mundial. Sua sede é no Vaticano, uma cidade-Estado que antes de conseguir sua independência pertencia ao reino da Itália. Vamos entender como ela conquistou esse poder e compreender sua particularidades e diferenças das outras denominações cristãs.

 Início e Fundação

 Uma denominação cristã é uma das várias ramificações que o cristianismo possui, habitualmente podemos chamá-las de igrejas ou, quando não possui uma instituição formal, corrente de pensamento teológico. Cada denominação busca compreender o cristianismo de uma forma diferente e segue doutrinas próprias, mas mantendo como base as escrituras da bíblia, dentre as denominações o catolicismo acaba por ser a mais conhecida.

 A fundação da Igreja Católica remonta ainda aos tempos em que Jesus Cristo habitava a terra, sendo portanto uma continuação da igreja edificada pelo messias. Nos anos seguintes, após a crucificação de Jesus e sua ascensão ao reino dos céus, os cristãos se desassociaram da fé judaica e seguiram seu próprio caminho, se espalhando pelo mundo e indo principalmente para a Europa.

Catolicismo

Catolicismo

 No continente europeu, os adeptos do cristianismo foram durante muitos anos alvo da perseguição do império romano, que seguia uma fé onde o imperador era um deus e portanto a concepção na existência de apenas uma divindade, que não poderia ser o imperador, era contraditória.

 As perseguições aos cristãos só começaram a cessar quando os imperadores Constantino, do império romano do ocidente, e Licínio, do império romano oriental, assinaram o Édito de Milão em 313 d.C. , que decretava a liberdade religiosa nas áreas controladas pelas forças imperiais. Em pouco tempo o cristianismo deixou de ser a maior vítima da intolerância romana e se tornou a religião oficial do império, isso ocorreu em 380 d.C. por meio da assinatura do Édito de Tessalônica por Teodósio I.  Por essa época houve a convocação de assembleias, também chamada de concílios, para poder organizar a igreja, formulando as doutrinas básicas da religião e fundado de fato a Igreja Católica Apostólica Romana. Após o fim do império romano do ocidente, evento que deu início a idade média, a igreja foi conquistando cada vez mais influência e poder.

Dogmas

 Para uma instituição milenar como a igreja católica conseguir se manter ativa até os dias de hoje, é necessário a adoção de dogmas, a seguir é citado alguns desses ensinamentos:

  • O reconhecimento de apenas 1 deus, ou seja não é cogitada a existência de outras divindades.
  •  Deus é um objeto inquestionável de fé, isso significa que nem tudo pode ser passível de explicação.
  • Deus é um ser eterno, não possuindo início e muito menos fim.
  •  A existência divina está dividida em 3 partes, também chamada de santíssima trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
  •  A dupla natureza de Jesus Cristo, ele é igualmente humano e divino, sendo que nenhuma dessas duas partes tem maior poder que a outra.
  •  O mundo foi criado por Deus e que com essa criação o tempo se deu início
  • A existência de um céu para aqueles livres de pecados, ou que se redimiram deles, e a de um inferno para os pecadores não arrependidos, também assume-se  que exista um purgatório para aqueles que não tiveram tempo de reparar seus erros.

    Imagem de Maria

    Imagem de Maria

 A igreja também mantém dogmas sobre Maria, uma das figuras cristãs mais fundamentais para o catolicismo, segue abaixo algumas da doutrinas marianas: 

  •  Maria é a mãe de Deus 
  • Permaneceu virgem durante toda sua vida
  • Foi alçada ao reino do céus logo após sua morte

Instituições

 A igreja católica se mantém influente graças às numerosas instituições que sustém, entre elas as instituições de ensino, que vão desde o básico até o superior, e estão presentes ao redor do planeta; muitos hospitais e abrigos também são mantidos pela igreja, assim como instituições de caridade. Pode-se citar as famosas universidades pontifícias como exemplo de instituição católica.

Líderes Católicos

Papa Francisco

Papa Francisco

 O catolicismo é uma instituição hierárquica, que se mantém com uma série de cargos dentro dela. O maior dentre todas as autoridades é o Papa, suas decisões dentro da doutrina são inquestionáveis e infalíveis para os católicos, o cargo é vitalício e apenas um colegiado de cardeais podem escolher o papa, que após empossar o cargo, passa a ser chamado de sua santidade. Os outros líderes da Igreja Católica são os cardeais, os patriarcas, os arcebispos, os bispos, os padres e os diáconos, em ordem de influência dentro da denominação. Aqueles que não receberam  sacramento para exercer funções dentro da igreja, são denominados leigos.

Como o Catolicismo se Expandiu Pelo Mundo?

  Durante a idade média o catolicismo se tornou a instituição de maior importância no continente europeu, poucos países dessa região não seguiam a fé. O clero, membros da ordem católica, era o estrato de maior relevância da sociedade medieval, inclusive detendo mais poderio que os nobres.  

 Com o fim do período medieval e o início da idade moderna a igreja foi perdendo uma parte desse prestígio, o advento do absolutismo fez a igreja conceder mais poder aos monarcas, o renascimento questionou diversas normas do catolicismo e a corrupção clerical foi outro fator decisivo para deterioração. No entanto nada causou maior baque na igreja do que a reforma protestante, movimento cristão iniciado por Martinho Lutero que inicialmente buscava  reorganizar a doutrina católica, mas que por fim causou o surgimento de várias outras denominação católica e consequentemente a perda de vários seguidores da fé.

 Nesse contexto, a Igreja Católica precisava de novos seguidores, o que a levou a enviar missionários ao redor do mundo para conseguir mais adeptos. Por ser a época das grandes navegações, muitos dos que foram delegados a espalhar a fé católica pelo planeta, se dirigiram a territórios até então não conhecidos pelos europeus, como é o caso do continente americano. Já outros foram para locais conhecidos pelos habitantes da Europa, mas que ainda não haviam ouvido falar da fé cristã, como por exemplo o extremo oriente da Terra. 

 É importante ressaltar que o envolvimento da igreja com as navegações foram inclusive de natureza financeira. Portugal, pioneiro desse empreendimento, ganhou muito apoio do clero católico, por fim esse investimento acabou sendo extremamente recompensador para ambos, os portugueses colonizaram um gigantesco território na América, lugar de onde conseguiram obter abundantes riquezas, e nessa terra, atualmente nosso soberano e independente Brasil, é onde até hoje se localiza a maior quantidade de membros da Igreja Católica.

Qual é o País Mais Católico Do Mundo?

 O Brasil é, dentre todos os países do planeta, a com maior quantidade de adeptos do catolicismo. Colonizado pela nação portuguesa, que possui tradicionalmente uma fé católica, o território brasileiro conta com cerca de 123 milhões de seguidores dessa religião, muito disso graças a catequização forçada ou voluntárias de indígenas e escravizados africanos, além da chegada dos europeus que já eram membros dessa fé. Nesse período a educação ficou totalmente nas mãos de jesuítas e padres, o que facilitou a disseminação do culto católico no país.

Catolicismo no Brasil no Santuário de Aparecida

Catolicismo no Brasil no Santuário de Aparecida

 A construção de grandes sedes, tais como a basílica de Nossa Senhora Aparecida e a Catedral da Sé, a participação de feriado religiosos no calendário oficial, o batismo de nomes de cidade e estados em homenagens aos santos católicos, como por exemplo São Paulo e Santa Catarina,  são elementos que demonstram toda a influência da Igreja Católica na formação do Brasil.

Catolicismo Atualmente no Brasil

 Mesmo sendo ainda o país com maior quantidade de católicos do mundo, o Brasil está sofrendo uma diminuição no número de seguidores dessa fé. A transição que muitos brasileiros estão fazendo principalmente para as denominações protestantes, ou até mesmo para outras religiões e para o ateísmo, tem sido o maior motivo na redução da quantidade de católicos. Além disso segue-se em decrescimento a parte dos fiéis que realmente praticam sua fé, sendo mais comum no país os chamados católicos não-praticantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.