Alguns grupos religiosos causam fascínio e estranhamento por parte daqueles que desconhecem suas práticas, os mórmons são um excelente exemplo disso pois não é incomum termos dúvidas de como vivem esse povo e termos uma visão completamente equivocada deles. Você sabia que Mórmon não é o termo certo para denominar os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias? Sabia que o Brasil concentra a terceira maior comunidade desse religiosos?
A seguir confira mais informações sobre eles.
Tudo Sobre a Igreja Mórmon
O cristianismo, ao longo de 2 mil anos, ganhou uma série de denominações diferentes, isto significa que dentro da religião cristã, cada grupo segue suas próprias doutrinas. Obviamente todos eles possuem as escrituras bíblicas como base, mas isso não impede que haja interpretações diferentes, e por vezes elas divergem muito uma da outra.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é um exemplo de denominação cristã. Também conhecida como Igreja Mórmon, ela se difere das outras pelo caráter restauracionista que possui, ou seja, para os seguidores dela é fundamental que o cristianismo volte a ser primitivo, pois após alguns anos da ascensão de Jesus e da morte do seus apóstolos, houve um grande desvirtuamento na fé.
Origem
A fundação da Igreja Mórmon se deu em abril de 1830 na cidade de Nova Iorque, o responsável por esse feito foi o religioso Joseph Smith Jr. o mesmo atribui a ideia de criar uma nova igreja a alguns episódios que Deus teria lhe proporcionado. Segundo Joseph, na juventude ele sentia muitas incertezas em relação a qual igreja deveria se vincular, em determinado momento decidiu sanar suas duvidas com o altíssimo por meio da oração. A resposta que recebeu foi surpreendente, pois não apenas o Pai, mas também o Filho (Jesus Cristo) apareceram para Smith e lhe revelaram que cabia ao próprio criar uma igreja que seguisse corretamente as doutrinas do cristianismo.
Esse fato teria ocorrido em 1820 quando Joseph se encontrava com apenas 14 anos. O segundo acontecimento vivenciado por Smith, que o levou a formar a denominação mórmon, foi a visita do anjo Moroni em 1923, nessa ocasião foi revelado ao religioso a existência de escrituras que traziam outras informações do cristianismo, elas estariam escritas em chapas feitas de ouro e enterradas em uma montanha, 4 anos depois Joseph Smith Jr as traduziu para o idioma inglês e o denominou livro mórmon, daí surgiu o termo pelo qual são chamados até os dias de hoje, a publicação da obra ocorreu no mesmo ano em que a igreja foi fundada.
Perseguição
A instauração da Igreja de Jesus Cristo foi recebida com extrema adesão por muitas pessoas, mas para outras foi motivo de intolerância, causando uma grande perseguição aos mórmons. Em seus primeiros anos, os seguidores dessa religião sofreram com a rejeição, principalmente de outros grupos cristão que discordavam das ideias impostas por ela ou por considerá-la fraudulenta, no entanto dissidentes da Igreja Mórmon também cultivavam o anti-mormonismo.
Algumas das ações contra os mórmons incluem acusações legais contra a igreja, mas também ataques violentos, como por exemplo a queima de casas, e a morte do principal líder e fundador da denominação, Joseph Smith Jr.
Até os dias atuais o modo de vida desse povo gera muita desaprovação e críticas, mas para muitos dizer que existe uma perseguição aos mórmons é uma justificativa que a igreja utiliza para não tolerar discordâncias sobre suas doutrinas.
Mas afinal, quais são as doutrinas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias? Entenda um pouco mais como os mórmons enxergam o cristianismo.
Doutrinas
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se guia por meio de 4 escrituras sagradas, esse conjunto é denominado Obras-Padrão e nela estão presentes os seguintes livros: a Bíblia, o Livro Mórmon, a Pérola de Grande Valor e Doutrinas e Convênios. Por conter mais informações que as outras denominações cristãs, o mormonismo acaba tendo vários ensinamentos que não estão presentes em outras igrejas, e mesmo que diversos dogmas sejam idênticos, as diferenças pesam na hora de entender o modo de vida desses fiéis.
Algumas Das Doutrinas Mórmons:
– A crença em Deus Pai, no Filho e no Espírito Santo. Nesse ponto o mormonismo é semelhante a outras vertentes do cristianismo, a diferença consiste que os membros da Igreja de Jesus Cristo os enxergam como 3 partes separadas.
-Jesus foi castigado pelos pecados de todas as pessoas, assim possibilitou que todos pudessem adquirir a vida eterna.
– A convicção na existência de profetas nos dias atuais. Para os mórmon Deus ainda fala aos homens sobre os projetos que tem direcionado a eles e por essa razão a existência de profetas contemporâneos não é incomum nessa religião. Joseph Smith Jr é admitido como o primeiro profeta após os apóstolos.
– Para os membros dessa igreja, a humanidade é filha espiritual do altíssimo, ou seja, antes da criação do mundo, as pessoas já existiam, mas em um plano não físico.
– A existência de 3 caminhos possíveis após a morte, chamados também de Três Graus de Glória: o Celestial, onde apenas aqueles que viveram em total dedicação a fé podem chegar, é o grau mais alto; o Terrestre, esse é o destino de pessoa boas mas que por algum motivo declinaram perante a palavra sagrada, é o grau intermediário; o Teleste, é o grau mais baixo, designados a totais pecadores, pessoas que não seguiram os mandamentos de Deus e não demonstraram arrependimento.
– Seguem a risca a camada Palavra de Sabedoria, que nada mais é do que o estabelecimento de normas para a saúde desses indivíduos. Nesses preceitos é desaprovado o consumo de certas substâncias, como por exemplo álcool, cigarro e outras drogas lícitas ou ilícitas, pois elas agridem o corpo e este é um templo divino, para entrar na Igreja de Jesus Cristo é fundamental se abster delas.
Essa doutrina também faz uma série de recomendações que tem a intenção de deixar o fiel o mais saudável possível, é aconselhado desde exercícios físicos até uma dieta adequada.
-A castidade é outro ponto importante nas doutrinas mórmons, para eles é essencial que haja contato sexual apenas entre cônjuges.
– Os membros da Igreja de Jesus Cristo possuem poder para espalhar os mandamentos do Senhor para todos os lugares.
-A restauração da palavra correta de Deus foi feita por Joseph Smith Jr. e foi necessária após o afastamento que os humanos tiveram dela.
-Os mórmons condenam o aborto e a homossexualidade.
Onde Vivem a Maioria dos Mórmons?
Os membros dessa igreja são estimulados a espalhar as crenças que possuem para todo o mundo, por essa razão a religião mórmon é muito conhecida por seu proselitismo. Atualmente essa denominação alcançou a marca de 16 milhões de fiéis, e eles estão presentes em todos os continentes do planeta, em cerca de 170 países, mesmo que sua presença não seja permitida em muitos lugares.
Por possuírem raízes nos Estados Unidos é lá que se localiza a maior comunidade de mórmons, esse país concentra quase metade dos seguidores dessa igreja. Essa fé também ultrapassa 1 milhão de adeptos no México e no Brasil, no país sul-americano chegou no início do século XX por meio de imigrantes alemães e demorou muitos anos até conseguir essa quantidade gigantesca de membros, sendo que o crescimento de seguidores cresceu mais no século XXI. Outros países que possuem uma grande população mórmon são as Filipinas e o Chile, em ambos esse número ultrapassa o meio milhão de fiéis.
Famosos Mórmons
A Igreja de Jesus Cristo possui muitos adeptos que são celebridades. Confira alguns:
1- Stephenie Meyer
A autora conhecida pela saga crepúsculo é membro da igreja mórmon e afirma incluir os ensinamentos da sua religião nas obras que escreve.
2- Dinah Jane
Famosa por ser ex integrante da banda feminina Fifth Harmony, Dinah também é seguidora das doutrinas mórmons.
3- Dan Reynolds
O vocalista da célebre banda Imagine Dragon foi educado com base nos preceitos da religião, contudo o cantor já revelou contestar algumas da doutrinas que lhe foram impostas.