Qual é a Religião Predominante no Mundo?

Religião

 A religião nada mais é do que uma convicção de que certos dogmas e doutrinas são absolutamente verdadeiros, mesmo que não exista nenhuma explicação científica que comprove a veracidade dessas crenças. Por essa razão, para ser adepto de uma religião é necessário se desprender do mundo material que temos contato e acreditar que existe algo a mais. Entretanto a religião se difere de uma simples fé por possuir uma caráter mais organizacional, por essa razão existem pessoas que possuem fé em uma ou mais divindades, mas não se consideram religiosas pois não seguem nenhum tipo de sistema que organiza a sua fé.

 A maioria das religiões apresentam elementos que fazem elas se assemelhar a qualquer outra instituição não sagrada, por exemplo, boa parte delas possuem hierarquias que devem ser respeitadas, símbolos, escrituras que servem como ensinamentos, festividades que ocorrem regularmente e até mesmo edificações que desempenham o papel de sede sagrada da religião. Por meio dessa sistematização podemos inclusive dizer que a religião liga elementos terrestres ao celestiais. 

Conquista de Adeptos

 Como são organizações estabelecidas com regras e esquematizações própria, as religiões necessitam de pessoas que mantenham ela funcionando, por essa razão muitas delas se focam em conseguir novos seguidores, isso quando se associa ao fato de que muitas delas dispõem de elementos que incentivam a pregação, faz com que a aquisição de novos fiéis vire um objetivo da religião.

 Tanto no brasil, quanto no resto do mundo é possível observar que as religiões com a maior quantidade de adeptos são as que tem no seu cerne objetivos proselitistas, isso significa que essas crenças buscam com bastante afinco converter a maior quantidade de pessoas a sua doutrina.

 O cristianismo e o Islamismo são exemplos de religiões proselitistas, para elas é necessário que todos entendam e sigam a palavra de seus profetas e do Senhor e aqueles que não a adotam estão equivocados. Na tentativa de ganhar cada vez mais adeptos, muitas correntes religiosas utilizaram do envio de missionários para espalhar os ideais das religiões em lugares onde a população ainda não a conheciam, outro método empregado na conversão de fiéis foi a violência, o convertimento forçado foi muito usado no passado, mas ainda há registros de casos na atualidade.

Qual é a Religião Predominante no Mundo?

Mas afinal qual é a religião mais poderosa do planeta? Qual delas conseguiu mais adeptos e influenciar nosso estilo de vida? Saiba agora as respostas para essas questões.

 Quando falamos da influência que uma religião exerce, temos que manter um olhar regional, não é porque o seu país ou continente segue determinada corrente que ela é influente em todas as outras localidades existentes, pois cada lugar do mundo possui sua própria história e desenvolvimento.

Religiões com mais adeptos:

  • Cristianismo

 O cristianismo consiste na crença em um único Deus que é onisciente, onipresente e onipotente, entretanto o elemento onde mais se fundamenta essa crença é a convicção de que Deus enviou o seu filho, chamado Jesus Cristo, para o mundo terreno com a finalidade de fornecer novos ensinamentos aos humanos e dá sua vida pelos mesmos.

 Os cristão seguem suas doutrinas com base nas palavras escritas no seu próprio livro sagrado, este é denominado Bíblia e nele está presente o antigo testamento, que nada mais é do que as escrituras do Torá, o livro sagrado dos judeus, e o novo testamento onde está descrito a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.

 Ao redor do mundo existe várias vertentes do cristianismo, as principais são: o catolicismo, o protestantismo e a ortodoxia; juntos eles detêm  mais de 2 bilhões de adeptos. Essa religião possui membros em todos os continente e pode ser considerada a doutrina que dispõe de maior influência globalmente, sendo capaz de interferir em costumes, em datas e até mesmo em leis. 

  • Islamismo

 O Islã, assim como o cristianismo, descende da tradição religiosa judaica, portanto também é monoteísta e crê na existência de várias figuras em comum com as outras 2 crenças. Contudo no islamismo o principal e último profeta enviado por Deus foi Maomé, e a ele foi revelado os últimos ensinamentos que o senhor passou para humanidade. O seguidor do Islã também pode ser chamado de muçulmano.

  Foi na Ásia, mais especificamente na península arábica do Oriente Médio, que essa religião surgiu ainda no século VII, seu livro sagrado é denominado Corão. Após a morte de Maomé a religião islâmica se fragmentou em algumas vertentes, a principal é chamada de sunita e concentra aproximadamente 80% dos muçulmanos, eles creem que o governante da nação islâmica deve ser qualquer um com honra o suficiente para merecer o cargo, outra característica importante do sunismo é que além do Corão eles também possuem outra escritura sagrada chamada de Suna. A segunda maior denominação do Islã é o xiismo, aqui eles acreditam que líder da nação dos muçulmanos deve ser um descendentes de Ali, qie foi o primeiro líder.

 Contando com 1 bilhão e meio de adeptos, o Islã é a segunda maior religião do mundo, grande parte do seus seguidores estão no oriente médio, no norte da África e no sul da ásia, contudo há comunidades em todos os demais lugares ao redor do planeta.

  • Hinduísmo

 A união de diversas tradições e valores de vários povos, originou a religião Hindu. Mantendo uma crença politeísta, nela os principais deuses são membros de uma trindade chamada Trimurti, fazem parte dela Brahma que simboliza a criação, Vishnu que representa a conservação e Shiva que corresponde a destruição. Os hinduístas acreditam na reencarnação pois para eles o ciclo da vida corresponde a nascimento, morte e renascimento. Pode-se voltar a esse mundo em forma de humano ou até mesmo animal, isso será decidido de acordo com as ações de cada um, no entanto também existe a possibilidade de se libertar deste ciclo e é o grau de espírito mais elevado que se pode alcançar. Também é originado nessa religião a ideia de que os seres humanos nasceram cada um de uma parte do deus Brahma e consequentemente há uma divisão entre eles, que pode ser denominada como casta.

 Ao redor do mundo aproximadamente 1 bilhão de pessoas seguem a religião hindu, a maioria se encontra na Índia e em países que são vizinhos dela, entretanto existe uma grande concentração de hindus em paíseS americanos, como por exemplo o Suriname e a Guiana, essa religião chegou nesse lugares principalmente por meio de imigrantes.

 A influência das religiões atinge estratos sociais que não conseguimos imaginar normalmente, muito além dos nossos costumes e atos, a religião é capaz de influência em  coisas como a nossa política e a nossa forma de conduzir a economia, por exemplo muito do nosso modo de produção capitalista se deve ao protestantismo e aos valores éticos que ele possui, pois nessa religião a riqueza não deve ser condenado como ela é no catolicismo. Outro exemplo é a segregação por castas que existia na sociedade indiana, essa divisão provém do hinduísmo, corrente religiosa mais seguida da Índia, e segundo ela cada uma das castas nasceu de um dos membros do deus Brahma. Essa crença influenciava todos os aspectos sociais, impedindo aqueles que vinham de castas consideradas inferiores de ascender socialmente.

 Religiões em Crescimento 

 Atualmente no mundo a religião que mais cresce é o Islã, isso ocorre porque entre os muçulmanos a taxa de natalidade é muito alta, além disso eles estão em uma constante conquista de adeptos, existem previsões que até o fim do século ele já detenha mais membros que o cristianismo. Já no Brasil e no resto da América Latina o islamismo não é tão forte assim, no entanto o crescimento de religiões protestantes, especialmente das neopentecostais, em uma região marcada pela cultura e herança católica, é o que mais chama a atenção. De acordo com pesquisas, entre a população brasileira que nasceu em famílias que praticavam o catolicismo, aproximadamente 20% se converteu ao protestantismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.