Qual Foi O Último Papa Casado Que Existiu?

Em toda a história da Igreja Católica, que se iniciou por volta do ano de 30 d.C., existiu um total de 266 papas e 36 antipapas (pessoas que não são reconhecidas pela Igreja como Papa). Até a Idade Média, não era obrigatório o celibatário para os papas, ou seja, eles podiam ser casados e manter relações sexuais.

Alguns papas eram casados antes de serem eleitos papas, inclusive mantendo sua vida com a esposa durante o seu período de papado.

Antes da Idade Média não era exigido que o celibatário fosse praticado, apesar disso, era uma disciplina praticada pela maioria dos sacerdotes, já que se acreditava que a abstinência sexual consequentemente iria fazer com que eles se dedicassem de maneira completa para a sua vida de fé.

Qual Foi O Último Papa Casado Que Existiu?

O último papa casado que existiu foi Adriano II, que nasceu no ano de 792 em Roma, e foi eleito papa no dia 14 do mês de dezembro do ano de 867. Ele foi casado durante um curto período do seu tempo de papado.

Ele era descente de uma extremamente dedicada a Igreja, sendo que da mesma já haviam sido eleitos dois outros papas, Estevão III e Sérgio II. Ele era conhecido por ser uma pessoa extremamente amável e caridosa, sendo que já havia sido oferecido o papado para ele duas vezes anteriores a que ele realmente aceitou o cargo.

Quando aceitou assumir o cargo já tinha 75 anos e já era um homem casado com uma mulher chamada Estefânia, com quem possuía uma filha. O casamento ocorreu antes de receber as ordens sagradas.

Adriano II

Adriano II

Durante o seu papado ele coroou o Rei da Inglaterra Alfredo, o Grande, sendo esse o primeiro soberano inglês que foi abençoado na cidade de Roma. Teve um papel importante tentando acalmar conflitos que ocorriam entre os povos católicos, sendo uma de suas medidas convocar o Oitavo Concílio Ecumênico, que ocorreu em Constantinopla, onde são convocados todos os bispos da Igreja Católica, nele, mandou dez legados.

Ele também enviou São Metódio e São Cirilo para pregarem a palavra de Deus para os eslavos, dando permissão para que eles pudessem celebrar tal palavra na língua eslava.

No ano de 868, um ano após ser eleito papa, a sua mulher Estefânia e a sua filha, que vivam com ele no Palácio Laterano, foram assassinadas por Eleutério, que era irmão do antipapa Atanásio III, rival de Adriano II.

O papa Adriano II faleceu com 80 anos, no dia 14 do mês de dezembro do ano de 872, no mesmo dia que completava 5 anos no cargo de papa.

A Tragédia Familiar De Adriano II

O antipapa Anastácio foi quem influenciou na tragédia familiar que ocorreu com Adriano II. Anastácio era bibliotecário da Igreja Católica, e nasceu no ano de 810. Ele também possuía papas em sua família, sendo sobrinho de Arsênio de Orte. Ele era o membro mais erudito da igreja durante o século IX, por ter recebido uma educação extremamente rara com os monges bizantinos.

Ele foi abade da Basílica de Santa Maria em Trastevere durante o papa que antecedeu Adriano II, Nicolau I, sendo ele secretário do papa, muitas vezes escrevendo as correspondências do mesmo como se fosse ele.

Basílica de Santa Maria em Trastevere

Basílica de Santa Maria em Trastevere

Era também autor prolífico e traduziu diversas obras do grego para o latim.

Quando Adriano II assumiu o papado, ele colocou Anástacio como bibliotecário da Igreja de Roma, um cargo que era extremamente importante e dava a ele grande influência sobre a corte papal.

No ano de 868 o seu irmão Eleutério sequestrou a filha de Adriano e depois matou ela e a sua mãe. Anastácio foi apontado como o instigador do crime, sendo ele punido com deposição e excomunhão, a partir de então, ele passou a viver na corte imperial, buscando se redimir perante o papa.

Na corte ele passou a ser importante para Luís II, o imperador romano-germânico.

Luís II

Luís II

Em 869 ele foi enviado para negociar o casamento entre a filha mais velha de Luís II e o filho mais velho do Imperador Bizantino Basílio I, Leão VI, o Sábio. Quando ele chegou à cidade estava ocorrendo o Quarto Concílio de Constantinopla, participou da reunião e fez cópias dos atos escritos. Após o fim da reunião os atos foram roubados no caminho de volta a Roma, e Anastácio conseguiu levar as suas cópias ao papa.

A partir de então voltou a ser estimado pelo papa, e quando o sucessor de Adriano II assumiu o papa João VIII, ele o deu o cargo de arquivista. Acredita que ele tenha sido antipapa no período do papa Leão IV, no ano de 855, porém, tenha sido perdoado pelo papa Bento III.

O Último Papa a Ser Casado Antes De Receber as Ordens Sagradas

Adriano II foi o último papa que ainda era casado quando recebeu as ordens sagradas, mas após ele, o Papa Clemente IV, o Papa João XVII e o Papa Honório IV, também foram papas que foram casados, porém, quando aceitaram o cargo já não possuíam mais esposas.

Papa Clemente IV

Papa Clemente IV

Papa Clemente IV

O papa Clemente IV nasceu em Guy Foulques, e foi papa entre os meses de fevereiro de 1265 até o dia 29 do mês de novembro do ano de 1268.

Ele era soldado e advogado, sendo o seu cargo antes do papa o de secretário do rei Luís IX de França, que influenciou a sua eleição para papa. A sua sucessão como papa demorou quase três anos para ser decidida.

Ele era casado antes de tomar as ordens sacras e possuía duas filhas.

Papa João XVII

Papa João XVII

Papa João XVII

O Papa João XVII assumiu o papado no dia 16 de maio de 1003 e morreu no dia 6 do mês de novembro do mesmo ano, não sendo realmente um papa que tomou medidas marcantes durante o papado, provavelmente pelo curto período de poder.

Ele foi eleito devido a um golpe arquitetado pela facção de Crescêncio II, que visava ter uma autoridade que fizesse frente aos nobres.

Foi casado antes de tomar as ordens sagradas, sendo ele pai de três filhos que também se tornaram eclesiásticos.

Papa Honório IV

Papa Honório IV

Papa Honório IV

O Papa Honório IV nasceu em Roma, no ano de 1210, e foi eleito papa no dia 2 do mês de abril do ano de 1285 até o dia 3 do mês de abril do ano de 1287.

Também pertenceu a uma família extremamente influente em Roma, da qual já haviam sido eleitos outros quatro papas, o Papa Bento II, o Papa Gregório II, o Papa Honório III e o Papa Gregório IX.

Ele foi casado antes de assumir como sacerdote, e teve pelo menos dois filhos. Somente decidiu entrar para a vida de clero após a morte de sua mulher. Antes disso, ele estudou na Universidade de Paris. Quando entrou para o clero se tornou cónego na Catedral de Châlons-sur-Marne. No ano de 1261 foi nomeado cardeal da Igreja de Santa Maria de Cosmedim, em Roma.

Quando foi eleito Papa já tinha 75 anos de idade, e estava já debilitado devido à artrite, sendo difícil para ele até mesmo celebrar uma missa. Apesar disso, marcou a Igreja durante o seu papado, já que condenava os movimentos religiosos que atuavam de maneira diferente dos dogmas da Igreja. Ele também excomungou Jaime II, pois considerou que esse havia usurpado o trono da Sicília.

Outros Papas Que Eram Casados

Existiram outros 7 papas que eram casados antes de receberem as ordens sagradas, sendo eles:

  • São Pedro: Conhecido como fundador da Igreja, sua sogra é mencionada na Bíblia, tinha filhos e sua esposa sofreu martírio.
  • Papa Sirício: Foi papa por volta do ano de 385, antes disso era casado e tinha filhos, mas os deixou para assumir tal cargo.
  • Papa Félix III: Era viúvo e tinha dois filhos.
  • Papa Hormisda: Era viúvo e pai do Papa Silvério.
  • Papa Silvério: Há um debate se ele foi casado ou não.
  • Papa Agatão: Foi casado por 20 anos, e possuía uma filha. Recebeu um chamado de Deus, deixando a esposa, que entrou para um convento.

O Papa Pio II, Papa Inocêncio VIII, Papa Clemente VII e Papa Gregório, Papa Júlio II, Papa Paulo III e Papa Pio IV não foram casados, porém, há relatos que todos tinham pelo menos um filho ilegítimo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.